Pesquisar este blog

16 de novembro de 2014

ALINHAMENTO DAS PERSPECTIVAS DO BALANCED SCORECARD COM AS METAS DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Este artigo será publicado no volume 5, número 4 do Independent Journal of Management & Production, com o título ALIGNMENT OF BALANCED SCORECARD PERSPECTIVES WITH SUPPLY CHAIN MANAGEMENT OBJECTIVES: A LITERATURE REVIEW.
  
RESUMO
Tendo em vista a acelerada difusão do Balanced Scorecard desde o seu desenvolvimento na década de 1990, bem como sua aplicação em vários setores industriais, este artigo visa apresentar uma revisão da literatura sobre o alinhamento deste sistema de medição do desempenho com a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Esta pesquisa foi motivada pela descoberta de um aumento na quantidade anual de artigos publicados ao longo dos anos. Por meio de uma revisão da literatura, 43 artigos relacionados ao tema foram localizados nas bases de dados SCIELO, SCOPUS e Web of Science. As principais métricas, procedimentos metodológicos mais utilizados para o desenvolvimento dos artigos localizados, benefícios e limitações do uso do sistema, bem como lacunas de pesquisa indicadas para futuras pesquisas são apresentados. A principal contribuição desta pesquisa foca-se em condensar em um único material uma visão geral dos métodos de avaliação da Gestão da Cadeia de Suprimentos baseados nas perspectivas do Balanced Scorecard. Diversas métricas têm sido propostas para o desenvolvimento deste sistema de medição do desempenho, englobando outras perspectivas além das quatro perspectivas tradicionais do Balanced Scorecard.
Palavras-chave: Balanced Scorecard. Supply Chain Management. Literature Review, Performance Measurement System.

1. INTRODUÇÃO
            A gestão do desempenho de cadeias de suprimentos tem se tornado uma atividade de reconhecida importância, especialmente devido à natureza complexa de processos de negócio, envolvendo geralmente múltiplos critérios de decisão. A razão para isso é clara: as organizações estão buscando maneiras de melhorar seu desempenho operacional por meio de melhor integração de operações ao longo da cadeia de valor. De acordo com Singhal e Singhal (2012), a área de gestão de operações e cadeias de suprimentos atualmente tem uma oferta excessiva de melhor e uma ausência de teorias.
            Na Gestão da Cadeia de Suprimentos, a avaliação do desempenho visa obter informações sobre atividades que não são apropriadas às metas estabelecidas, visando redirecionar seu curso e também identificar oportunidades para melhoria. Tanto quando o desempenho é inferior às metas e requer ação imediata para não impactar os resultados financeiros, quanto quando o desempenho é repetidamento superior e determina novas metas, a avaliação de desempenho é requerida e deve ser discutida e gerenciada em um aspecto sistemático em uma organização. O principal benefício de um sistema de gestão do desempenho de cadeias de suprimentos é o fornecimento de um quadro atual e compreensivo de informações sobre o desempenho de um negócio. Outra contribuição é permitir um diagnóstico do negócio e decidir quando e onde ações corretivas se tornam necessárias, visando avaliar o impacto destas ações sobre o desempenho como um todo (KUENG, WETTSTEIN e LIST, 2001).
            O Balanced Scorecard (BSC) é um veículo que reflete a missão e estratégia de uma organização em um conjunto de objetivos e medidas quantificáveis organizados em quatro diferentes perspectivas: financeira, dos clientes, processos internos e aprendizado e crescimento (KAPLAN e NORTON, 1996; TSANG, JARDINE e KOLODNY, 1999). De acordo com diversos autores, o BSC, com suas quatro perspectivas, é apropriado para superar os problemas relacionados à avaliação de desempenho em cadeias de suprimentos. Pesquisas explorando a aplicação do BSC como um sistema de medição do desempenho para a gestão do desempenho de cadeias de suprimentos são citadas em diversos estudos, tais como os de Brewer e Speh (2000, 2001), Kleijnen e Smits (2003), Park, Lee e Yoo (2005), entre outros.
            Este artigo visa apresentar uma breve revisão da literatura sobre o alinhamento do BSC com a Gestão da Cadeia de Suprimentos. A pesquisa bibliográfica foi conduzida em periódicos indexados nas bases de dados SCIELO, SCOPUS e Web of Science, envolvendo objetivos específicos que permitem uma análise crítica das informações coletadas e exposição dos principais resultados.
            Este artigo visa responder as seguintes questões:
1)     Quais são as principais métricas desenvolvidas com base no BSC para avaliar o desempenho de cadeias de suprimentos?
2)     Quais os procedimentos de pesquisa mais comumente usados para o desenvolvimento dos artigos?
3)     Quais são as principais limitações para a aplicação deste sistema de medição do desempenho?

2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA
            Este estudo faz uma pesquisa exploratória, a fim de identificar as características dos trabalhos sobre o alinhamento do BSC com a Gestão da Cadeia de Suprimentos e demonstrar os métodos e métricas desenvolvidas recentemente na literatura. De acordo com Forza (2002), o propósito da pesquisa exploratória é a construção de uma ideia inicial sobre um tópico, fornecendo a base para estudos mais detalhados, a fim de melhorar as técnicas atualmente disponíveis. Quanto aos procedimentos técnicos utilizados para a realização deste artigo, ele foi concebida por meio de uma pesquisa bibliográfica. A pesquisa bibliográfica permite a identificação do estado da arte e as possíveis lacunas que possam existir, e identificar oportunidades para novas contribuições para o tema em estudo (VILLAS, SOARES e RUSSO, 2008).
            Nesta revisão, apenas artigos publicados em periódicos científicos foram analisados​​, pois os mesmos têm avaliação e seleção mais cuidadosas do que artigos publicados em congressos e simpósios (CARNEVALLI e MIGUEL, 2008), e são considerados pesquisas de mais alto nível, tanto para a coleta de informações, quanto para a divulgação de novos resultados e descobertas (NGAI et al., 2008).
            Para selecionar as publicações de interesse, foram pesquisados ​​por título, resumo, palavras-chave, independentemente do período de publicação, os seguintes termos, combinados: Balanced Scorecard e Supply Chain. Posteriormente, procedeu-se à leitura e análise do resumo e introdução dos artigos encontrados, selecionando aqueles com relevância para os objetivos da pesquisa. Com os refinamentos, 43 artigos sobre o assunto foram obtidos nas três bases de dados bibliográficas. É importante ressaltar que os artigos obtidos em 2014 incluem apenas as publicações produzidas até o mês de abril. Artigos relevantes encontrados nas referências, mas que não foram inseridos nas bases de dados foram adicionados na revisão da literatura, de forma a torná-la mais abrangente.

