17 de março de 2013

LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS


A logística vem superando barreiras no cenário mundial. O que antes era visto como uma área sem expressão é hoje considerado elemento de fundamental importância para a sobrevivência das empresas.

Um fenômeno semelhante vem acontecendo com a capacitação nas empresas. Não obstante o fato das mesmas terem o conhecimento do valor de se capacitar, muito ainda há de ser feito para otimizar o desenvolvimento técnico de seus funcionários.

Devido ao avanço dos processos tecnológicos e à aceleração do fluxo de informação, a necessidade de atualizar-se é cada vez maior, uma vez que, como se podem perceber novas descobertas ocorrem em um menor espaço de tempo. Tais eventos implicam na ramificação da teoria, ou seja, em uma maior especificidade do conhecimento.

O conhecimento em logística pode ajudar e muito na melhoria de processos operacionais e estratégicos das empresas. Em parte, a grande ajuda que a logística recebe provém da tecnologia, que nas últimas décadas teve seu auge, passando a crescer exponencialmente. Na logística ela atua na integração da cadeia, nos controles e na automação das atividades, e quanto mais avança, mais mudanças acontecem, surgindo assim uma maior necessidade de capacitação.

Quem não quer melhorar a satisfação do cliente ou parceiro e ganhar benefícios com seu negócio melhor estruturado? Capacitar-se em logística implica em utilizar melhor os recursos de infra-estrutura, no qual as empresas se sustentam. Significa melhorar o desempenho global dentro da cadeia, pensando não só em aprimorar o fluxo de bens e de informação, bem como na redução do capital de giro ou mesmo no retorno sobre o ativo.

O aumento da demanda dos clientes em razão de níveis de serviços cada vez mais elevados leva as organizações a necessitarem efetuar suas operações com mais eficiência e eficácia. O nível de serviço logístico é o fator-chave do conjunto de valores logísticos que as empresas oferecem a seus clientes para assegurar sua fidelidade.

Por outro caminho, estratégias de redução de custos logísticos, sejam eles tributários, custos de estoque ou custos de transporte, são “um bom chamariz” para os grandes empresários, já que reduzindo custos torna-os mais competitivos, podendo aumentar a margem de lucro, bem como o retorno sobre o capital do acionista.

O profissional de logística, com a integração dos processos ao longo da cadeia de suprimento, passou a enxergá-la em toda sua plenitude, de forma estratégica, buscando os melhores resultados possível em termos de redução de custos, de diminuição de desperdícios e de agregação de valor para o consumidor final.

O crescimento da população mundial, o comprometimento com a melhoria do padrão de vida e o aumento constante das exigências por parte do consumidor tendem a ser os maiores direcionadores de uma demanda mundial por serviços logísticos. A capacidade de administrar informações será, assim, a chave para ajudar as empresas a desenvolver soluções complexas e econômicas para prover novos serviços aos clientes.

Como a tecnologia avança a uma taxa acelerada, será grande e importante o impacto do desenvolvimento nos processos logísticos. Assim, a velocidade nas tomadas de decisão será cada vez mais realçada, uma vez que a informação é desenvolvida, processada, formatada, e movida a taxas cada vez maiores e a custos menores.

Neste cenário, a competência em logística será cada vez mais valorizada como um recurso estratégico. A concorrência acirrada irá forçar as empresas a procurar novos caminhos para se manterem competitivas. As empresas cada vez mais irão perceber que a diferenciação por longo tempo através dos produtos e serviços nem sempre será possível, porque na maioria das situações este esforço será rapidamente copiado pelos concorrentes.

Contudo, nos casos em que um produto se torna uma commodities o fator decisório entre as alternativas de fornecedores poderá ser o nível de suporte logístico, uma vez que um número crescente de empresas tem percebido o potencial de ganhar vantagem competitiva através de um serviço logístico superior. Assim sendo, a competência em logística será cada vez mais requerida, sendo o seu aprofundamento através de capacitação adequada, a melhor forma de se alcançar com sucesso os novos mercados e de atender as exigências cada vez maiores dos clientes.

Por Jailton Nascimento - Administradores.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário