18 de agosto de 2011

O MODAL RODOVIÁRIO

O modo rodoviário é o mais expressivo transporte de cargas no Brasil, e atinge praticamente todos os pontos do território nacional. Os veículos rodoviários mais utilizados pelas empresas são: caminhões (pequenos, médios e grandes), carretas, bi trens e treminhões.

Com a implantação da indústria automobilística na década de 50, e com a pavimentação das principais rodovias, o modo rodoviário se expandiu de tal forma que hoje domina amplamente o transporte de mercadorias no país.

Apesar da limitação quanto ao espaço de carga individual, sendo o menor de todos os modais, apresenta um grande espaço na totalidade dos veículos e, principalmente, na sua capacidade de agilidade e simplicidade, o que o transforma num modal de transporte bastante respeitado. Embora seja um modal de grande importância, principalmente em nosso país, apresenta a tendência irreversível de redução de sua importância percentual, através da divisão de cargas com os demais modais.

A sua importância futura será dada mais em termos de qualidade do transporte, fazendo parte da cadeia logística como o mais importante elo de transporte, já que é o único modal que pode unir os demais, bem como os pontos de origem e entrega da carga. Este tipo de modalidade de transporte é utilizado para cargas pequenas e médias, para curtas e médias distâncias, como coleta e entrega ponto a ponto. O transporte rodoviário oferece uma ampla cobertura, podendo ser caracterizado como flexível e versátil, sendo mais compatível com as necessidades de serviço ao cliente do que outros modos de transporte.

Pesquisa rodoviária realizada em 2009 pela confederação nacional dos transportes (CNT), apresentou a seguinte situação:
Ø      Até 2008, 69% das estradas pavimentadas no Brasil eram classificadas como ruins, péssimas ou regulares;
Ø      Apenas 12% das estradas brasileiras têm pavimentação.
Ø      A má qualidade das estradas provoca aumento médio de 28% no custo do transporte rodoviário de carga.

Situação do sistema de transporte rodoviário: No Brasil, cerca de 40.000 pessoas morrem no trânsito anualmente. A má condição das estradas e ruas é responsável por boa parte das vítimas. O custo das péssimas condições das estradas brasileiras é repassado ao preço final das mercadorias transportadas, devido a precariedade das rodovias que reduz a vida útil das peças dos caminhões, aumentando o tempo de viagem e encarecendo o frete.

Concessões Rodoviárias: as mudanças na oferta de infra-estrutura rodoviária tiveram como motivação imediata a recuperação das condições da malha do setor e a busca do autofinanciamento das principais rodovias do país. A principal forma de ação do Governo Federal tem sido a concessão de rodovias existentes da União a empresas privadas, que se comprometem a fazer a restauração, a manutenção e a expansão dessas rodovias em troca de pedágio.

Concessionária do transporte é a empresa que tem permissão para cobrar pedágio e as receitas auferidas por meio da cobrança, sejam aplicadas na própria rodovia pedagiada ou em trechos que lhe dão acesso.

Bibliografia
Ø      Logística de Transporte Internacional – Ed. Aduaneiras - Autor: Samir Keedi, 2001;
Ø      Logística Aplicada Suprimento e Distribuição Física – Ed. Pioneira – Autor: Antônio Galvão N. Novaes 1994.
Ø      CNT - Confederação Nacional dos Transportes

Prof. Geraldo Cesar Meneghello

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