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12 de agosto de 2011

ESTRATÉGIAS DE SUPRIMENTOS - 1/2

Introdução: A gestão da aquisição – a conhecida função de compras – assume papel verdadeiramente estratégico nos negócios de hoje em face do volume de recursos financeiros envolvidos.

O valor total gasto nas compras de insumos para a produção (produtos ou serviços) varia de 50 a 80% do total de receitas brutas.

Compras/ Suprimentos é um excelente sistema de redução de custos de uma empresa, por meio de negociações de preços, na busca de materiais alternativos e do desenvolvimento de novos fornecedores.


No processo de compras existem as seguintes atividades centrais:
Ø      Assegurar descrição completa das necessidades;
Ø      Selecionar fontes de suprimento;
Ø      Conseguir informações de preço;
Ø      Colocar os pedidos;
Ø      Acompanhar os pedidos;
Ø      Verificar notas fiscais;
Ø      Manter registros e arquivos;
Ø      Manter relacionamento com vendedores.

Seleção dos fornecedores
Ø      Preço;
Ø      Qualidade;
Ø      Continuidade de fornecimento;
Ø      Localização.

Ordem de compra
Especifica as quantidades e possivelmente as instruções de entrega. É o documento primordial para iniciar o fluxo de produtos no canal de fornecimento. O processo de compras e as ordens resultantes estabelecem o volume de produtos a serem movidos e estocados no sistema logístico em dado instante.

A ordem de compra indicará ao fornecedor:
Ø      O produto que deverá ser entregue;
Ø      A quantidade que deverá ser entregue;
Ø      Quando deverá ser entregue e;
Ø      Onde deverá ser entregue.

Portanto a principal responsabilidade de compras é: ter a capacidade de comprar materiais e produtos na qualidade certa, na quantidade exata, no tempo certo, no preço correto e na fonte adequada.

Objetivos de compras
Ø      Permitir continuidade de suprimentos para o perfeito fluxo de produção;
Ø      Coordenar os fluxos com o mínimo de investimentos em estoques e adequado cumprimento dos programas;
Ø      Comprar materiais e produtos aos mais baixos custos, dentro das especificações predeterminadas em qualidade, prazos e preços;
Ø      Evitar desperdícios e obsolescência de materiais por meio de avaliação e percepção do mercado;
Ø      Permitir à empresa uma posição competitiva, mediante negociações justas e credibilidade;
Ø      Manter parceria com os fornecedores para crescer junto com a empresa.

Atividades da área de suprimentos

 Informações básicas
Ø       Controle e registro de fornecedores;
Ø       Controle e registro de compras;
Ø       Controle e registro de preço;
Ø       Controle e registro de especificações;
Ø       Controle e registro de estoques;
Ø       Controle e registro de consumo;
Ø       Controle e registro de catálogos.

Pesquisa de suprimentos
Ø      Estudo de mercado;
Ø      Especificação de materiais;
Ø      Análise de custos;
Ø      Análise financeira;
Ø      Desenvolvimento e qualificação de novos fornecedores;
Ø      Desenvolvimento de novos materiais.

Administração de materiais
Ø       Garantir atendimento das requisições;
Ø       Manutenção de estoques;
Ø       Evitar excesso de estoques;
Ø       Melhorar giro de estoques;
Ø       Garantir transferência de materiais;
Ø       Padronizar embalagens;
Ø       Elaborar relatórios.

Sistema de aquisição
Ø      Negociar contratos;
Ø      Efetivar as compras;
Ø      Analisar cotações;
Ø      Analisar requisições;
Ø      Analisar condições dos contratos;
Ø      Verificar recebimento dos materiais;
Ø      Conferir fatura de compra;
Ø      Contatar vendedores;
Ø      Negociar redução de preços;
Ø      Relacionamento interdepartamental.

 Ações diversas
Ø       Dispor dos materiais obsoletos;
Ø       Projeções de custos;
Ø       Comparações de materiais;
Ø       Manter relações comerciais de confiabilidade.

Bibliografia
Administração de materiais e recursos patrimoniais, ALT, Paulo Renato Campos; MARTINS, Petrônio Garcia – 2009.

Reinaldo Moura, Editora IMAM

Prof. Geraldo Cesar Meneghello

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