3. RESULTADOS DA REVISÃO DA LITERATURA
3.1  Uso do Balanced Scorecard para avaliar o desempenho de cadeias de suprimentos
            De acordo com Zimmermann e Seuring (2009), o BSC tem adquirido cada vez mais aceitação como um instrumento para a implantação de estratégias de negócios, e as transforma em medidas de desempenho relacionadas, que podem ser estendidas para a avaliação do desempenho de cadeias de suprimentos. Brewer e Speh (2001) e Bhattacharya et al. (2014) citam as seguintes razões para o uso do BSC na avaliação de desempenho de cadeias de suprimentos:
1)     As metas da Gestão da Cadeia de Suprimentos (redução do tempo de serviço, flexibilidade de resposta, custo unitário reduzido, lançamento de novos produtos) podem ser medidas através da perspectiva dos processos internos do negócio.
2)     Os resultados da Gestão da Cadeia de Suprimentos - tanto quando eles se relacionam com os clientes (qualidade, tempo, flexibilidade e valor), quanto os aspectos financeiros alcançados (margem de lucro, fluxo de caixa, crescimento do rendimento e retorno sobre os ativos) - podem ser medidos através das perspectivas financeira e dos clientes.
3)     A taxa de melhoria na Gestão da Cadeia de Suprimentos (inovação de produtos e processos, administração da empresa, fluxo de informações, identificação de ameaças e substitutos) podem ser medidos pela perspectiva do aprendizado e crescimento.
4)     Ele pode ser usado como um sistema de informação.
5)     Ele permite visualizar as relações de causa e efeito entre as diferentes medidas.
            O BSC é capaz de combinar os objetivos, dados quantitativos e julgamentos subjetivos e inclui os recursos de monitoramento de tendências e previsões de longo prazo necessários para apoiar o planejamento estratégico (CHANG et al., 2013). De acordo com Kleijnen e Smits (2003), o problema de desempenho se torna mais simples quando as métricas do BSC são compartilhadas por todos os stakeholders (gestores, funcionários, clientes, fornecedores, bancos, etc.), todas as unidades de negócios dentro da divisão de uma empresa, todas as divisões dentro de uma empresa, e todas as empresas na cadeia de suprimentos.
            Reefke e Trocchi (2013) afirmam que a formulação de um BSC para a Gestão da Cadeia de Suprimentos é dividida em seis estágios: definição da estratégia da Gestão da Cadeia de Suprimentos, definição do âmbito de aplicação, identificação da exposição ambiental e social, determinação da relevância estratégica de aspectos de sustentabilidade, definição das relações de causa e efeito e definição de medidas e indicadores. Para Bhagwat e Sharma (2007a) este processo envolve a criação de consciência para o conceito de BSC para a Gestão da Cadeia de Suprimentos da organização, coleta e análise de informações sobre a corporação, negócios e estratégia da Gestão da Cadeia de Suprimentos, bem como potenciais métricas relacionadas às quatro perspectivas, clara definição de objetivos e metas específicas de negócios, desenvolvimento de um sistema preliminar de medição de desempenho, recepção de comentários e feedback da gestão da empresa, consenso sobre o sistema que será usado pela organização e apresentação do sistema para todas os stakeholders.
            A priorização de diferentes perspectivas para uma empresa é uma questão que precisa ser discutida (BHAGWAT e SHARMA, 2007b). De acordo com Verdecho, Alfaro e Rodriguez-Rodriguez (2009), o alinhamento do BSC para cadeias de suprimentos e o sistema de medição do desempenho de empresas individuais deve incluir outros medidas de elementos colaborativos, tais como equidade, confiança e comprometimento na cadeia de suprimentos, bem como níveis de colaboração dentro dos processos (estratégico, tático e operacional). Já para Park, Lee e Yoo (2005) para levar a Gestão da Cadeia de Suprimentos em conta, a noção de BSC precisa expandir a perspectiva dos processos internos de negócios para incluir o processo inter-organizacional para a comunicação e colaboração da Gestão da Cadeia de Suprimentos entre fornecedores e clientes, e da perspectiva do cliente deve considerar o processo da cadeia de demanda.
            Para Alfaro et al. (2009), o BSC preenche cinco requisitos característicos que os sistemas de medição de desempenho que lidam com inter-operabilidade de processos de negócios: medição de processos de negócios, medição de níveis intra e inter-organizacional do sistema de medição de desempenho, medição da conexão intra-inter-processo, medição de coordenação inter-organizacional e estratégia inter-organizacional comum.
            Visando colocar o BSC para trabalhar, as empresas devem articular metas para tempo, qualidade, desempenho e serviço e, em seguida, traduzir estas metas em medidas específicas (BHAGWAT e SHARMA, 2007a). De acordo com Chang (2009), o BSC tem sido utilizado para avaliar o desempenho da Gestão da Cadeia de Suprimentos nas dimensões integração de clientes, integração de processos internos, serviços de fornecedores e integração de materiais, integração de planejamento e tecnologia, integração de medição e integração de relacionamento. Ao combinar essas diferentes perspectivas, o BSC ajuda os gestores a compreender os inter-relacionamentos e trocas entre as dimensões alternativas de desempenho, levando a uma melhor tomada de decisão e resolução de problemas (RAJESH et al., 2012). Na cadeia de suprimentos, empresas a montante dão mais importância para a integração do cliente, e empresas a jusante dão mais importância para a integração do fornecedor (CHANG et al., 2013).
            De acordo com Rajesh et al. (2012), o BSC ainda está fora do alcance para a maioria das pequenas e médias empresas, porque o seu desenvolvimento requer muita habilidade e experiência de gestão, tempo e recursos financeiros. Para Barber (2008), críticos do BSC e suas muitas aplicações e vários desenvolvimentos afirmam que as pessoas e os fornecedores são excluídos, os regulamentos e ambientes competitivos são ignorados, bem como os aspectos ambientais e sociais da indústria. De acordo com Reefke e Trocchi (2013), aspectos ambientais e sociais podem ser integrados nas quatro perspectivas, estabelecendo prioridades estratégicas que influenciam a formulação de metas, medidas e respectivos indicadores, representando fatores estrategicamente importantes que podem de outra forma não ser suficientemente representados através da integração das quatro perspectivas padrão do BSC.
3.2  Limitações identificadas na literatura para o sistema de medição de desempenho
            Naini, Aliahmadi e Jafari-Eskandari (2011) afirmam que existem algumas limitações para o BSC para a Gestão da Cadeia de Suprimentos, tais como não levar em conta a relação de causa e efeito ao longo do tempo, não fornecer mecanismos para a seleção de melhores medidas de desempenho, não definir cadeias de valor em operações estratégicas, e não ser dinâmico o suficiente para o controle online.
            A revisão da literatura de Agami, Saleh e Rasmy (2012) revela que a maioria dos sistemas de medição de desempenho existentes para cadeias de suprimentos são inflexíveis e carecem de melhoria contínua. Na tentativa de preencher esta lacuna, eles propõem um quadro de sistema dinâmico, contínuo e híbrido, o qual integra o pensamento sistêmico, planejamento estratégico, BSCs, modelo SCOR, Theory Of Constraints Thinking Processes (TOCTP), otimização e análise da estrutura em uma abordagem coerente para melhorar o desempenho da cadeia de suprimentos. Para Thakkar, Kanda e Deshmukh (2009) a integração entre o SCOR e o BSC garante a maior eficácia do sistema de medição de desempenho, pois o BSC não fornece um mecanismo para manter a relevância das medidas definidas, falha ao integrar o nível superior, cenário estratégico e as medidas de nível operacional, tornando potencialmente a execução da estratégia problemática, e falha ao especificar um processo de desenvolvimento centrado no usuário. O modelo SCOR supera essas deficiências adotando uma abordagem de bloco de construção e oferece completa rastreabilidade, definindo o tipo de processo (planejamento, execução e habilitação) e os configura para atender as necessidades da cadeia de suprimentos, gerando informações suficientes para desenvolver sistema de software feito sob medida.
            De acordo com Xian, Qiu e Zhang (2013), embora a medição de desempenho da Gestão da Cadeia de Suprimentos pode ser estudada como um BSC, tal abordagem não é eficaz para a avaliação no nível corporativo em que muitas medidas também podem ser influenciadas por outras atividades de negócio. Para Xian, Qiu e Zhang (2013), o índice de avaliação de desempenho de cadeias de suprimentos com BSC na literatura existente não é totalmente mensurável e as medidas da Gestão da Cadeia de Suprimentos são utilizadas apenas para a construção do referencial teórico do sistema de índice de avaliação de desempenho de cadeias de suprimentos, mas o modelo de avaliação ou algoritmo é escasso. Com base nisso, Xian, Qiu e Zhang (2013) propõe um Fuzzy Hierarchy Evaluation Model (FHEM) com o Balanced Supply Chain Scorecard (BSCS) com base na Fuzzy Principal Component Analysis (FPCA), que supera a multicolinearidade no sistema de indexação do BSC e rende melhor precisão de avaliação de desempenho do que os outros métodos.
            A discussão das questões complexas de um sistema equilibrado de avaliação de desempenho não é simples. O desempenho do BSC é subjectivo, relações de causa e efeito não são claras, e é necessário para atribuir prioridades não iguais a perspectivas e indicadores de desempenho dentro de cada perspectiva (DE FELICE e PETRILLO, 2013). Para De Felice e Petrillo (2013) e Bhagwat e Sharma (2009), o Analytic Hierarchy Process (AHP) representa um dos métodos que podem resolver as questões complexas de um sistema equilibrado de avaliação de desempenho. A aplicação deste método, juntamente com o BSC considera diversas dimensões relevantes do desempenho organizacional e formalmente explica como pesar sua importância dentro de um quadro compreensivo.
3.3 Procedimentos técnicos utilizados para o desenvolvimento dos artigos e setores industriais analisados
            A Tabela 1 apresenta a classificação e distribuição anual dos artigos segundo o procedimento técnico utilizado para o desenvolvimento, de acordo com a classificação utilizada na área de gestão de operações. Embora a revisão da literatura seja uma parte essencial da preparação de qualquer trabalho acadêmico (LAKATOS e MARCONI, 2007), na classificação utilizada neste artigo foram considerados de natureza teórica os artigos que utilizaram apenas a abordagem conceitual na sua concepção.
Tabela 1: Classificação e distribuição anual dos artigos de acordo com o procedimento técnico utilizado para o seu desenvolvimento
Procedimento técnico
Ano
2002
2003
2004
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
Estudo de caso

