14 de setembro de 2011

MODAL AEROVIÁRIO

Aeronave de Carga
Surgido no início do século vinte, a partir de experiências iniciadas no final do século anterior. Sua importância para o transporte de carga começou a dar-se após algumas dezenas de anos de sua criação, muito depois de sua estratégica utilização bélica.

A maior vantagem em utilizar este modo de transporte é a rapidez e a desvantagem é o alto custo do frete.  A capacidade de carga dependerá do tipo de configuração da aeronave.

Por se tratar de um transporte seguro apresenta baixo nível de acidentes. Este tipo de transporte de carga se apresenta no cenário logístico como uma grande opção futura ao transporte marítimo.

Aeroportos
Aeroporto de Congonhas
Grande parte dos problemas relacionados a este modo de transporte vem de sua infra-estrutura. Nos aeroportos, existem vários gargalos logísticos, como por exemplo: áreas de armazenagem, câmaras refrigeradas para produtos especiais e mão de obra insuficiente, isso na maioria dos aeroportos brasileiros. Observem alguns dados:

Ø      Os aeroportos de Campinas e Guarulhos movimentam 75% de toda a carga aérea de mercadorias do país;
Ø      O país tem 742 aeroportos públicos. Os que operam regularmente são 149, sendo que 20 aeroportos concentram 90% do trafego total;
Ø      Projeções da fabricante de aviões Boeing mostram que até 2029 serão necessárias 500 novas aeronaves comerciais no Brasil.
Ø      O número de passageiros no mundo crescerá anualmente 4,2%, o tráfego aéreo 5,3% e a frota de aeronaves 3,3%;
Ø      Para a Airbus, o Brasil é considerado o 10º país na aquisição de aeronaves acima de 100 assentos;
Ø     No primeiro semestre de 2010 o crescimento real no transporte aéreo foi de 23% em comparação com 2009.

Algumas sugestões para melhorar a situação dos aeroportos

Ø      Abrir concessões para a iniciativa privada;
Ø      Abrir licitação para a construção de novos aeroportos;
Ø      Modernização dos aeroportos para atender o crescimento da demanda;
Ø      Proibir indicações políticas para cargos na Infraero;
Ø      Melhorar o treinamento e reciclar os profissionais envolvidos no controle de vôo;
Ø      Acelerar as obras que foram previstas no PAC.

Prof. Geraldo Cesar Meneghello

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