Introdução
Um dos maiores desafios para
empresas é a comunicação entre os departamentos e seus colaboradores e a
integração entre as diversas áreas da empresa. Há mais de duas décadas o
S&OP vem mostrando-se eficaz contra esse desafio por meio de melhorias em
diversos processos, como vendas, planejamento, produção, marketing e outros.
O S&OP, além de proporcionar
melhorias estratégicas, sustenta que os planos operacionais sejam alcançáveis e
realistas considerando a quebra de barreiras entre departamentos.
Definição
Sales and Operations Planning (S&OP) ou Planejamento de Vendas e Operações pode
ser definido como:
“Um processo que traduz o plano
estratégico dos negócios através de taxas de produção que venham de encontro as
metas da empresa em termos financeiros, serviço ao cliente e outros objetivos
do negócio.”
Objetivos
Ø Suportar o planejamento estratégico
do negócio;
Ø Garantir que os planos sejam
realísticos;
Ø Gerenciar as mudanças de forma
eficaz;
Ø Gerenciar estoques;
Ø Avaliar o desempenho;
Ø Desenvolver o trabalho em equipe;
Benefícios
Ø Melhor rentabilidade trazida pela
avaliação do resultado financeiro na definição do plano de vendas e operações;
Ø Viabiliza o planejamento de estoques
para produtos com sazonalidade significativa;
Ø Definição estruturada de metas de
vendas;
Ø Estabiliza a programação da produção
pela avaliação dos recursos produtivos necessários;
Ø Otimiza os recursos;
Etapas de Aplicação do S&OP
Ø Atualização de dados: realimentação do sistema que deve
ocorrer com dados do fechamento de vendas de cada mês.
Ø Planejamento da Demanda: consiste no processo de previsão
de vendas embasado em dados estatísticos obtidos através de dados históricos e
informações qualitativas vindas do mercado.
Ø Planejamento de produção e
suprimentos: visa
desenvolver um plano produtivo para suportar o planejamento de vendas.
Ø Reunião prévia S&OP: tem como objetivo discutir os pontos
que distanciam do planejamento de demanda e o planejamento produtivo.
Ø Reunião executiva S&OP: é a etapa final do processo onde
todo o planejamento é apresentado e formalizado a empresa e assim pronto para
ser executado.
Fatores Críticos para Sucesso do S&OP
Comprometimento da empresa
Ø Comprometimento da Alta Direção:
o Determina o grau de importância da
estratégia.
Ø Comprometimento das áreas:
o Diretas – Produção, Vendas,
Planejamento
o Indiretas – Manutenção, Engenharia,
etc.
Planejamento das reuniões
Ø Necessidade de definir pauta de
reunião;
Ø Evitar perda de foco nas reuniões.
Definir responsabilidades
Ø Definir responsável por cada
atividade/processo
Ø Definir responsável pelo S&OP
(sponsor)
Horizonte de planejamento
Ø Definir o período de planejamento;
o Macro;
o Específico.
Ø Avaliar as necessidades específicas
de cada área
Ferramentas de apoio
Ø A empresa dispor de alguma
ferramenta que propicie uma visão de todo o seu fluxo de materiais, englobando
todo o planejamento integrado.
Ø Avaliar impactos de alterações
Acompanhamento
Ø Financeiro:
o
Avaliação
do impacto financeiro de todas as alternativas de planejamento discutidas ao
longo das reuniões.
o Ferramenta de decisão.
Ø Processos
Ø
Monitoramento
do desempenho dos processos
Fluxo de Informação
Ø Previsão de vendas;
Ø Planejamento e Controle de Produção;
Ø Produção;
Ø Pauta de reunião;
Ø Comunicação do plano para toda
empresa.
Conclusão
O S&OP pode e deve ser
aproveitado pelas empresas que o adotam para um grande número de decisões,
devendo para isto, contar com o apoio e comprometimento de todos os envolvidos
e com o patrocínio da alta direção, o que leva a uniformidade de conceitos e a
um aproveitamento das ferramentas competitivas que geram diferenciais de mercado
e ganhos competitivos pela diminuição de custos.
Referência Bibliográfica
NOGUEIRA, Amarildo.S&OP, MELHORIA NO PROCESSO
DE GESTÃO DA EMPRESA. Disponível em < http://ogerente.com.br/novo/colunas_ler.php?
canal=10&canallocal=31&canalsub2=101&id=1402 >Acesso em 24 de
agosto de 2013
KRISCHNEGG, Claus Karl. IMPLANTAÇÃO DO S&OP TRAZ UM
MELHOR ENTENDIMENTO DAS OPORTUNIDADES DO MERCADO. Disponível em <http://www.logweb.com.br/novo/conteudo/noticia/30534/artigo-implantao-do-sop-traz-um-melhor-entendimento-das-oportunidades-do-mercado/>
Acesso em 24 de agosto de 2013.
AROZO, Rodrigo. SALES AND OPERATIONS PLANNING – UMA MANEIRA
DE OBTER GANHOS COM A INTEGRAÇÃO..Disponível em
<Ihttp://www.ilos.com.br/web/index.php?option=com_content&task=view&id=698&Itemid=74>
Acesso em 24 de agosto 2013.
POLITO, André. REQUENA, Edilson. CALAZANS, Monique. S&OP: UMA FERRAMENTA PRÁTICA E ESTRATÉGICA
PARA VENDER, CONTROLAR E MELHORAR. Disponível em: <http://artigocientifico.uol.com.br/uploads/artc_1312133608_43.docx.>.
Acesso em 24 de agosto de 2013.
Trabalho apresentado pelos alunos do 4º ano de Engenharia de Produção da
Universidade Eurípedes de Marília – UNIVEM
Alex Vieira da Guarda
Ana Laura G. Contrera
Ana Paula B. Padilhade Oliveira
João Hugo G. Barnabé
Nathalia Fernanda Porsebon
Nívia Togni Cêga dos Santos
Muito Bom Parabéns Prof seus artigos tem contribuído e muito para meu conhecimento. Quando puder faz uma visitinha no meu blog : http://opiniaoevoce.blogspot.com.br/ Abraços.
ResponderExcluirOlá Diego,
ExcluirObrigado por seu comentário, fico feliz por poder ajudá-lo!
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Sds.
Geraldo Cesar Meneghello