1
1
2

2

4
1
2
5
3
1
Revisão da literatura
1





1
2
2
1

2

Modelagem











2

Simulação

1







1

1

Survey




1
1
1
2


2



De acordo com os dados da Tabela 1 pode-se verificar que dos procedimentos técnicos utilizados, o estudo de caso apresentou a maior incidência (OLSMATS e DOMINIC, 2003; LOHMAN, FORTUIN e WOUTERS, 2004; KUMAR, OZDAMA e NG, 2005; PARK, LEE e YOO, 2005; BHAGWAT e SHARMA, 2007a; SHARMA e BHAGWAT, 2007; CHANG, 2009; THAKKAR, KANDA e DESHMUKH, 2009; YANG, 2009; ZIMMERMANN e SEURING, 2009; BIGLIARDI e BOTTANI, 2010; NAINI, ALIAHMADI e JAFARI-ESKANDARI, 2011; WANG e LI, 2011; ADARME-JAIMES, ARANGO-SERNA e COGOLLO-FLÓREZ, 2012; AGAMI, SALEH e RASMY, 2012; FRANCESCHINI e TURINA, 2012; NAJMI e MAKUI, 2012; RAJESH et al., 2012; CHANG et al., 2013; FAN et al., 2013; KALL et al., 2013; BHATTACHARYA et al., 2014). Em seguida veio a revisão da literatura (BULLINGER, KÜHNER e VAN HOOF, 2002; BARBER, 2008; ALFARO et al., 2009; VERDECHO, ALFARO e RODRIGUEZ-RODRIGUEZ, 2009; AKYUZ e ERKAN, 2010; SHAW, GRANT e MANGAN, 2010; CHILDERHOUSE e TOWILL, 2011; REEFKE e TROCCHI, 2013; HOLIMCHAYACHOTIKUL et al., 2014), survey (KNOTTS, JONES e UDELL, 2006; BHAGWAT e SHARMA, 2007b; VARMA, WADHWA e DESHMUKH, 2008; BHAGWAT e SHARMA, 2009; CHIA, GOH e HUM, 2009; KIM e RHEE, 2012; WU e CHANG, 2012), simulação (KLEIJNEN e SMITS, 2003; KHAJI e SHAFAEI, 2011; BARNABÈ et al., 2013) e modelagem (DE FELICE e PETRILLO, 2013; XIAN, QIU e ZHANG, 2013). A alta incidência de estudos de caso é explicada pela amadurecimento da temática de pesquisa ao longo dos anos e a necessidade de uma análise minuciosa da aplicação do sistema de medição de desempenho em práticas organizacionais.
A Tabela 1 mostra que, embora com algumas flutuações, houve crescimento em estudos que abordam o alinhamento do BSC com a Gestão da Cadeia de Suprimentos ao longo dos anos, considerando-se que em 2002 apenas 1 artigo foi publicado e houve um pico de 8 publicações em 2009 e 2013. O uso de técnicas quantitativas vem crescendo ultimamente, devido à utilização de técnicas quantitativas tais como lógica fuzzy, AHP, ANP, entre outras, utilizadas para reduzir a subjetividade da análise e validação dos ajustes realizados nas metodologias já estabelecidas ou novas técnicas desenvolvidas.
Os setores industriais em que os métodos foram aplicados são variados, abrangendo a indústria de maquinaria (CHANG, 2009), eletrônica (SHARMA e BHAGWAT, 2007; CHANG, 2009; WU e CHANG, 2012), fabricação de aço (CHANG, 2009), companhias de água e esgoto (FRANCESCHINI e TURINA, 2012), automotiva (SHARMA e BHAGWAT, 2007; ZIMMERMANN e SEURING, 2009; NAINI, ALIAHMADI e JAFARI-ESKANDARI, 2011; NAJMI e MAKUI, 2012), química (ZIMMERMANN e SEURING, 2009), cadeias de suprimentos alimentícias (OLSMATS e DOMINIC, 2003; PARK, LEE e YOO, 2005; SHARMA e BHAGWAT, 2007; BIGLIARDI e BOTTANI, 2010), mercado comercializador de conjuntos (KNOTTS, JONES e UDELL, 2006), cosméticos e produtos de saúde (PARK, LEE e YOO, 2005), serviços (BHAGWAT e SHARMA, 2007b; BHAGWAT e SHARMA, 2009; CHANG et al., 2013), naval (ADARME-JAIMES, ARANGO-SERNA e COGOLLO-FLÓREZ, 2012), cadeias de suprimentos de bens de consumo (SHARMA e BHAGWAT, 2007), hospitais (KUMAR, OZDAMAR e NG, 2005), fabricação de tapetes (BHATTACHARYA et al., 2014), empresas líderes em logística (CHIA, GOH e HUM, 2009; XIAN, QIU e ZHANG, 2013), engenharia de tecnologia  de ponta (BHAGWAT e SHARMA, 2007b; BHAGWAT e SHARMA, 2009), embalagem e distribuição (BHAGWAT e SHARMA, 2007b; BHAGWAT e SHARMA, 2009), moda (DE FELICE e PETRILLO, 2013), bebidas (SHARMA e BHAGWAT, 2007; KALL et al., 2013), cadeias de suprimentos de pétroleo (VARMA, WADHWA e DESHMUKH, 2008), provedor de terceirização de serviços logísticos (RAJESH et al., 2012), roupas esportivas (LOHMAN, FORTUIN e WOUTERS, 2004), fabricante líder de soldagens (BHAGWAT e SHARMA, 2007a), fabricante líder de freios e embreagens (BHAGWAT e SHARMA, 2007a), fabricação de ferro artesanal (BHAGWAT e SHARMA, 2007a), cadeias de suprimentos verdes (KIM e RHEE, 2012), entre outras não identificadas (THAKKAR, KANDA e DESHMUKH, 2009; YANG, 2009; KHAJI e SHAFAEI, 2011; WANG e LI, 2011; AGAMI, SALEH e RASMY, 2012; FAN et al., 2013).
3.4 Métricas propostas na literatura para o desenvolvimento do sistema de medição do desempenho
            Chang (2009), Naini, Aliahmadi e Jafari-Eskandari (2011) e Chang et al. (2013) afirmam que o alinhamento das estruturas conceituais do BSC com os objectivos da Gestão da Cadeia de Suprimentos garante a integração de diferentes operações da empresa, discussão das relações da empresa com seu ambiente externo de negócios, abordagens consistentes de monitoramento para todos os parceiros organizacionais, conexão das empresas com as estratégias organizacionais gerais, engajamento dos funcionários com objetivos operacionais na medição do desempenho, verificação de apenas algumas medidas ou indicadores de desempenho a qualquer momento, lacuna entre os campos financeiros e não-financeiros, e melhoria da gestão da informação nas organizações. Além disso, para De Felice e Petrillo (2013), usar o BSC permite aos stakeholders determinar a saúde dos objetivos de curto, de médio e longo prazo num ápice.
