10 de fevereiro de 2014

OS PRINCIPAIS INDICADORES CHAVE DE DESEMPENHO UTILIZADOS PELA LOGÍSTICA

Um Indicador chave de desempenho ou um KPI -  Key Performance Indicator  são ferramentas de gestão para se realizar a medição e o consequente nível de desempenho e sucesso de uma organização ou de um determinado processo, focando no “como” e indicando quão bem os processos dessa empresa estão permitindo que seus objetivos sejam alcançados. Uma frase que é comumente atribuída a Peter Drucker é que "o que não é medido não pode ser gerenciado". Essa é a essência dos indicadores de desempenho: medir o que está sendo executado e gerenciá-lo de forma adequada para o atingimento das metas organizacionais ou departamentais propostas.

A seguir os indicadores chave de desempenho mais utilizados pela logística das empresas para controlar os seus processos e avaliar resultados.

Indicador de Desempenho
Descrição
Cálculo
Melhores Práticas
DESEMPENHO NO ATENDIMENTO DO PEDIDO DO CLIENTE
Pedido Perfeito ou Perfect Order Measurement
Calcula a taxa de pedidos sem erros em cada estágio do pedido do Cliente. Deve considerar cada etapa na "vida" de um pedido.
% Acuracidade no Registro do Pedido x % Acuracidade na Separação x % Entregas no Prazo x % Entregas sem Danos x % Pedidos Faturados Corretamente
Em torno de 70%.
% de Pedidos Completos e no Prazo ou % OTIF - On Time in Full
Corresponde às entregas realizadas dentro do prazo e atendendo as quantidades e especificações do pedido.
Entregas Perfeitas / Total de Entregas Realizadas
Para grupos de Clientes A, o índice varia de 90 % a 95%; no geral atinge valores próximos de 75%.
% de Entregas no Prazo ou On Time Delivery
Desmembramento da OTIF; mede % de entregas realizadas no prazo acordado com o Cliente.
Entregas no prazo / Total de Entregas Realizadas
Variam de 95% a 98 %
Taxa de Atendimento do Pedido ou Order Fill Rate
Desmembramento da OTIF; mede % de pedidos atendidos na quantidade e especificações solicitadas pelo Cliente.
Pedidos integralmente atendidos / Total de Pedidos Expedidos
99,5 %
Tempo de Ciclo do Pedido ou Order Cycle Time
Tempo decorrido entre a realização do pedido por um Cliente e a data de entrega. Alguns consideram como data final a data de disponibilização do pedido na doca de expedição.
Data da Entrega menos a Data da Realização do Pedido
Menos de 24 horas para localidades mais próximas ou até um limite de 350 km.
DESEMPENHO NA GESTÃO DOS ESTOQUES
Dock to Stock Time
Tempo da mercadoria da doca de recebimento até a sua armazenagem física. Outros consideram da doca até a sua armazenagem física e o seu registro nos sistemas de controle de estoques e disponibilização para venda.
Tempo da doca ao estoque ou disponibilização do item para venda
2 horas ou 99,9 % no mesmo dia.
Acuracidade do Inventário ou Inventory Accuracy
Corresponde à diferença entre o estoque físico e a informação contábil de estoques.
Estoque Físico Atual por SKU / Estoque Contábil ou Estoque Reportado no Sistema
No Brasil, 95 %. No Japão atingem 99,95 % e nos EUA entre 99,75 % a 99,95%.
Stock outs
Quantificação das vendas perdidas em função da indisponibilidade do item solicitado.
Receita não Realizada devido à Indisponibilidade do Item em Estoque (R$)
Variável.
% Estoque Indisponível para Venda
Corresponde ao estoque indisponível para venda em função de danos decorrentes da movimentação armazenagem, vencimento da data de validade ou obsolescência.
Estoque Indisponível (R$) / Estoque Total (R$)
Variável.
Utilização da Capacidade de Estocagem ou Storage Utilization
Mede a utilização volumétrica ou do número de posições para estocagem disponíveis em um armazém.
