17 de abril de 2012

MIDIAS SOCIAIS SÃO OPORTUNIDADES PARA EMPREENDER


Redes Sociais

Mídias sociais são ferramentas tecnológicas de comunicação online para criação e troca de conteúdo de forma descentralizada entre as mais diversas redes sociais ou pessoas. Orkut, YouTube, Facebook, Twitter, Flickr, Foursquare, Last.fm, Linkedin e Wikis são exemplos de plataformas de relacionamento.

Aconteceu recentemente em São Paulo e em mais oito cidades do planeta, o Social Media Week, fórum de debates sobre as tendências desse universo. Entre elas, a crescente substituição dos computadores fixos pelos celulares e outros aparelhos móveis no acesso à internet.

Independente do vai e vem das plataformas, as mídias sociais produziram uma integração na comunicação, substituindo o monólogo pelo diálogo.

O empreendedor de pequenos negócios deve estar atento a essa transformação. O acompanhamento das mudanças nos hábitos dos consumidores é um item fundamental na competitividade empresarial, além da gestão básica.

Imagem - Ninguém controla a imagem pública; no máximo, tenta-se administrá-la. Portanto, ao vivenciar o mundo das mídias sociais prepare-se para aprender com os erros. É comum mídias sociais como o Twitter transformarem-se em SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Ainda assim, são indicadores do relacionamento e dos benefícios que você entrega ao seu cliente nas relações comerciais. E podem gerar oportunidades.

No último festival de Cannes, o grande caso vencedor foi o da loja Best Buy, que sempre se pautou por um atendimento personalizado e por vendedores com entendimento pleno dos produtos de tecnologia comercializados. Antes que os clientes deixassem de visitar a loja física e passassem a realizar compras pela internet, a Best Buy antecipou-se. Criou uma conta no Twitter (@twelpforce) e equipou todos os vendedores com smartphones para interação com os clientes e  para vender, presencial ou virtualmente.

Supere o desconforto inicial e aproxime-se das mídias sociais. Crie uma conta pessoal antes da corporativa para ganhar familiaridade. Além de cursos e palestras do Sebrae e da ajuda especializada, fabricantes de software e de hardware mantém páginas com cursos e ferramentas gratuitos que podem facilitar a caminhada nessa trilha de aprendizado e relacionamento.

O cliente já não absorve mais a propaganda como antigamente.  As mídias sociais são similares ao boca a boca e você e sua empresa não podem ficar fora dessa discussão potencializada pela internet.

Por Ali Hassan
Sebrae-SP – Núcleo Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário