21 de fevereiro de 2017

DEZ DICAS DE QUALIDADE ESTRATÉGICA

A gestão da qualidade, vista como Função Estratégica, deve manter e melhorar as práticas necessárias para aumentar a percepção dos clientes.

Seguem, abaixo, algumas dicas:

1)  Dentre as dimensões da Qualidade do produto/serviço, descubra o quê é crítico para o cliente e compare-se com seus concorrentes mais fortes. Determine em quais dimensões a organização será mais competitiva. Você pode utilizar técnicas como o QFD (Quality Function Deployment), Focus Group e/ou pesquisa de mercado.

2) Desdobre estas dimensões em características da qualidade, que podem ser medidas e monitoradas nos processos da empresa.

3)    Desenvolva processos estaticamente capazes. Os processos internos da empresa e os processos dos fornecedores são realmente capazes de cumprir o quê a equipe de projetos/desenvolvimento determinou? Promova o pensamento estatístico, que resumidamente nos diz: 1) Todo o trabalho é realizado através de processos; 2) Em todo processo ocorre variação; 3) Entender esta variação, medi-la, analisá-la e reluzi-la é a chave para o sucesso.

4) Capacite e desenvolva as pessoas. Comprometa a liderança. Promova a liderança pelo exemplo. As pessoas se comprometem muito mais com o que o líder faz do que aquilo que ele fala. Defina as competências necessárias dentro da empresa. Busque alternativas para sanar os “gaps” de competência. Incentive o trabalho em equipe. É comprovadamente conhecido que problemas são mais rapidamente solucionados em grupo.

5)    Busque uma comunicação assertiva. Procure transformar o conhecimento implícito das pessoas em conhecimento explícito. É necessário muito mais que informação, é necessário que todos entendam!

6)   Promova relacionamento de longo prazo com seus fornecedores estratégicos, com uma política de parceria. Podemos ainda ensinar nosso fornecedores e/ou ou aprender com eles, promovendo a troca de experiências.

7) Estabeleça indicadores estratégicos, táticos e operacionais. É necessário desdobrar os indicadores estratégicos, a longo prazo, em indicadores táticos, de médio prazo, e operacionais, a curto prazo. Esforce na utilização de indicadores simples, para que todos aqueles que estejam envolvidos no processo, entendam o indicador. É muito importante esta hierarquia de indicadores para evitar o esforço vetorial, com desperdício dos recursos da organização.

8)    Quando aparecer um problema, atue na causa raiz. Toda empresa tem problemas. Descaracterize-o como uma coisa ruim. Entenda o problema como uma oportunidade de melhoria. Pense que antes de você encontrá-lo, ele já estava ali. Se você não o tivesse encontrado e resolvido, ele permaneceria causando estragos para a saúde da empresa. O que é mais desgastante não é o problema, mas sim sua repetição.

9)    Faça benchmarking. Busque a comparação. Compare-se com seus concorrentes e, se possível, com o melhor do mundo. Utilize este aprendizado para promover o desenvolvimento dos processos e das pessoas.

10) Promova a melhoria contínua e a cultura do aprendizado/inovação. Não há nada tão bom que não possa ser melhorado. O projeto falhou? O lançamento foi um fracasso? Aproveite as lições aprendidas para que a empresa não cometa os mesmos erros...

Por Flávio José dos Santos – flavio@jetaconsultoria.com.br
JETA CONSULTORIA & TREINAMENTO EM GESTÃO EMPRESARIAL