Já li diversos artigos e
teses sobre o famoso “Custo Brasil” e este apresenta, além da elevada carga
tributária, corrupção, burocracia e da baixa produtividade, também um
componente importante e desconsiderado por muitos analistas - A má apuração e
gestão dos custos nas empresas.
Este componente é básico e
imprescindível para o cálculo do preço de venda dos produtos e, quando é superestimado,
pode levar às prateleiras um produto mais caro para o consumidor. Também existe
o cálculo subestimado que leva ao consumidor um produto com um preço mais baixo,
ocasionando prejuízo financeiro à empresa a cada venda realizada.
A maioria dos empresários
brasileiros enxergam a Gestão de Custos meramente como atendimento ao Fisco e
não em um âmbito Gerencial, no qual podem sim ter informações bastante
consistentes sobre a realidade de seus produtos vendidos e serviços prestados.
O empresário tem que ter em
mente que investir em gestão de custos ¨não custa!¨ Financeiramente é um gasto
que trará a ele segurança para tomada de decisões assertivas e tornará seu
negócio muito mais competitivo e consequentemente atrativo aos consumidores e investidores.
Dessa forma não há milagre!
Existem apenas trabalho e dedicação nesse tema que, a meu ver, ainda não tem o
mesmo tratamento e controles empregados nas vendas e finanças de uma companhia.
Infelizmente o custo mal
apurado custa! Custa competitividade e trava o giro natural de nossa Economia
por mera falta de zelo com esta atividade tão importante nos dias de hoje.
Caro empresário ou gestor,
peço que leia as cinco perguntas abaixo e questione-se...
1 1 Estou satisfeito(a) com as informações que
recebo dos custos do meu negócio?
2 Eu sei a diferença entre custo contábil e gerencial?
3 Tenho colaboradores especializados em minha empresa para lidar com custos?
4 Faço meus colaboradores pensarem em custos?
5 Se eu realmente conseguir reduzir os meus custos atuais,aplicando um desconto no preço final, isso melhoraria significativamente as minhas vendas e o meus resultados?
2 Eu sei a diferença entre custo contábil e gerencial?
3 Tenho colaboradores especializados em minha empresa para lidar com custos?
4 Faço meus colaboradores pensarem em custos?
5 Se eu realmente conseguir reduzir os meus custos atuais,aplicando um desconto no preço final, isso melhoraria significativamente as minhas vendas e o meus resultados?
Se a sua resposta for sim
para a maioria das perguntas, você está no caminho certo nesse tema!
Porém, se a maioria das suas
respostas for não, sugiro procurar ajuda de um profissional, ou empresa
especializada para estruturar urgentemente os seus custos!
O Custo Brasil não terá o
seu negócio como “indesejado aliado”e agradece!
Por Gustavo
Rodrigues, Consultor Sênior na CROB Consultores.
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