Pesquisar este blog

4 de março de 2017

O “CUSTO BRASIL” E A GESTÃO DOS CUSTOS NAS EMPRESAS

Já li diversos artigos e teses sobre o famoso “Custo Brasil” e este apresenta, além da elevada carga tributária, corrupção, burocracia e da baixa produtividade, também um componente importante e desconsiderado por muitos analistas - A má apuração e gestão dos custos nas empresas.

Este componente é básico e imprescindível para o cálculo do preço de venda dos produtos e, quando é superestimado, pode levar às prateleiras um produto mais caro para o consumidor. Também existe o cálculo subestimado que leva ao consumidor um produto com um preço mais baixo, ocasionando prejuízo financeiro à empresa a cada venda realizada.

A maioria dos empresários brasileiros enxergam a Gestão de Custos meramente como atendimento ao Fisco e não em um âmbito Gerencial, no qual podem sim ter informações bastante consistentes sobre a realidade de seus produtos vendidos e serviços prestados.

O empresário tem que ter em mente que investir em gestão de custos ¨não custa!¨ Financeiramente é um gasto que trará a ele segurança para tomada de decisões assertivas e tornará seu negócio muito mais competitivo e consequentemente atrativo aos consumidores e investidores.

Dessa forma não há milagre! Existem apenas trabalho e dedicação nesse tema que, a meu ver, ainda não tem o mesmo tratamento e controles empregados nas vendas e finanças de uma companhia.

Infelizmente o custo mal apurado custa! Custa competitividade e trava o giro natural de nossa Economia por mera falta de zelo com esta atividade tão importante nos dias de hoje.

Caro empresário ou gestor, peço que leia as cinco perguntas abaixo e questione-se...

1    1  Estou satisfeito(a) com as informações que recebo dos custos do meu negócio?
2    Eu sei a diferença entre custo contábil e gerencial?
3    Tenho colaboradores especializados em minha empresa para lidar com custos?
4    Faço meus colaboradores pensarem em custos?
5  Se eu realmente conseguir reduzir os meus custos atuais,aplicando um desconto no preço final, isso melhoraria significativamente as minhas vendas e o meus resultados?

Se a sua resposta for sim para a maioria das perguntas, você está no caminho certo nesse tema!

Porém, se a maioria das suas respostas for não, sugiro procurar ajuda de um profissional, ou empresa especializada para estruturar urgentemente os seus custos!

O Custo Brasil não terá o seu negócio como “indesejado aliado”e agradece!

E pode ter certeza... seu caixa e seus clientes também agradecerão!


Por Gustavo Rodrigues, Consultor Sênior na CROB Consultores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário