Pesquisar este blog

1 de julho de 2014

NORMOSE – A GRANDE PRAGA DE NOSSO TEMPO

Este artigo tem como único objetivo, o de levá-los a reflexão! Reflexão sobre uma “doença” que atinge um grande percentual da humanidade, e o pior é que passa despercebida aos nossos olhos. Um mal que é tido como uma praga do nosso tempo chamada de NORMOSE.

Vocês sabem o que é NORMOSE? É uma terminologia apresentada pelo Dr. Roberto Crema, psicólogo e antropólogo do colégio internacional dos terapeutas – CIT. Trata-se de uma condição de inércia que domina a vítima de tal forma que a mesma, quando num estado avançado, já não consegue mais se mobilizar.

Os sintomas nem sempre são fáceis de perceber. Para identificar se existe o “vírus” latente é necessário um auto-diagnóstico, observando-se os seguintes aspectos:

Ø   Geralmente, os NORMÓTICOS são pessoas passivas e acomodadas diante da própria vida. Optam apenas por reagir aos fatos produzindo respostas irrelevantes e previsíveis, conformadas ao óbvio e ao que propõe uma massa impensante que habita parte significativa do planeta.
Ø      Os NORMÓTICOS em geral encontram argumentos previsíveis para justificar o porque não fizeram alguma coisa ou porque desistiram de um desafio.
Ø    Há um grau crescente de robotização no NORMÓTICO. Ele vive sob efeito da automimese, que nada mais é do que a auto-imitação. O indivíduo que imita a si mesmo tende a se fechar num ciclo vicioso. Sempre as mesmas convicções, as mesmas soluções ou os mesmos discursos. Faz as coisas de forma repetitiva, utilizando baixo potencial criativo. Não surpreende e abre mão do direito de criar e de ser diferente.
Ø  Outra característica decisiva que identifica um NORMÓTICO: Ele não aprendeu a perguntar. Não questiona o que lhe chega aos ouvidos. E também não questiona suas próprias atitudes. O senso crítico e auto-crítico é sofrível. Sua curiosidade intelectual é rasa, o que o impede de se aprofundar nas questões com que se depara na vida.

Apenas por estas características preliminares podemos inferir que o NORMÓTICO tende a ser um sujeito mediano, nada arrojado e sem ambições de natureza evolutiva.

Afinal como age um NORMÓTICO? É uma pessoa que não escuta, que está pensando só em si, que não se dá conta que tudo está ligado com tudo; que para diante de um semáforo e vê aquele bando de crianças perdidas e acha que isto não tem nada a ver com ele.

Adolescentes de classe média matam um índio queimado e no Dia do Índio comemoram o triste aniversário do mártir Galdino. Estes filhos de nossa sociedade não eram bandidos nem psicopatas, são nossos filhos; e o NORMÓTICO acha que isto não tem nada a ver consigo; ele lê no jornal e se estiver tudo bem no seu “canteirinho” vai para sua vidinha de sempre.

Somos uma espécie vivendo uma crise de quase extinção, quem diz isso são os cientistas que estão fazendo pesquisa de ponta, mas o NORMÓTICO não está nem aí quando se fala de problema atmosférico, buraco de ozônio ou El Niño. Ele acha que tudo isto não tem nada a ver com ele.

Temos que observar e tomar muito cuidado, pois o NORMÓTICO pode chegar a ser um prefeito, um ministro, um governador ou até presidente da república!

A NORMOSE é a patologia da normalidade e, como dizia Jung, "só aspira à normalidade o medíocre", porque nós não estamos aqui para a normalidade, nós estamos aqui para realizar, nós estamos aqui para fazer diferença, nós estamos aqui para liderar.

E por falar em liderança, perguntemos: Quais são os líderes desse momento? Por que as ideologias naufragaram? O que é ser um líder? Compreendo que um líder é, sobretudo, uma pessoa que aprendeu a liderar a si mesma? Você lidera seus pensamentos, seus sentimentos, suas atitudes?

Nos últimos séculos houve grande desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Porém, não houve o correlato desenvolvimento das dimensões psíquica, emocional, valorativa, ética e o despertar espiritual do homem.

Ao abrirmos os jornais e ler notícias do tipo: “Segundo cientistas a temperatura da terra continua subindo” ou “Político está envolvido em corrupção e desvio de verbas públicas” ou ainda “Adolescente mata os pais por motivo fútil”, continuaremos achando que é tudo normal?

Existe alguma forma de eliminar o vírus da NORMOSE? A resposta é sim! Comece despertando a curiosidade sadia diante do novo e do desconhecido. Seja otimista, enfrente as situações desconhecidas de forma auto-motivada, não espere que os outros o motivem. Questione mais! Aprenda a fazer perguntas, principalmente, a si mesmo.  

Gostaria de terminar esta reflexão com a seguinte frase: “Confio que o Ser Humano será a maior descoberta do século XXI. Caso contrário, haverá século XXI para o ser humano? Dr. Roberto Crema

Por Geraldo Cesar Meneghello

Bibliografia:


Normose – A patologia da normalidade, em co-autoria com Leloup e Weil. Campinas: Verus, 2003


CREMA, Roberto. Novo milênio, nova consciência. In: simpósio nacional sobre consciência, 1., 2006, Salvador.