22 de julho de 2015

O EXÉRCITO DE NAPOLEÃO E SEU EXEMPLO PARA AS EMPRESAS MODERNAS

O sucesso ou o fracasso de um exército pode ser creditado ao seu general que é o responsável por compor seu quadro de oficiais como também pelas estratégias de guerra. No mundo corporativo, a exemplo do que ocorre nos quartéis, o capital humano é o principal recurso para se atingir os objetivos esperados pela empresa e que a leva a conquistar espaço em um mercado cada vez mais competitivo.

O texto a seguir, escrito pelo Prof. Marins, retrata de uma forma simples e direta os perfis dos profissionais encontrados nas empresas. Saber identificá-los e colocá-los em seus devidos lugares é o grande desafio para os gestores que querem formar equipes robustas de trabalho.

Leiam e reflitam sobre o texto, lembrando que qualquer semelhança é mera coincidência.
Boa leitura!

Prof. Geraldo C. Meneghello


Dizem que Napoleão Bonaparte classificava seus soldados em quatro tipos:

1. Os inteligentes com iniciativa;
2. Os inteligentes sem iniciativa;
3. Os ignorantes sem iniciativa;
4. Os ignorantes com iniciativa.

Aos inteligentes com iniciativa, Napoleão dava as funções de comandantes gerais, estrategistas. Os inteligentes sem iniciativa ficavam como oficiais que recebiam ordens superiores e as cumpriam com diligência. Os ignorantes sem iniciativa eram colocados à frente da batalha - buchas de canhão, como dizemos.  Os ignorantes com iniciativa, Napoleão odiava e não queria em seus exércitos.

Essa grande sabedoria de Napoleão serve também para a nossa empresa. Será que também não temos em nosso "exército napoleônico", que é a empresa de hoje, esses três tipos de "soldados"? E não serão todos necessários?

Pense bem. Um exército só de generais estrategistas por certo não vencerá batalha alguma. Alguém tem que estar no front. Obedientes oficiais (diretores, gerentes) sem estratégia também não vencem uma guerra. Soldados (funcionários) dedicados, sem comando, sem chefia, sem direcionamento, também não trazem sucesso à batalha. Portanto, precisamos dos três tipos de soldados para vencer uma batalha, assim como dos três tipos de colaboradores para que possamos vencer os desafios do mercado competitivo em que vivemos.

Mas, assim como Napoleão, devemos nos livrar, o mais rapidamente possível, dos ignorantes com iniciativa. Um ignorante com iniciativa é capaz de fazer besteiras enormes. Um ignorante com iniciativa faz o que não deve, fala o que não deve e até ouve o que não deve. Um ignorante com iniciativa nos faz perder bons clientes, bons fornecedores. São os ignorantes com iniciativa que fazem produtos sem qualidade porque resolvem alterar processos definidos. Um ignorante com iniciativa é, portanto, um grande risco. Não precisamos dele. Nem Napoleão os queria.

E sua empresa? Você identifica em sua empresa os quatro tipos de soldados de Napoleão? E o que faz com cada tipo? Você tem sabido se livrar dos ignorantes com iniciativa?


Autor: Prof. Luiz Marins

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