A qualidade dos recursos humanos
utilizados pela empresa é, indiscutivelmente, uma das principais causas de
sucesso ou fracasso. Apesar disso, algumas empresas não têm o devido cuidado na
seleção e contratação de funcionários, utilizando como critério único de
seleção e contratação o mais baixo salário que conseguir pagar.
Essa política permite economia no
curto prazo, mas implica, em médio prazo, aumento de custo por causa da
baixa produtividade, falta de qualidade, faltas frequentes e pequeno tempo de
permanência do funcionário.
Alguns empresários afirmam também
que o treinamento e a capacitação dos funcionários é um desperdício, pois ele
pode sair da empresa e, assim, o valor investido será perdido. Na verdade, o
resultado de um funcionário capacitado compensa o valor investido em sua
capacitação mesmo com pouco tempo de produção.
Até uma empresa pequena deve
estabelecer um processo de recrutamento, seleção e capacitação dos funcionários
com mais cuidado do que geralmente se faz. Ele deve ser focado em encontrar a
pessoa mais capacitada para a vaga, conforme o perfil necessário.
Após contratar, o funcionário deve
ser integrado à empresa, apresentado a todos os funcionários e setores. Deve-se
falar a ele sobre a empresa, seus produtos e como deve trabalhar. Seu
desempenho deve ser acompanhado, e é importante treiná-lo. As empresas,
atualmente, precisam de funcionários que sejam proativos, isto é, resolvam os
problemas e não precisem ser “empurrados” para produzir, além de contribuir
para os resultados do negócio.
Fonte:
www.sebrae.com.br
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