Pesquisar este blog

23 de fevereiro de 2012

LOGÍSTICA REVERSA: REDUÇÃO DE CUSTOS E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE


A logística reversa que consiste em trazer de volta ao ciclo produtivo os materiais, embalagens e produtos comercializados, começa a ganhar fôlego entre empresas e governo motivados, principalmente, pelo pensamento sustentável.

Iniciativa comum na indústria de bebidas que há tempos gerencia o retorno de garrafas dos pontos-de-venda até os seus centros distribuidores, ganha impulso em outros setores, como siderurgia, telefonia e automobilístico.

Um bom exemplo da aplicação no setor automotivo é a General Motors que, para reduzir custos, adotou a logística reversa no transporte de peças e embalagens de suas unidades instaladas em São Paulo até a fábrica de Gravataí (RS). As embalagens utilizadas para transportar peças que abastecem a linha de produção da montadora retornam para serem usadas novamente.

A embalagem de um produto sempre foi um item crítico para as indústrias porque geram resíduos que não podem ser descartados de qualquer forma no meio ambiente, sendo a empresa responsável por sua destinação. Com o aumento da fiscalização e o crescimento do movimento sustentável, este tema ganha cada vez mais espaço na mídia e, portanto, nas decisões estratégicas das empresas.

A iniciativa das empresas e do governo em implantar projetos de logística reversa, tem como objetivo reduzir custos operacionais, melhorar a imagem perante seus clientes e a opinião pública e alavancar novos negócios. A logística reversa começa a ser usada até mesmo nas operações de importação e exportação e está se transformando em um novo mercado para as operadoras logísticas.

Outro exemplo de aplicação foi o da DHL que com a Hewlett-Packard (HP) realizou projeto para a América Latina e Brasil para o gerenciamento de toda a cadeia logística, incluindo o serviço de reparo dos equipamentos. Pelo projeto de logística reversa, a DHL vai buscar os equipamentos com problema no cliente e os leva até o centro de reparos da HP em Guarulhos (SP), onde o produto pode ser consertado ou encaminhado para a rede de assistência técnica credenciada. Por mês são transportados, aproximadamente, 24 mil equipamentos, como monitores, impressoras e notebooks e estações de trabalho. Com a operação terceirizada, a HP reduziu seu custo operacional e concentrou-se em seu negócio.

Pode-se afirmar que este mercado deva crescer ainda mais na medida em que as empresas se responsabilizem por todo o ciclo de vida dos seus produtos, incluindo o destino correto quando eles não são mais utilizados.

O aumento das obrigações com a preservação do meio ambiente também tem impulsionado esse mercado. As operadoras de telefonia celular adotaram o recolhimento das baterias usadas nos aparelhos celulares. Os equipamentos são levados pelos clientes aos pontos de coleta de baterias localizados nas lojas e posteriormente encaminhadas aos fabricantes. A indústria de agrotóxicos é outro exemplo. Alguns fabricantes já fazem a coleta das embalagens dos seus produtos depois de serem usadas pelos agricultores.

Prof. Geraldo Cesar Meneghello

4 comentários:

  1. A hp realmente é um ótimo exemplo de utilização de logistica reversa e reparo de equipamentos. Excelente atitude empresarial e ambiental.

    ResponderExcluir
  2. Otimas atitudes essas da logistica reversa, faz bem tanto pra empresa quanto para a mae natureza.

    ResponderExcluir