9 de maio de 2020

CURRÍCULO FÁCIL

A elaboração de um currículo é um momento significativo e decisivo do processo de seleção. É ele que vai atrair a atenção do recrutador. Aqui você deve evidenciar, conhecimentos, habilidades e experiências que você possui e que a vaga exige.

Para cada vaga de trabalho anunciada, são centenas de currículos que chegam até a empresa. Clareza e objetividade nas informações são fatores diferenciais e decisivos para que seu currículo seja um dos escolhidos para permanecer no processo.

O currículo deve apresentar:
•      Informações pessoais e contato;
•      Formação educacional;
•      Vivências profissionais;
•      Demais requisitos que a vaga em questão exigir.

E para que essas informações chamem a atenção dos recrutadores é importante serem cumpridas algumas orientações:

Fonte: escolha um formato de letra fácil de ler e que seja comum de encontrar na maioria dos computadores, como, Arial e Times New Roman. Assim, caso você envie seu currículo por e-mail e em Word, no momento que ele for aberto pelo recrutador, não corre o risco de ficar com as informações desconfiguradas. Você pode optar pelo envio em PDF.

Foto: coloque foto somente se o anúncio pedir. Lembre-se de utilizar fotos profissionais e jamais faça recortes das redes sociais. Pode até parecer piada, mas é grande o número de pessoas que coloca fotos inadequadas em seus currículos. Isso pode prejudicá-lo no processo de triagem.

Requisitos: organize seu currículo de acordo com a vaga a qual você está se candidatando. Num anúncio de trabalho, estarão destacados os “requisitos básicos” ou “requisitos de acesso”. Dessa maneira, se você possuir os requisitos elencados, deverá deixá-los de uma forma que sejam facilmente identificados pelo recrutador.

Destaques: utilize de maneira balanceada textos destacados em caixa alta, negrito ou itálico, bem como citações em formato de tópicos. Quando usamos muito esses recursos, o currículo fica carregado e cansativo de se ler, fazendo com que o recrutador tenha dificuldade de identificar quais são as informações importantes, pois tudo está destacado.

Sequência: organize as experiências em seu currículo de maneira cronológica, de preferência, da mais recente para a mais antiga. Informações como: nome da empresa, mês e ano que você atuou e quais foram as suas responsabilidades nesse período são detalhes importantes e que poderão te diferenciar em relação aos outros candidatos no momento de triagem dos currículos.
Informações de cursos ou experiências muito antigas devem constar em seu currículo somente se forem relevantes para a vaga em questão. Se não forem contribuir, retire-as.

Esses detalhes podem parecer banais num primeiro momento. Mas lembre-se, um recrutador tem acesso a centenas de currículos em um único dia, a facilidade para que ele identifique as informações com rapidez é o primeiro fator para te diferenciar dos demais candidatos.

Dessa maneira, é mais fácil você ser convidado a participar de uma entrevista. 
A nossa vida profissional, assim como a pessoal, é dinâmica. Todos os dias aprendemos coisas novas, nos reinventamos e é importante que o seu currículo reflita, exatamente, isso. Dinamismo, abertura para o novo, mudanças, cuidado com si mesmo. 

Por Ana Cláudia Coutinho - Genesis Grou

6 de abril de 2020

INCERTEZAS COM A COVID19 – O QUE FAZER?


A circunstância de pandemia pela qual passa o Brasil e o mundo está alterando todas as formas de relacionamento, sejam elas profissionais ou pessoais. O que todos perguntam neste momento é o que deve ser feito para fazer o enfrentamento desta crise sem precedentes? Qual o modelo de gestão deve ser adotado? Quanto tempo vai perdurar esta crise? Quais serão os impactos atuais e futuros dos negócios?

A verdade é que ninguém desta geração tem experiência para dar respostas exatas a estas questões, o fato é que todos estão aprendendo na prática a lidar com esta situação, nem o melhor e mais renomado executivo do planeta vivenciou algo parecido com isso, uma vez que a última pandemia aconteceu no século passado, e foi a gripe espanhola em 1918. Tudo que se tem até agora são prognósticos baseados em predição.

Apenas modelos qualitativos podem e devem ser utilizados desde que ponderadas todas as variáveis possíveis do negócio. O que pode ser considerado certo é que toda crise passa e, como dizem os grandes pensadores da administração, atrás de toda ameaça existem oportunidades e saber captura-las é o grande desafio para as Empresas.

Uma dica importante de enfrentamento é para que todas as Empresas criem um comitê de crise e convoquem para estas reuniões os executivos mais experientes da organização para discutir ideias e ações para mitigar seus efeitos, lembrem-se que não existe certo ou errado e todas as opiniões devem ser consideradas, respeitadas e discutidas. O pior que se pode fazer neste momento é não agir, é não tomar nenhuma decisão e deixar as coisas simplesmente acontecerem.

Outro ponto importante e esperado dos gestores é demonstrar empatia com a Equipe entendendo e respeitando a situação de cada um, pois o pior que um líder pode fazer é pré-julgar seus colaboradores, a resiliência diante das adversidades e a serenidade para manter o controle pessoal e emocional são virtudes esperadas dos gestores neste momento.

A comunicação clara e exata sobre os fatos também é outro fator muito importante a ser considerado, pois através dela é possível quebrar expectativas e evitar boatos destrutivos advindos da informalidade e das mensagens recebidas em redes sociais sem procedência, as famosas fake news.

O planejamento bem elaborado sempre foi um diferencial competitivo para as Empresas de sucesso, em situações de crise ele é essencial para a própria sobrevivência das instituições, em toda sua abrangência. A frequência de revisão do planejamento deve ser mais curta, ou seja, em um período menor de tempo, quinzenal ou até mesmo semanal.

Diante da evolução do quadro da Covid19, as tomadas de decisão deverão ocorrer de uma forma mais rápida, pois a agilidade em situações de crise é fundamental e quanto maior a espera maior será o prejuízo.

Outro ponto comportamental a ser considerado, é manter a calma e a racionalidade, emoções em demasia nestas horas podem ser prejudiciais e levar a decisões equivocadas que podem colocar em risco a perenidade dos negócios.

Por GERALDO CESAR MENEGHELLO