13 de junho de 2012

O PORTO MIGUEL DE OLIVEIRA DA FORD EXEMPLO DE EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DE LOGÍSTICA


Porto Miguel de Oliveira - Pátio de 119 mil m2

Com o primeiro embarque de 1.750 veículos para o México, a Ford Brasil inaugurou, em 31 de outubro de 2005, o Terminal Portuário Privativo Miguel de Oliveira, no Canal de Cotegipe, ligação entre a Baía de Todos os Santos e a Baía de Aratu, no município de Candeias, Bahia.

O terminal teve um papel importante na logística de escoamento da produção do Complexo Industrial Ford Nordeste, localizado em Camaçari, a 35km, servindo também para importação de veículos da Ford para todo o mercado brasileiro.  Único porto privativo da Ford no mundo confere dinâmica, rapidez, eficiência e qualidade em suas operações, o terminal tem um papel importante na logística da Ford Brasil.

A distância entre a fábrica e o porto facilita a logística do transporte rodoviário e o fato do porto ser unicamente para uso da montadora, viabiliza a operação logística, pois os carros não precisam enfrentar fila para embarque e desembarque, como ocorre em outros portos. Outro facilitador é a agilidade na documentação, o tramite demora só o tempo do despacho, cerca de quatro horas. Fora de Camaçari, o mesmo processo demora até dois dias. 

O terminal portuário possui sistema de rádio-frequência
que permite localizar veículos em segundos.
Construído dentro das novas exigências de segurança internacional, o porto conta com câmeras de TV fixas e móveis, circuito interno de TV, guaritas de vigilância e controle rigoroso dos acessos de visitantes nas áreas alfandegadas. Essas especificações fazem parte dos equipamentos de segurança adotados para atender às exigências do Código Internacional para Proteção de Navios (ISPS Code). O terminal opera também com um sistema de rádio-frequência para localizar qualquer veículo em segundos. 

O porto possui um pátio de 119 mil m2 e capacidade para receber navios de até 200 metros de comprimento. O atracadouro tem 195 metros de comprimento e calado de 12 a 14 metros. A largura do canal é de 26 metros. As operações de embarque e desembarque de veículos são feitas através de 10 baias dotadas de rampas, com a operação simultânea de até dez caminhões-cegonha. 

O Terminal Portuário Miguel de Oliveira também se destaca pelo seu sistema de gestão ambiental. O terminal contratou uma cooperativa de Camaçari para a coleta do material reciclável gerado no local, além de incorporar as escolas das comunidades de Caboto e Madeira, vizinhas ao terminal, ao programa de reciclagem e educação ambiental. As comunidades também são contempladas com palestras sobre alimentação, agroecologia e artesanato. Dentre outras iniciativas, há ainda o programa de monitoramento da biota aquática, com coleta de amostras para acompanhar a qualidade da água e o comportamento da fauna local, protegendo a área do descarte de água de lastro.

Fonte: Plantão News

Prof. Geraldo Cesar Meneghello

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