            Com base na revisão da literatura, vários autores têm proposto estruturas específicas que alinham métricas de desempenho de cadeias de suprimentos com as perspectivas do BSC. Neste artigo, visando retratar a esquematização destas estruturas, um modelo que apresenta uma combinação das características mais importantes em algumas dessas propostas são apresentadas. A representação deste modelo pode ser vista no Quadro 1.
Quadro 1: Modelo de alinhamento das perspectivas do Balanced Scorecard com as metas da Gestão da Cadeia de Suprimentos
Perspectiva
Objetivos
Métricas
Perspectiva Financeira
Fluxo de caixa
- Aumento do fluxo de caixa (BREWER e SPEH, 2000; CHANG et al., 2013; DE FELICE e PETRILLO, 2013; PARK, LEE e YOO, 2005; WANG e LI, 2011)
- Período do payback do fluxo de caixa (FAN et al., 2013)
- Variações dos orçamentos (BIGLIARDI e BOTTANI, 2010; SHARMA e BHAGWAT, 2007)
Estrutura de custos
- Melhoria da eficiência operacional e utilização de ativos (ADARME-JAIMES, ARANGO-SERNA e COGOLLO-FLÓREZ, 2012; BHATTACHARYA et al., 2014; BULLINGER, KÜHNER e VAN HOOF, 2002; FRANCESCHINI e TURINA, 2012; WU e CHANG, 2012)
- Flexibilidade operacional (NAJMI e MAKUI, 2012)
- Preços das matérias-primas (VARMA, WADHWA e DESHMUKH, 2008)
Lucratividade
- Economia de eficiência energética (BHATTACHARYA et al., 2014; REEFKE e TROCCHI, 2013; SHAW, GRANT e MANGAN, 2010)
- Lucro por empregado (CHANG et al., 2013)
- Aumento das margens de lucro (BARNABÈ et al., 2013; BREWER e SPEH, 2000; DE FELICE e PETRILLO, 2013; FAN et al., 2013; KLEIJNEN e SMITS, 2003; PARK, LEE e YOO, 2005; RAJESH et al., 2012; REEFKE e TROCCHI, 2013)
- Retorno sobre o aumento de ativos (XIAN, QIU e ZHANG, 2013; WU e CHANG, 2012)
- Retorno sobre o aumento de investimentos (BHAGWAT e SHARMA, 2007a; BIGLIARDI e BOTTANI, 2010; DE FELICE e PETRILLO, 2013; XIAN, QIU e ZHANG, 2013)
Crescimento dos lucros
- Redução dos custos por hora de operação e transporte (BHAGWAT e SHARMA, 2007a; NAINI, ALIAHMADI e JAFARI-ESKANDARI, 2011)
- Lucros por aumento nas vendas e participação no mercado (BULLINGER, KÜHNER e VAN HOOF, 2002; CHANG et al., 2013; KLEIJNEN e SMITS, 2003; VARMA, WADHWA e DESHMUKH, 2008; WANG e LI, 2011; WU e CHANG, 2012; XIAN, QIU e ZHANG, 2013; ZIMMERMANN e SEURING, 2009)
Perspectiva dos Clientes
Imagem da empresa
- Business ethics (BHATTACHARYA et al., 2014)
- Environmental policy (SHAW; GRANT; MANGAN, 2010)
- Getting new customers (ADARME-JAIMES; ARANGO-SERNA; COGOLLO-FLÓREZ, 2012)
- Increase of image and reputation of the company and the recognition rate of the corporate market (BHATTACHARYA et al., 2014; FRANCESCHINI; TURINA, 2012; PARK; LEE; YOO, 2005; REEFKE; TROCCHI, 2013; XIAN; QIU; ZHANG, 2013; WU; CHANG, 2012)
- Acreditação ISO (SHAW, GRANT e MANGAN, 2010)
Relacionamento com clientes
- Assistência ao fornecedor na resolução de problemas técnicos (WU e CHANG, 2012)
- Taxa de retenção de clientes (ADARME-JAIMES, ARANGO-SERNA e COGOLLO-FLÓREZ, 2012; BARNABÈ et al., 2013; DE FELICE e PETRILLO, 2013; FAN et al., 2013; LOHMAN, FORTUIN e WOUTERS, 2004; REEFKE e TROCCHI, 2013; XIAN, QIU e ZHANG, 2013; WANG e LI, 2011; ZIMMERMANN e SEURING, 2009)
- Melhoria da pontualidade da entrega (BIGLIARDI e BOTTANI, 2010; CHANG et al., 2013; WANG e LI, 2011; WU e CHANG, 2012)
- Melhoria da taxa de atendimento dos pedidos de clientes (BHAGWAT e SHARMA, 2007a; BIGLIARDI e BOTTANI, 2010; CHANG et al., 2013; LOHMAN, FORTUIN e WOUTERS, 2004; NAJMI e MAKUI, 2012)
- Redução do tempo de resposta aos clientes (PARK, LEE e YOO, 2005; WU e CHANG, 2012)
- Capacidade de resposta a entregas urgentes (BHAGWAT e SHARMA, 2007a; BIGLIARDI e BOTTANI, 2010)
Liderança do produto
- Conformidade às especificações de produtos ‘fabricados sob encomenda' (KLEIJNEN e SMITS, 2003)
- Taxa de preenchimento de produtos fabricados em massa (KLEIJNEN e SMITS, 2003)
- Melhoria da qualidade do produto (BHAGWAT e SHARMA, 2007a; BIGLIARDI e BOTTANI, 2010; BULLINGER, KÜHNER e VAN HOOF, 2002)
- Aumento do nível de valor percebido do produto (BHAGWAT e SHARMA, 2007a; BIGLIARDI e BOTTANI, 2010; PARK, LEE e YOO, 2005; SHARMA e BHAGWAT, 2007)
- Fornecimento de produtos com preços acessíveis (PARK, LEE e YOO, 2005)
- Forncecimento de uma ampla gama de produtos (SHARMA e BHAGWAT, 2007; WU e CHANG, 2012)
- Pureza do produto (VARMA, WADHWA e DESHMUKH, 2008)
- Redução da taxa de retorno de produtos (CHANG et al., 2013; PARK, LEE e YOO, 2005; WU e CHANG, 2012)
Perspectiva dos Processos Internos do Negócio
Colaboração
- Benchmarking (SHAW, GRANT e MANGAN, 2010)
- Gestão de Recursos Humanos (REEFKE e TROCCHI, 2013)
- Melhoria do compartilhamento de informações sobre o pedido, inventário e previsões de vendas (BIGLIARDI e BOTTANI, 2010; PARK, LEE e YOO, 2005; VARMA, WADHWA e DESHMUKH, 2008; WU e CHANG, 2012)
Gestão de entregas
