A classificação ABC, como é entendida no âmbito da administração de materiais, é um conceito universal que deve ser aplicado a qualquer sistema de controle de estoque. A aplicação do conceito da curva ABC é importante para que seja possível ter um diagnóstico claro dos produtos armazenados saber, por exemplo: quais os produtos representam o maior valor monetário ou em quantidade. É possível também utilizar a curva ABC para identificar os itens de maior movimentação no armazém. A técnica poderá colaborar com a definição do layout indicando os melhores locais para armazenagem de produtos ou materiais, sendo: os itens de maior movimentação próximo à área de entrega e o de menor movimentação nos locais mais distantes.
A análise do estoque através da curva ABC poderá ser realizada em qualquer intervalo de tempo, porém, o mais usual é de seis meses ou um ano.
A forma de utilização é a seguinte: os itens deverão ser classificados em ordem decrescente de importância, aos itens mais importantes, seguindo a ótica de valor ou da quantidade, denominam-se itens classe “A” os intermediários, itens classe “B” e aos menos importantes, itens classe “C”. Não existe forma totalmente aceita de dizer qual o percentual do total dos itens pertence à classe “A”, “B” ou “C”.
Normalmente o critério utilizado para classificação dos itens em valor monetário é o seguinte: Os Itens da classe “A” representam 70% do valor do estoque, Itens da classe “B” 20% e Itens da classe “C” 10%, podendo variar conforme a necessidade da Empresa. Observa-se na análise que os itens classificados na curva "A", representam a menor quantidade em estoque e os classificados na curva "C" a maior quantidade, ficando os da classe "B" em situação intermediária.
Prof. Geraldo Cesar Meneghello