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20 de fevereiro de 2012

A IMPORTÂNCIA DA MÃO-DE-OBRA QUALIFICADA


A qualidade dos recursos humanos utilizados pela empresa é, indiscutivelmente, uma das principais causas de sucesso ou fracasso. Apesar disso, algumas empresas não têm o devido cuidado na seleção e contratação de funcionários, utilizando como critério único de seleção e contratação o mais baixo salário que conseguir pagar.

Essa política permite economia no curto prazo, mas implica, em médio prazo, aumento de custo por causa da baixa produtividade, falta de qualidade, faltas frequentes e pequeno tempo de permanência do funcionário.

Alguns empresários afirmam também que o treinamento e a capacitação dos funcionários é um desperdício, pois ele pode sair da empresa e, assim, o valor investido será perdido. Na verdade, o resultado de um funcionário capacitado compensa o valor investido em sua capacitação mesmo com pouco tempo de produção.

Até uma empresa pequena deve estabelecer um processo de recrutamento, seleção e capacitação dos funcionários com mais cuidado do que geralmente se faz. Ele deve ser focado em encontrar a pessoa mais capacitada para a vaga, conforme o perfil necessário.

Após contratar, o funcionário deve ser integrado à empresa, apresentado a todos os funcionários e setores. Deve-se falar a ele sobre a empresa, seus produtos e como deve trabalhar. Seu desempenho deve ser acompanhado, e é importante treiná-lo. As empresas, atualmente, precisam de funcionários que sejam proativos, isto é, resolvam os problemas e não precisem ser “empurrados” para produzir, além de contribuir para os resultados do negócio.

Fonte: www.sebrae.com.br

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