6 de maio de 2012

NOVOS TEMPOS - TECNOLOGIAS INTERATIVAS E REDES SOCIAIS INCREMENTAM A RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM NO UNIVEM


JORNAL UNIVEM - PUBLICADO EM
 MAIO 2012

Foi publicado na edição de maio de 2012 do jornal da Fundação – Centro Universitário Eurípedes de Marília, reportagem sobre a utilização de novas tecnologias interativas e redes sociais para incrementar a relação ensino-aprendizagem. O blog “GCMENEGHELLO LOGÍSTICA” aparece em destaque, pois desperta nos alunos o interesse pela pesquisa e para produção de artigos acadêmicos. A matéria pode ser vista na integra no endereço abaixo:
http://www.fundanet.br/jornal/materia.asp?mat=12



BLOG CONCORRIDO

O professor Geraldo Cesar Meneghello, dos cursos de Administração e Engenharia de Produção, criou um blog que vem se transformando numa ferramenta acadêmica importante. “Procuro disponibilizar assuntos relacionados à logística, de interesse de estudantes e profissionais da área”, relata.

Bastante acessado no Brasil e em países como Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Holanda, Rússia e outros, o blog contabilizou oito mil acessos neste mês. Um dos links mais visitados é um artigo escrito por estudantes do quarto ano de Engenharia de Produção em 2011, intitulado “Programa Mestre de Produção – MPS”, de autoria de Anderson Abatti Leal, César Henrique Meneghello, Thales Botelho de Sousa e Thiago Geraldo Hidalgo Fernandes.

As amigas Fernanda Maria Almeida Veloso e Cíntia Sanae Matsuo, do quinto ano de Engenharia de Produção, contam que passaram a se interessar mais pela logística a partir do contato com o blog do professor Geraldo. “Penso até em atuar na área”, adianta Fernanda. Cíntia, embora mais atraída pela área da qualidade, elogia a atualidade dos temas abordados pelo docente. “Um bom profissional deve estar atualizado sobre tudo o que é relevante na profissão escolhida”, ressalta.

OS NATIVOS DIGITAIS E OS DESAFIOS QUE CHEGAM COM A TECNOLOGIA

A Profª. Drª. Raquel Cristina Ferraroni Sanches, pró-reitora de Graduação do Univem, compara as novas gerações com as anteriores. Enquanto os mais jovens são os “nativos digitais”, que já nascem num mundo em que o computador é peça chave, os mais antigos são os “imigrantes digitais”, que pegam o bonde da tecnologia andando.

 “Temos que reconhecer essa realidade em nossos alunos e extrair da relação que eles têm com a tecnologia o melhor possível, para tornar nossas aulas inesquecíveis”, assinala.

Para a Profª. Ms. Paula Renata Bertho, o grande desafio no uso das tecnologias interativas na educação é não cair na vala comum da superficialidade, mas sim transformá-las em alavanca para o aprofundamento das questões relevantes em cada área. “Em vez de diminuir as distâncias entre as pessoas, a Internet pode aumentá-las, na medida em que estimula o individualismo e a impessoalidade”, alerta. 

 “A informação está ao alcance de todos, mas cabe a nós, educadores, estimular os alunos a transformá-la em conhecimento”, finaliza.
  
Prof. Geraldo Cesar Meneghello


Nenhum comentário:

Postar um comentário