Já passei por diversos
ciclos mensais de Fechamento Contábil-Financeiro em muitas empresas e, posso
afirmar que independentemente do tamanho e faturamento de cada uma delas, as
dificuldades e problemas encontrados nesse período são praticamente os mesmos.
Noites mal dormidas, caixas
de e-mail cheias de questionamentos sobre os resultados do negócio, internet e sistemas
perdendo conexão, entre outros... Estas são algumas das mais diversas adversidades
que “coincidentemente” ocorrem com bastante frequência nesse período.
Nesse tema, as pequenas e
médias empresas apresentam controles e procedimentos bastante flexíveis, tornando-os
até certo ponto, “afrouxados” se comparados às grandes corporações. Vejo esse
comportamento muito em virtude de alguns vícios das empresas, como por exemplo:
- pequeno engajamento dos colaboradores fora das
áreas Contábil e Financeira;
- mau uso das ferramentas
dos Sistemas de Informação, tornando-os complexos e ineficientes;
- excesso de informes
gerenciais com informações pouco relevantes;
- procrastinação de
atividades (deixar para a última hora);
Nas grandes corporações, principalmente
após a aprovação da Lei Sarbanes-Oxley (SOX), aumentou-se a preocupação com a
veracidade das informações e, devido a essa necessidade de transparência e a
velocidade da internet, os prazos de fechamento estão cada vez mais apertados.
Nessas empresas
multinacionais existem setores de Consolidação bastante preparados e focados
nesse tipo de informação. Nas pequenas e médias o Gerente Financeiro/Contábil
acaba desempenhando, muitas vezes sozinho, esse importante papel.
Mas
então o que fazer para suprir tais demandas e minimizar os ruídos de
comunicação nesse período?
Acredito que a definição do
papel de cada gestor na transmissão das informações através de regras claras do
que cada um precisa para “construir” um fechamento mensal de um negócio seria o
primeiro passo.
Os gestores devem destacar a
importância de cada uma das áreas da empresa neste processo, para que estes
colaboradores entendam que as informações geradas por eles sejam utilizadas para
crescimento do negócio e não para ser apenas um comparativo porcentual de um
mês para o outro.
Esse “medo de informar”
precisa ser expurgado da cultura das empresas e esta sinergia entre as áreas
precisa ser trabalhada diariamente e efetivamente colocada em prática. Treinamentos técnicos e comportamentais podem
ajudar muito! Além disso as empresas devem incentivar e treinar os gestores a
darem feedbacks assertivos e adequados.
Penso ser possível e viável colocar
em prática em muitas pequenas e médias empresas este conceito de Fechamento
Mensal utilizado nas grandes corporações, adaptando-o à realidade de recursos
humanos e tecnológicos das empresas brasileiras.
Nessas empresas de sucesso todos
os colaboradores são tratados como Accountable
(um mix de responsabilidade e ética), ou seja, cada informação gerada por
eles é importante para o negócio e todos (sem exceção) são responsáveis por elas,
desde o primeiro dia até o final do mês.
Por
Gustavo Rodrigues, Consultor Sênior na CROB Consultores.
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