26 de julho de 2011

A IMPORTÂNCIA DO CONTÊINER PARA O COMÉRCIO INTERNACIONAL DE CARGAS


O contêiner é um equipamento cada vez mais utilizado no transporte internacional de cargas. Ele é, sem dúvida, o responsável pelo extraordinário aumento do volume de mercadorias trocadas hoje entre os países.
O volume de contêineres movimentados ao redor do mundo ao longo do ano 2000 foi de aproximadamente 200 milhões de TEU (Twenty Feet or Equivalent Unit – Unidade de Vinte Pés ou Equivalente).
O contêiner marítimo foi criado em 1956 pela empresa de navegação americana Sealand. Os primeiros contêineres tinham a medida de 35 pés e a primeira viagem, realizada na costa marítima leste dos Estados Unidos, levou 58 contêineres. Em 1957, foi dado o segundo e decisivo passo no rumo da conteinerização, ou seja, o impulso que faltava para eliminar definitivamente a carga embalada embarcada na forma de carga solta, foi lançado o primeiro navio porta-container o Gateway City com capacidade para 226 contêineres.
A partir deste ato, com a criação daquilo que se pode considerar a vedete da unitização e o mais importante equipamento de carga, tanto de transporte quanto de logística, o comércio mundial deu um enorme salto de qualidade, bem como de quantidade e valor, o que jamais poderia ter ocorrido com a permanência da prática do transporte de carga solta. Com isso, a logística de transporte começa a ter a sua própria identidade, alavancada por este equipamento.
Vantagens da utilização do contêiner no transporte de cargas:
Ø      Agilizar o transporte;
Ø      Reduzir custos de manipulação e de embarque;
Ø      Proteger a mercadoria;
Ø      Reduzir o custo com embalagem;
Ø      Apresentar um custo de seguro mais baixo;
Ø      Organizar as áreas de armazenagem e reduzir seus custos;
Ø      Eliminar a necessidade de locais cobertos para sua permanência;
Ø      Aumentar os espaços disponíveis para cargas nos navios.
É de simples conclusão a importância deste equipamento de unitização para o mundo moderno, e que a acentuada globalização pelo qual o planeta passa atualmente é, em grande parte, devido a este maravilhoso equipamento.
Exemplo de dimensionamento para um contêiner de 20 pés.
 Medidas dos contêineres mais utilizados (em mm):
Ø      20 pés: C.5.900 x L.2.352 x A.2.395;
Ø      40 pés: C.12.022 x L.2.352 x A.2.395;
Ø      40 pés HC: C.12.022 x L.2.352 x A.2696.
 Cubagem é a capacidade de armazenagem de um contêiner, exemplo: 20 pés ou  33,2349 m3 (5,9m x 2,352m x 2,395m).
Containeres armazenados no porto de Santos aguardando embarque.

Bibliografia:
Logística de Transporte Internacional – Ed. Aduaneiras - Autor: Samir Keedi  2001;
Logística Aplicada Suprimento e Distribuição Física – Ed. Pioneira – Autor: Antônio Galvão N. Novaes 1994;
Logística Empresarial – Ed. Atlas – Autor: Ronald H. Ballou 1993.

Prof. Geraldo Cesar Meneghello

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