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2 de outubro de 2011

O FRETE NA GESTÃO DO TRANSPORTE DE CARGAS

Frete é o valor cobrado pelo transporte de mercadorias de um local para outro, entre os diversos modais logísticos. É o rendimento resultante da movimentação de cargas. Os fatores que influenciam o estabelecimento do preço do frete:

Ø      Distância percorrida;
Ø      Custos operacionais;
Ø      Possibilidade de carga de retorno;
Ø      Carga e descarga
Ø      Sazonalidade da demanda por transporte;
Ø      Especificidade da carga transportada e do veículo utilizado;
Ø      Perdas e avarias;
Ø      Vias utilizadas;
Ø      Pedágios e fiscalização
Ø      Prazo de entrega;
Ø      Aspectos geográficos.

Distância percorrida: Na estrutura de frete a distância é o principal fator de determinação de valores, independente do modal utilizado.

Custos operacionais: Os custos operacionais podem influenciar o preço do frete praticado em diferentes rotas de maneira distinta. Ocorre, porém, que as diferenças regionais entre a demanda e a oferta de serviços de transporte podem impedir que o impacto da elevação de custos operacionais sobre os valores dos fretes seja direto e homogêneo em todas as regiões. Assim, a evolução dos preços dos componentes de uma planilha de custos de transportes pode pressionar, de maneira distinta, reajustes nos preços praticados de frete.

Possibilidade de carga de retorno: O transporte de cargas com destino aos portos e às regiões mais desenvolvidas, como os Estados do Sudeste e Sul do Brasil, podem representar fretes menores devido a possibilidade do transporte de carga de retorno para suas zonas de origem.

Carga e descarga: Os transportadores tendem a aceitar fretes mais baixos quanto menor for o tempo de espera.

Sazonalidade da demanda por transporte: A sazonalidade da demanda por transporte está intimamente relacionada à incapacidade de armazenamento da produção nas unidades produtoras. Essa sazonalidade é decorrente dos períodos de safra e entressafra, principalmente para produtos como açúcar, soja e milho em grãos.

Especificidade da carga transportada e do veículo utilizado: Para alguns tipos de carga a transportadora poderá praticar preços distintos e de condições especiais para o transporte de mercadorias, como, por exemplo, o estabelecimento de condições para o transporte em comboio para o transporte de carga com maior valor de mercado, em virtude da possibilidade de roubos e assaltos.

Perdas e avarias: Estimativas do Banco Mundial indicam que são perdidos US$ 500 bilhões com acidentes rodoviários no mundo. Os paises em desenvolvimento são responsáveis por uma perda de US$ 100 bilhões. No Brasil, em 1994, de acordo com o DNER, as perdas econômicas decorrentes de acidentes rodoviários, ano em que foram registrados 77.986 acidentes, foram estimadas em mais de US$ 1 bilhão.

Vias utilizadas: As condições das vias utilizadas podem influenciar o preço do frete. A má conservação das vias pode elevar os custos de manutenção dos veículos, tornando a atividade de transporte mais lenta, além de causar maior exposição a acidentes.

Pedágios e fiscalização: A elevação do número de praças de pedágio e postos de fiscalização, frutos da reestruturação rodoviária promovida pelo Estado, principalmente a partir de 1994, são motivos de reclamações por parte dos motoristas e caminhoneiros.

Prazo de entrega: O transporte eficiente deve ser capaz de respeitar prazos de entrega, com o objetivo de reduzir custos logísticos. Produtos que são entregues antes ou após a data programada podem implicar elevação dos custos, por causa da necessidade de armazenamento e da redefinição da programação de produção das empresas

Aspectos geográficos: As características dos trechos percorridos podem influenciar os valores dos fretes, de forma que trechos muito movimentados apresentem valores inferiores àqueles pouco utilizados. A densidade populacional pode influenciar a distribuição e o destino dos produtos.

Custo do Frete

Custo fixo:

Ø      Custo de depreciação do veículo;
Ø      Custo de oportunidade;
Ø      Seguro Obrigatório (DEPEVAT);
Ø      IPVA;
Ø      Taxa de licenciamento;
Ø      Seguro;
Ø      Salário dos motoristas + encargos sociais;
Ø      Custos diversos.

Custo variável:

Ø      Combustível;
Ø      Lavagem e lubrificação;
Ø      Pneus;
Ø      Índice de manutenção (calculado sobre o valor do veículo);
Ø      Óleo do motor, câmbio e diferencial.

Exemplo: como compor o custo do frete
Composição do custo para formação do preço do frete:
Ø      Custo Fixo (CF) + Custo Variável = Custo Total (CT)
Ø      CT + Margem de Lucro (L) = Preço do Frete (P)

Frete CIF (Cost, Insurance and Freight – Custo, Seguro e Frete): é a denominação de frete cuja a qual o remetente é o responsável pelo pagamento do frete de um produto. Ou seja, quando o frete for CIF, a loja paga o frete.

Frete FOB (Free on Board – Livre a Bordo): esta modalidade de frete se caracteriza por ser realizado por conta e risco do comprador da mercadoria. Ou seja, quando o frete for FOB, o cliente paga o frete.

Bibliografia

Gestão Logística do Transporte de Cargas – Ed.Atlas – Autores: José Vicente Caixeta-Filho e Ricardo Silveira Martins.

 Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição – Ed.Campus – Autor: Antonio Galvão Novaes.

Gestão de Custos Logísticos – Ed. Atlas – Autores: Ana Cristina de Faria e Maria de Fátima Gameiro da Costa.

Prof. Geraldo Cesar Meneghello

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