7 de fevereiro de 2012

O QUE MUDA NA OPERAÇÃO DOS AEROPORTOS APÓS O LEILÃO DE CONCESSÃO

A estatal Infraero é responsável pela operação dos aeroportos no Brasil
Agora, nos aeroportos concedidos, a Infraero será sócia dos concessionários privados, com participação de 49%.

A partir do contrato, haverá um período de transição de seis meses no qual a concessionária administrará o aeroporto em conjunto com a Infraero. Após esse período, que pode ser prorrogado por mais seis meses, o novo controlador assume o controle das operações do aeroporto.

A Infraero continuará operando 63 aeroportos no País, responsáveis pela movimentação de cerca de 67% do total de passageiros.

A ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil contínua sendo o orgão de fiscalização das operações dos aeroportos.

INVESTIMENTOS

As empresas que venceram nesta segunda-feira o leilão de concessão dos aeroportos de Cumbica (Guarulhos), Viracopos (Campinas) e Juscelino Kubitschek (Brasília) terão de investir cerca de R$ 2,9 bilhões em obras para serem entregues até a Copa do Mundo de 2014. Caso o prazo não seja cumprido, as empresas estão sujeitas a uma multa de R$ 150 milhões, mais R$ 1,5 milhão por dia de atraso.

Aeroporto de Guarulhos: estão previstas obras de R$ 1,38 bilhão, que inclui o terceiro terminal de passageiros, com capacidade de atender 7 milhões de usuários por ano. Também fazem parte do contrato a ampliação das pistas, pátios, estacionamentos e vias de acesso, entre outras.

Aeroporto de Brasília: estão previstos investimentos de R$ 626,53 milhões para as obras da Copa do Mundo. O aporte inclui um novo terminal, para no mínimo 2 milhões de passageiros por ano.

Aeroporto de Campinas: apesar de a cidade não ser diretamente sede da Copa do Mundo, serão investidos R$ 873,05 milhões. A prioridade será um novo terminal, que atenda minimamente 5,5 milhões de passageiros por ano.

Fonte: Adaptado de notícia veiculada no portal do terra.

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