- Melhoria da eficiência de entrega e melhor utilização das ferramentas de transporte (DE FELICE e PETRILLO, 2013; NAJMI e MAKUI, 2012; PARK, LEE e YOO, 2005; VARMA, WADHWA e DESHMUKH, 2008; WU e CHANG, 2012; ZIMMERMANN e SEURING, 2009)
Gestão industrial
- Taxa de emissões de carbono (SHAW, GRANT e MANGAN, 2010)
- Eficiência do uso de energia (BHATTACHARYA et al., 2014; FRANCESCHINI e TURINA, 2012)
- Melhoria da qualidade da acurácia da produção e inventário (BARNABÈ et al., 2013; BIGLIARDI e BOTTANI, 2010; DE FELICE e PETRILLO, 2013; XIAN, QIU e ZHANG, 2013; WU e CHANG, 2012; ZIMMERMANN e SEURING, 2009)
- Aumento da eficiência de produção (BHATTACHARYA et al., 2014; BIGLIARDI e BOTTANI, 2010; BULLINGER, KÜHNER e VAN HOOF, 2002; CHANG et al., 2013; REEFKE e TROCCHI, 2013; WU e CHANG, 2012)
- Automação de processos (CHANG et al., 2013)
- Precisão do planejamento da produção (FAN et al., 2013; XIAN, QIU e ZHANG, 2013)
- Utilização de recursos (KLEIJNEN e SMITS, 2003; REEFKE e TROCCHI, 2013)
- Giro de estoques (ADARME-JAIMES, ARANGO-SERNA e COGOLLO-FLÓREZ, 2012)
- Rendimentos (KLEIJNEN e SMITS, 2003)
- Redução do tempo de ciclo de desenvolvimento de produtos, ordens de compra e planejamento do processo (BHAGWAT e SHARMA, 2007a; BIGLIARDI e BOTTANI, 2010; SHARMA e BHAGWAT, 2007)
Gestão da inovação
- Identificação de mercados mais inovadores (BHAGWAT e SHARMA, 2007a)
- Novos investimentos em tecnologia de informação para a gestão da cadeia de suprimentos (KLEIJNEN e SMITS, 2003)
- Rápida comercialização de produtos inovadores (XIAN, QIU e ZHANG, 2013; WU e CHANG, 2012)
Processamento de pedidos de compra
- Melhoria da taxa de preenchimento de ordens de compra e a percentagem de pedidos de compra online (CHANG et al., 2013; XIAN, QIU e ZHANG, 2013; WU e CHANG, 2012)
- Redução de resíduos de embalagens na interface cliente-fornecedor (NAINI, ALIAHMADI e JAFARI-ESKANDARI, 2011)
Liderança da fonte
- Maior precisão nas técnicas de previsão de vendas (BHAGWAT e SHARMA, 2007a; PARK, LEE e YOO, 2005; SHARMA e BHAGWAT, 2007)
- Melhoria da qualidade dos produtos adquiridos e entrega de suprimentos online (WU e CHANG, 2012)
- Redução no preço dos bens adquiridos (WU e CHANG, 2012)
Perspectiva dos Processos Externos do Negócio
Melhoria da colaboração com os parceiros
- Avaliação do desempenho ambiental dos fornecedores (NAINI, ALIAHMADI e JAFARI-ESKANDARI, 2011)
- Compartilhamento de informações de pedidos, previsão e inventário (PARK, LEE e YOO, 2005)
- Relação da taxa de custos da cadeia de suprimentos sincronizada (WANG e LI, 2011)
- Confiança nos parceiros (PARK, LEE e YOO, 2005)
Melhoria da eficiência de transação de pedidos de compra
- Porcentagem de processamento online de pedidos de compra (PARK, LEE e YOO, 2005)
- Taxa de preenchimento de pedidos de compra (PARK, LEE e YOO, 2005)
Melhoria da liderança da fonte
- Taxa de retorno de materiais (PARK, LEE e YOO, 2005)
- Qualidade e preço dos bens comprados (PARK, LEE e YOO, 2005)
- Entregas pontuais do fornecedor (PARK, LEE e YOO, 2005)
- Tempo e porcentagem de licitações bem sucedidas (PARK, LEE e YOO, 2005)
Perspectiva do Aprendizado e Crescimento
Capital humano
- Melhoria da satisfação dos funcionários (ADARME-JAIMES, ARANGO-SERNA e COGOLLO-FLÓREZ, 2012; BARNABÈ et al., 2013; BHATTACHARYA et al., 2014; CHANG et al., 2013; DE FELICE e PETRILLO, 2013; LOHMAN, FORTUIN e WOUTERS, 2004; REEFKE e TROCCHI, 2013)
- Melhoria das habilidades e capacidades das especialidades dos funcionários (CHANG et al., 2013; DE FELICE e PETRILLO, 2013; FRANCESCHINI e TURINA, 2012; NAJMI e MAKUI, 2012; RAJESH et al., 2012; XIAN, QIU e ZHANG, 2013; WU e CHANG, 2012)
- Comprometimento dos gestores do nível tático (BHATTACHARYA et al., 2014)
- Oportunidades de desenvolvimento profissional (LOHMAN, FORTUIN e WOUTERS, 2004)
- Condições mais seguras de trabalho (REEFKE e TROCCHI, 2013)
- Comprometimento da alta gerência (BHATTACHARYA et al., 2014)
Capital de informação
- Melhoria da gestão do conhecimento e acesso a várias informações (BARNABÈ et al., 2013; FAN et al., 2013; WU e CHANG, 2012)
- Grau de compartilhamento do conhecimento (BIGLIARDI e BOTTANI, 2010; WANG e LI, 2011; XIAN, QIU e ZHANG, 2013)
- Uso de tecnologia da informação (VARMA, WADHWA e DESHMUKH, 2008)
Capital organizacional
- Adoção de certificação de qualidade (FRANCESCHINI e TURINA, 2012)
- Assistência na resolução de problemas técnicos (BIGLIARDI e BOTTANI, 2010; SHARMA e BHAGWAT, 2007)
- Melhores condições de trabalho (REEFKE e TROCCHI, 2013)
- Cadeia de suprimentos mais limpa (SHAW, GRANT e MANGAN, 2010)
- Melhoria dos processos administrativos (ZIMMERMANN e SEURING, 2009)
- Melhoria do compartilhamento de conhecimento e consciência da visão dos funcionários, objetivos e metas da organização (CHANG et al., 2013; WU e CHANG, 2012)
- Aumento das atividades de Pesquisa & Desenvolvimento (BULLINGER, KÜHNER e VAN HOOF, 2002; DE FELICE e PETRILLO, 2013; FRANCESCHINI e TURINA, 2012)
- Manutenção da agilidade e flexibilidade para se adaptar às mudanças nas condições de negócios (NAINI, ALIAHMADI e JAFARI-ESKANDARI, 2011)
- Melhoria nos procedimentos da Gestão da Cadeia de Suprimentos (CHANG et al., 2013)


