Pesquisar este blog

14 de janeiro de 2013

SISTEMA MILK RUN


INTRODUÇÃO

A ideia do Milk-run provém das técnicas japonesas de produção e sua tradução é “corrida do leite”. O nome tem sua origem no sistema de coleta diária do leite nas propriedades produtoras dos EUA.

DEFINIÇÃO

Milk Run consiste em um planejamento de entregas, mantido por uma empresa de transporte, onde para cada dia a empresa realiza uma recolha dos componentes de cada fornecedor em quantidades pré-determinadas com o objetivo de entregá-los ao fabricante (Greene, 1997, p. 21.13).

Segundo MOURA (2000), o sistema Milk Run pode ser realizado de três formas:

Ø    Pela empresa, na qual ela é responsável por gerenciar a melhor rota para seu veículo de coleta e determinar a quantidade de peças/itens que serão coletadas em cada fornecedor;
Ø    Coleta realizada por terceiro (transportadora), na qual a empresa determina a quantidade e a rota de coleta;
Ø    Por operador logístico, que determina, a partir do plano de produção da empresa, a melhor roteirização para a coleta.

A diferença entre ambos  os sistemas é a forma com que o suprimento é executado.

No Sistema Convencional, as peças são entregues pelos fornecedores na própria empresa, e os custos de transporte e movimentação estão inseridos no preço do produto (sistema CIF), o que se torna caro devido ao não aproveitamento total da capacidade de ocupação do transporte.

Já no sistema Milk Run, a empresa é a encarregada pela coleta das peças diretamente com seus fornecedores, o que a permite maximizar a capacidade de ocupação do transporte e otimizar as rotas,  logo, ela compra no sistema FOB e controla seus próprios custos de operação.

VANTAGENS

Ø      Minimiza o custo de frete;
Ø      Potencializa o giro de estoque;
Ø      Reduz o número de veículos dentro da empresa;
Ø      Reduz a ociosidade dos carregamentos;
Ø      Reduz os níveis de estoques nos fornecedores;
Ø      Sistema Just in Time (JIT) entre fornecedor e empresa;
Ø      Padronização de embalagens;
Ø      Redução de avarias no transporte.

REQUISITOS PARA IMPLANTAÇÃO DO MILK RUN

Ø      O fornecedor tem que cumprir o que foi combinado com a empresa;
Ø   Fornecedor e empresa devem estar próximos ou o processo deverá ter um local para consolidação da carga;
Ø    Embalagens devem ser padronizadas e combinadas entre fornecedor, operador logístico e empresa;
Ø  A empresa deve disponibilizar as informações da demanda de insumos ao longo de um período e informar quando estes deverão entrar em sua planta.

DIFICULDADES DE IMPLANTAÇÃO

Ø   Conscientização das partes envolvidas, no sentido de que todos devem priorizar a parceria que o sistema exige (ganha/ganha) e colaborar para manter o fluxo operacional;
Ø Gerência de imprevistos, tendo em vista que são muitos os envolvidos e cada departamento (logístico, produtivo e de fornecedores) deve ser flexível a ponto de saber trabalhar em conjunto para compreender e solucionar a causa do problema;
Ø      Sincronização e comunicação fornecedor/operador logístico/empresa, já que cada um traz cultura, rotina e formas de planejamento diferentes.

CONCLUSÃO

O Milk Run é um sistema de coleta programada que visa a redução do inventário e dos custos na cadeia logística integrada, através da utilização de equipamentos de transporte que recolhem determinados produtos em seus fornecedores, e os entregam em seu destino com quantidade, qualidade e tempo acordados.

Bastante difundido pelas automobilísticas, o sistema em questão pode ser usado em outros setores produtivos, no entanto, exige um alto grau de comunicação e parceria entre as partes envolvidas e tem como desafio agregar valor à cadeia de suprimentos, reduzindo seus estoques e suas perdas.

BIBLIOGRAFIA

GREENE, James H. Production and Inventory Control Handbook. Nova Iorque: McGraw-Hill, 1997

MOURA, D. A. Caracterização e Analise de um sistema de coleta de peça, “Milk Run”, na industria automobilística nacional. Tese - Mestrado. Departamento de Engenharia Naval e Oceânica, Escola Politécnica, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2000.

MOURA, D. A.; BOTTER, R. C. Caracterização do sistema de coleta programada de peças, Milk Run. Revista RAE-eletrônico. v. 1. nº1. jan-jun/2002. 


PORTES, A. N.; SELLA, A. A.; GERALDI, G.; REISER, P. A.; SCHONFELDER, S. L.. As Vantagens de Operacionalização do Sistema de Transporte Milk Run. Especialização. Programa de Pós-Graduação em Nível de Especialização em Logística Empresarial da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, PR. 2004.

Venâncio, Marcus Menezes B. PROJETO INTEGRADOR LOG EXPRESS NO MILK RUN. Disponível em <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAXuwAE/projeto-logistica> Acesso em 03/10/2012

<http://qualidadeonline.wordpress.com/2012/03/08/milk-run-um-sistema-para-a-logistica-dos-suprimentos/> Acesso em 03/10/2012

<http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAXuwAE/projeto-logistica> Acesso em 03/10/2012

Este trabalho foi apresentado pelos alunos do 3º ano de Engenharia da Produção da Universidade Eurípedes de Marília – UNIVEM, disciplina: Logística e Cadeia de Suprimentos.

Prof. Geraldo Cesar Meneghello

AUTORES

Camila Raymundi Ortiz
Claudemir Rogério Mazzutti
Gustavo Katsumoto Sakai
Laiane Lourdes Cuer da Rocha
Misael Azevedo Mansano
William Felipe da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário