O gerenciamento das Cadeias de
Suprimento, também conhecidas como Supply Chains, representa apenas a metade da
equação dos negócios. Notadamente, muita atenção tem sido dispensada para
encontrar os melhores caminhos para a redução dos estoques e aumento do seu
giro, enquanto que para se entender, criar e gerenciar a demanda mais
efetivamente, pouco se faz.
A condição básica para o adequado gerenciamento do suprimento e da demanda é o aprofundamento do relacionamento entre os integrantes das cadeias de abastecimento. A mais efetiva e na verdade a única maneira para se desenvolver o relacionamento com clientes é entendendo o comportamento de compra dos consumidores, projetando e suportando as cadeias de abastecimento, de forma a entregar valor a cada integrante das mesmas.
Exemplificando, o gerenciamento de uma
cadeia de abastecimento composta de fornecedores de matérias primas,
fornecedores de insumos, manufaturistas, atacadistas, distribuidores,
transportadores e varejistas, proporciona a noção real dos valores que cada um
destes integrantes deve disponibilizar para o elo seguinte, permitindo ao
consumidor final a noção clara do preço do produto final e dos respectivos
serviços que ele adquire.
As barreiras que naturalmente dificultam o alinhamento das cadeias são de ordem Cultural, Tecnológica e Financeira. As barreiras Culturais podem ser vencidas através do gerenciamento de mudanças e pela escolha adequada dos colaboradores que irão desempenhar os papéis de liderança dos processos operacionais.
Aquelas observações comportamentais, tais
como... “isto nunca vai dar certo “... “eu sempre fiz assim... mudar pra quê ? “
São típicas de organizações que não conseguem perceber que o patrão na
realidade é o cliente. A eliminação destas barreiras reduz o tempo de integração
dos colaboradores, contribuindo para a criatividade nas soluções e o
conseqüente alinhamento dos objetivos de toda a cadeia.
As barreiras Tecnológicas podem existir devido às barreiras culturais, bem como devido à dificuldade de acesso das empresas a conceitos e soluções já consagrados. Estas barreiras devem ser vencidas com pesquisa de melhores práticas, participação em eventos especializados, treinamento, atração de fornecedores de soluções.
Nesta etapa o trabalho de consultorias
especializadas é de importância fundamental. Estas barreiras provocam tanto a
obsolescência das empresas, como também o gasto exagerado em soluções por
desconhecimento das necessidades. As barreiras Financeiras podem ocorrer devido
às anteriores, ou pela própria capacidade das empresas. Neste caso recomenda-se
analisar com profundidade as capacidades dos integrantes, de forma a permitir
que os mesmos possam sustentar as demandas das cadeias, sem descontinuidade de
atendimento.
A internet tem contribuído muito para a aceleração do alinhamento das cadeias de suprimento, principalmente devido à padronização de procedimentos, à facilidade de acesso a informações e a agilização nas tomadas de decisão. Um bom exemplo sãs as soluções de compras corporativas, também conhecidas como e–procurement.
O alinhamento das cadeias de suprimento
proporciona reduções de custos e agregação de valores de cada integrante e é
fator chave para a preferência e fidelização de clientes e devido aos efeitos
de aglutinação das forças proporcionado pela globalização dos negócios é fator
de sobrevivência.
Por
Nyssio Ferreira Luz
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