4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
            A medição de desempenho é um elemento essencial do planejamento e controle eficaz, bem como a tomada de decisões. Os resultados das medições mostram os efeitos das estratégias e oportunidades potenciais na Gestão da Cadeia de Suprimentos.
            Este artigo apresentou uma revisão da literatura sobre o alinhamento do BSC com a Gestão da Cadeia de Suprimentos, buscando caracterizar o estado da arte sobre o tema, apresentando o conjunto de métricas específicas para cada perspectiva nos principais artigos, algumas razões para a utilização do sistema de medição para tais avaliações, bem como as vantagens do uso. Com base em vários artigos, o uso do BSC para medir o desempenho de cadeias de suprimentos é útil não apenas para empresas e gestores, mas também fornece uma direção clara para pesquisadores para a medição precisa de cada desempenho.
            O fato de o estudo de caso ser o procedimento técnico mais utilizado nas pesquisas corrobora os estudos de Berto e Nakano (2000), Miguel (2007) e Walter e Tubino (2013), os quais apontam o estudo de caso como a abordagem metodológica mais comumente utilizada na área de engenharia de produção e gestão de operações.
            Diversas lacunas de pesquisa para futuras pesquisas foram propostas na literatura, tais como a concepção de um modelo de simulação que explica como as métricas de desempenho de cadeias de suprimentos reagem a fatores de controle gerenciais e ambientais, realização de análise de sensibilidade, otimização, análise de robustez do modelo de simulação de cadeias de suprimentos, a aplicação do sistema em várias organizações para fornecer resultados mais concretos, e aplicação de métodos tais como AHP, ANP e outras ferramentas matemáticas na avaliação.
            É importante destacar como limitações deste estudo o foco em aspectos mencionados pelos autores, uma vez que a abordagem qualitativa é baseada no subjetivismo, o que pode negligenciar muitos aspectos importantes dos estudos analisados. Outra limitação reside no fato de que as pesquisas bibliográficas têm a possibilidade de apresentar dados secundários coletados ou processados em erro, e, assim, espalhar ou expandir os erros (GIL, 2008). De forma a minimizar estas limitações da pesquisa proposta foram analisados ​​apenas artigos publicados em periódicos. Outro ponto a destacar é que a quantidade de artigos analisados​​, o número de conteúdos e abordagens presentes em sua estrutura, bem como as limitações de espaço inerentes a um artigo científico, impediram uma análise mais profunda dos resultados obtidos em cada produção. Futuros artigos podem ser desenvolvido, aumentando o tamanho da amostra analisada e aprofundando as análises aqui iniciadas.
            É importante ressaltar que, apesar de todas as limitações inerentes ao tipo de trabalho proposto, os resultados contribuíram para caracterizar o perfil dos trabalhos acadêmicos sobre o BSC com a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Como conclusões deste trabalho pode-se afirmar que o uso do BSC como um sistema de medição de desempenho para a cadeia de suprimentos incentiva a cooperação entre os membros e a criação de outras métricas de avaliação e tem um foco mais amplo, com a maior preocupação com a cadeia de suprimentos de forma eficaz, discutindo a necessidade de articulação esforços entre os seus membros para melhorar o desempenho de toda a cadeia.