Ocupação Média em m³ ou Posições de Armazenagem Ocupadas / Capacidade Total de Armazenagem em m³ ou Número de Posições
Estar acima de 100 % é um péssimo indicador, pois provavelmente indica que corredores ou outras áreas inadequadas para estocagem estão sendo utilizadas.
Visibilidade dos Estoques ou Inventory Visibility
Mede o tempo para disponibilização dos estoques dos materiais recém recebidos nos sistemas da empresa.
Data / Hora do Registro da Informação de Recebimento do Material nos Sistemas da Empresa - Data / Hora do Recebimento Físico
Máximo de 2 horas.
PRODUTIVIDADE DO ARMAZÉM
Pedidos por Hora ou Orders per Hour
Mede a quantidade de pedidos separados e embalados / acondicionados por hora. Também pode ser medido em linhas ou itens.
Pedidos Separados / Embalados / Total de Horas Trabalhadas no Armazém
Variam conforme o tipo de negócio.
Custo por Pedido ou Cost per Order
Rateio dos custos operacionais do armazém pela quantidade de pedidos expedidos.
Custo Total do Armazém / Total de Pedidos Expedidos
Variam conforme o tipo de negócio.
Custos de Movimentação e Armazenagem como um % das Vendas ou Warehousing Cost as % of Sales
Revela a participação dos custos operacionais de um armazém nas vendas de uma empresa.
Custo Total do Armazém / Venda Total
Variam conforme o tipo de negócio.
Tempo Médio de Carga / Descarga
Mede o tempo de permanência dos veículos de transporte nas docas de recebimento e expedição.
Hora de Saída da Doca - Hora de Entrada na Doca
Variam conforme tipo de veículo, carga e condições operacionais.
Tempo Médio de Permanência do Veículo de Transporte ou Truck Turnaround Time
Além do tempo em doca, mede tempos manobra, trânsito interno, autorização da Portaria, vistorias, etc.
Hora de Saída da Portaria - Hora de Entrada na Portaria
Variam conforme procedimentos da empresa.
Utilização dos Equipamentos de Movimentação
Mede a utilização dos equipamentos de movimentação disponíveis em uma operação de movimentação e armazenagem.
Horas em Operação / Horas Disponíveis para Uso
Em uso intensivo, com operador dedicado, mínimo de 95 %.
DESEMPENHO EM TRANSPORTES
Custos de Transporte como um % das Vendas ou Freight Costs as % of Sales
Mostra a participação dos custos de transportes nas vendas totais da empresa.
Custo Total de Transportes (R$) / Vendas Totais (R$)
Variam conforme o tipo de negócio.
Custo do Frete por Unidade Expedida ou Freight Cost per Unit Shipped
Revela o custo do frete por unidade expedida. Pode também ser calculado por modal de transporte.
Custo Total de Transporte (R$) / Total de Unidades Expedidas
Variam conforme o tipo de negócio.
Coletas no Prazo ou On Time Pickups
Calcula o % de coletas realizadas dentro do prazo acordado.
Coletas no prazo / Total de coletas
Variam de 95 % a 98 %.
Utilização da Capacidade de Carga de Caminhões ou Truckload Capacity Utilized
Avalia a utilização da capacidade de carga dos veículos de transporte utilizados.
Carga Total Expedida / Capacidade Teórica Total dos Veículos Utilizados
Depende de diversas variáveis, mas as melhores práticas estão ao redor de 85 %.
Avarias no Transporte ou Damages
Mede a participação das avarias em transporte no total expedido.
Avarias no Transporte (R$) / Total Expedido (R$)
Variável.
Não Conformidades em Transportes
Mede a participação do custo extra de frete decorrente de re-entregas, devoluções, atrasos, etc por motivos diversos no custo total de transporte.
Custo Adicional de Frete com Não Conformidades (R$) / Custo Total de Transporte (R$)
Variável.





Fonte: TIGERLOG

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