REFERÊNCIAS
ADARME-JAIMES, W.; ARANGO-SERNA, M. D.; COGOLLO-FLÓREZ, J. M. (2012) Medición del desempeño para cadenas de abastecimiento en ambientes de imprecisión usando lógica difusa. Ing. Univ., v. 16, n. 1, p. 95-115.

AGAMI, N.; SALEH, M.; RASMY, M. (2012) A Hybrid Dynamic Framework for Supply Chain Performance Improvement. IEEE Systems Journal, v. 6, n. 3, p. 469-478.

AKYUZ, G. A.; ERKAN, T. E. (2010) Supply chain performance measurement: a literature review. International Journal of Production Research, v. 48, n. 17, p. 5137-5155.

ALFARO, J. J. et al. (2009) Business process interoperability and collaborative performance measurement. International Journal of Computer Integrated Manufacturing, v. 22, n. 9, p. 877-889.

BARBER, E. (2008) How to measure the “value” in value chains. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, v. 38, n. 9, p. 685-698.

BARNABÈ, F. et al. (2013) The strategic micro-firm: a role play in management training for dynamic businesses. Journal of Workplace Learning, v. 25, n. 5, p. 328-342.

BERTO, R. M. V. S.; NAKANO, D. N. (2000) A produção científica nos anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção: um levantamento de métodos e tipos de pesquisa. Produção, v. 9, n. 2, p. 65-76.

BHAGWAT, R.; SHARMA, M. K. (2007a) Performance measurement of supply chain management: a balanced scorecard approach. Computers & Industrial Engineering, v. 53, n. 1, p. 43-62.

BHAGWAT, R.; SHARMA, M. K. (2007b) Performance measurement of supply chain management using the analytical hierarchy process. Production Planning & Control, v. 18, n. 8, p. 666-680.

BHAGWAT, R.; SHARMA, M. K. (2009) An application of the integrated AHP-PGP model for performance measurement of supply chain management. Production Planning & Control, v. 20, n. 8, p. 678-690.

BHATTACHARYA, A. et al. (2014) Green supply chain performance measurement using fuzzy ANP-based balanced scorecard: a collaborative decision-making approach. Production Planning & Control, v. 25, n. 8, p. 698-714.

BIGLIARDI, B.; BOTTANI, E. (2010) Performance measurement in the food supply chain: a balanced scorecard approach. Facilities, v. 28, n. 5/6, p. 249-260.

BREWER, P. C.; SPEH, T. W. (2000) Using the balanced scorecard to measure supply chain performance. Journal of Business Logistics, v. 21, n. 1, p. 75-93.

BREWER, P. C.; SPEH, T. (2001) Adapting the balanced scorecard to supply chain management. Supply Chain Management Review, v. 5, n. 2, p. 48-56.

BULLINGER, H-J.; KÜHNER, M.; VAN HOOF, A. (2002) Analysing supply chain performance using a balanced measurement method. International Journal of Production Research, v. 40, n. 15, p. 3533-3543.

CARNEVALLI, J. A.; MIGUEL, P. A. C. (2008) Review, analysis and classification of the literature on QFD - types of research, difficulties and benefits. International Journal of Production Economics, v. 114, n. 2, p. 737-754.

CHANG, H. H. (2009) An empirical study of evaluating supply chain management integration using the balanced scorecard in Taiwan. The Service Industrial Journal, v. 29, n. 2, p. 185-202.

CHANG, H H et al. (2013) Using the balanced scorecard on supply chain integration performance - a case study of service businesses. Service Business, v. 7, n. 4, p. 539-561.

CHIA, A.; GOH, M.; HUM, S-H. (2009) Performance measurement in supply chain entities: balanced scorecard perspective. Benchmarking, v. 16, n. 5, p. 605-620.

CHILDERHOUSE, P.; TOWILL, D. R. (2011) A systems engineering approach to supply chain auditing. Journal of Manufacturing Technology Management, v. 22, n. 5, p. 621-640.

DE FELICE, F.; PETRILLO, A. (2013) Key success factors for organizational innovation in the fashion industry. International Journal of Engineering Business Management, v. 5, Especial Issue, p. 1-11.

FAN, X. et al. (2013) An evaluation model of supply chain performances using 5DBSC and LMBP neural network algorithm. Journal of Bionic Engineering, v. 10, n. 3, p. 383-395.

FORZA, C. (2002) Survey research in operations management: a process-based perspective. International Journal of Operations & Production Management, v. 22, n. 2, p. 152-194.

FRANCESCHINI, F.; TURINA, E. (2012) Proposal for a performance dashboard for the monitoring of Water and Sewage Service Companies (WaSCs). Water Resources Management, v. 26, n. 1, p. 63-80.

GIL, A. C. (2008) Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas.

HOLIMCHAYACHOTIKUL, P. et al. (2014) Value creation through collaborative supply chain: holistic performance enhancement road map. Production Planning & Control, v. 25, n. 11, p. 912-922.

KALL, E. et al. (2013) Análise da cadeia produtiva através do modelo de desempenho Balanced Scorecard. Espacios, v. 34, n. 4, p. 11-23.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. (1996) Using the balanced scorecard as a strategic management system. Harvard Business Review, Jan-Feb, p. 75-85.

KHAJI, M. R.; SHAFAEI, R. (2011) A system dynamics approach for strategic partnering in supply networks. International Journal of Computer Integrated Manufacturing, v. 24, n. 2, p. 106-125.

KIM, J.; RHEE, J. (2012) An empirical study on the impact of critical success factors on the balanced scorecard performance in Korean green supply chain management enterprises. International Journal of Production Research, v. 50, n. 9, p. 2465-2483.

KLEIJNEN, J. P. C.; SMITS, M. T. (2003) Performance metrics in supply chain management. Journal of the Operational Research Society, v. 54, n. 5, p. 507-514.

KNOTTS, T. L.; JONES, S. C.; UDELL, G. G. (2006) Using a ‘‘balanced approach’’ to measure merchandising supplier performance. Measuring Business Excellence, v. 10, n. 1, p. 4-13.

KUENG, P.; WETTSTEIN, T.; LIST, B. (2001) A holistic process performance analysis through a performance data warehouse. In: AMERICAS CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEM, 7, 2001, Boston. Proceedings... Boston, AIS Electronic Library, p. 349-356.

KUMAR, A.; OZDAMAR, L.; NG, C. P. (2005) Procurement performance measurement system in the health care industry. International Journal of Health Care Quality Assurance, v. 18, n. 2, p. 152-166.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. (2007) Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. São Paulo: Atlas.

LOHMAN, C.; FORTUIN, L.; WOUTERS, M. (2004) Designing a performance measurement system: A case study. European Journal of Operational Research, v. 156, n. 2, p. 267-286.

MIGUEL, P. A. C. (2007) Estudo de caso na engenharia de produção: estruturação e recomendações para sua condução. Produção, v. 17, n. 1, p. 216-229.

NAJMI, A.; MAKUI, A. (2012) A conceptual model for measuring supply chain's performance. Production Planning & Control, v. 23, n. 9, p. 694-706.

NAINI, S. G. J.; ALIAHMADI, A. R.; JAFARI-ESKANDARI, M. (2011) Designing a mixed performance measurement system for environmental supply chain management using evolutionary game theory and balanced scorecard: A case study of an auto industry supply chain. Resources, Conservation and Recycling, v. 55, n. 6, p. 593-603.

NGAI, E. W. T. et al. (2008) RFID research: an academic literature review (1995-2005) and future research directions. International Journal of Production Economics, v. 112, n. 1, p. 510-520.

OLSMATS, C.; DOMINIC, C. (2003) Packaging scorecard - a packaging performance evaluation method. Packaging Technology and Science, v. 16, n. 1, p. 9-14.

PARK, J. H.; LEE, J. K.; YOO, J. S. (2005) A framework for designing the balanced supply chain scorecard. European Journal of Information Systems, v. 14, n. 4, p. 335-346.

RAJESH, R. et al. (2012) Generic balanced scorecard framework for third party logistics service provider. International Journal of Production Economics, v. 140, n. 1, p. 269-282.

REEFKE, H.; TROCCHI, M. (2013) Balanced scorecard for sustainable supply chains: design and development guidelines. International Journal of Productivity and Performance Management, v. 62, n. 8, p. 805-826.

SHARMA, M. K.; BHAGWAT, R. (2007) An integrated BSC-AHP approach for supply chain management evaluation. Measuring Business Excellence, v. 11, n. 3, p. 57-68.

SHAW, S.; GRANT, D. B.; MANGAN, J. (2010) Developing environmental supply chain performance measures. Benchmarking, v. 17, n. 3, p. 320-339.

SINGHAL, K.; SINGHAL, J. (2012) Opportunities for developing the science of operations and supply-chain management. Journal of Operations Management, v. 30, n. 3, p. 245-252.

THAKKAR, J.; KANDA, A.; DESHMUKH, S. G. (2009) Supply chain performance measurement framework for small and medium scale enterprises. Benchmarking, v. 16, n. 5, p. 702-723.

TSANG, A. H. C.; JARDINE, A. K. S.; KOLODNY, H. (1999) Measuring maintenance performance: a holistic approach. International Journal of Operations & Production Management, v. 19, n. 7, p. 691-715.

VARMA, S.; WADHWA, S.; DESHMUKH, S. G. (2008) Evaluating petroleum supply chain performance: application of analytical hierarchy process to balanced scorecard. Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics, v. 20, n. 3, p. 343-356.

VERDECHO, M. J.; ALFARO, J. J.; RODRIGUEZ-RODRIGUEZ, R. (2009) Foundations for collaborative performance measurement. Production Planning & Control, v. 20, n. 3, p. 193-205.

VILLAS, M. V.; SOARES, T. D. L. V. A. M.; RUSSO, G. M. (2008) Bibliographical research method for business administration studies: a model based on scientific journal ranking. Brazilian Administration Review, v. 5, n. 2, p. 139-159.

WALTER, O. M. F. C.; TUBINO, D. F. (2013) Métodos de avaliação da implantação da manufatura enxuta: uma revisão da literatura e classificação. Gestão & Produção, v. 20, n. 1, p. 23-45.

WANG, X.; LI, Z. (2011) An new evaluation model for synchronized supply chain based on entropy weight and TOPSIS. Advances in information Sciences and Service Sciences (AISS), v. 3, n. 10, p. 30-35.

WU, I-L.; CHANG, C-H. (2012) Using the balanced scorecard in assessing the performance of e-SCM diffusion: a multi-stage perspective. Decision Support Systems, v. 52, n. 2, p. 474-485.

XIAN, S.; QIU, D.; ZHANG, S. (2013) A fuzzy principal component analysis approach to hierarchical evaluation model for balanced supply chain scorecard grading. Journal of Optimization Theory and Applications, v. 159, n. 2, p. 518-535.

YANG, J. (2009) Integrative performance evaluation for supply chain system based on logarithm triangular fuzzy number-AHP method. Kybernetes, v. 38, n. 10, p. 1760-1770.

ZIMMERMANN, K.; SEURING, S. (2009) Two case studies on developing, implementing and evaluating a balanced scorecard in distribution channel dyads. International Journal of Logistics Research and Applications, v. 12, n. 1, p. 63-81


AUTORES

THALES BOTELHO DE SOUSA
ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO 
CARLOS EDUARDO SOARES CAMPAROTTI
ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO 
KLEBER FRANCISCO ESPOSTO
ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FÁBIO MÜLLER GUERRINI

ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Um comentário:

  1. Muito obrigado pelo auxílio Geraldo.

    Com certeza o blog será um importante meio de divulgação.

    Espero que os leitores gostem e o artigo lhes seja útil.

    Abraços!


    Thales Botelho de Sousa

    ResponderExcluir