Pesquisar este blog

27 de novembro de 2017

O PPCP - PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA AS EMPRESAS DE MANUFATURA

INTRODUÇÃO

Segundo Marques (2017), no ambiente empresarial, há a necessidade de lidar com entregas, prazos, estoques, funcionários, fornecedores e diversas tarefas relacionadas à área de atuação da empresa, o quê exige um gerenciamento eficaz para manter o controle e o funcionamento do local. O Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP) é uma ferramenta indispensável na organização empresarial, visto que este auxilia a monitorar os processos envolvidos na linha de produção em questão.
O PPCP tem a finalidade de sistematizar as etapas que a empresa possui, obtendo eficiência na entrega do produto ao cliente final, capacidade de obter a quantidade necessária de matéria prima na encomenda e por fim, se assegurar de que as metas do estabelecimento seguem conforme planejado, visando aperfeiçoar o uso do tempo e dos recursos de produção e diminuir os custos.
Dentre suas principais atividades, tem-se a proposta de seguir um ritmo de trabalho com o intuito de obter melhores resultados, garantindo que o produto seja entregue no tempo e quantidade determinada e visando máxima qualidade, sendo assim, é importante a realização de um bom planejamento e previsão de demanda para quantificar os recursos de mão de obra e fabricação (CASA DA CONSULTORIA, 2013).

O PPCP NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

O princípio dos sistemas operacionais e da Engenharia de Produção são encontrados no PPCP, considerando que a função de desenvolvimento e projeto de sistemas é relacionada ao engenheiro de produção, sendo que este tem a finalidade de deduzir e avaliar a melhor maneira de resolver a situação, exigindo administração e solução de problemas práticos. Contudo, a ferramenta se torna um alicerce e é essencial para a projeção e desenvolvimento da empresa, fator importante no contexto da área. (SPRAKEL & FILHO).

DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA AS EMPRESAS

Segundo Melo (2014), o fato de nos depararmos com mercados competitivos, faz com que as empresas se preocupem em investir na gestão de processos de negócio, onde os responsáveis tenham um amplo conhecimento no ramo, pois não há apenas preocupação com os produtos, a obtenção de uma operação eficiente gera lucros e é mais conceituada pelos clientes, devido os diferentes tipos de demanda.
Para uma operação eficiente, é de extrema importância que as empresas sigam um alinhamento de ideias e estratégias de negócio, envolvendo softwares e estruturas de tecnologia de informação, promovendo processos mais inteligentes, o que só um PPCP de qualidade consegue fornecer. Os benefícios são visíveis através da eliminação de desperdícios tanto de tempo quanto de produto, além do diferencial de otimização e modernização dos sistemas de gestão de processos e produtos.
O Planejamento e Controle da Produção consiste em todas as atividades que diretamente estão relacionadas com a produção de bens e serviços dentro de uma organização. Sendo que não compreende apenas as operações de fabricação e montagem de produtos, mas também diversas atividades como armazenagem, movimentação, entretenimento, aluguel e etc.
Para que o PPCP cumpra o seu papel dentro da organização para com o atingimento das metas estratégicas da organização e favorecer a um diferencial competitivo é necessário apoiar o tomador de decisões em:
·         Planejar as necessidades futuras de capacidade produtiva da organização;
·         Planejar os materiais comprados;
·         Planejar os níveis adequados de estoque de matérias-primas, semi-acabados e produtos acabados, nos pontos certos;
·         Programar atividades de produção;
·         Ser capaz de prometer os menores prazos de entrega aos clientes;
·         Ser capaz de agir eficazmente;
·         Saber e informar a respeito da situação em que se encontra o processo produtivo;
Ainda para que o PPCP assuma uma posição de diferencial competitivo dentro da organização é necessária uma total interação entre outros setores da empresa, administrando dessa forma todas as informações oriundas de diversas áreas do sistema produtivo. Da Engenharia do Produto são necessárias informações contidas nas listas de materiais de desenhos técnicos, da Engenharia de Processo os roteiros de fabricação e os leads times, no Marketing buscam-se os planos de vendas e os pedidos firmes. A Manutenção fornece os planos de manutenção, Compras/Suprimentos informa as entradas e saídas dos materiais em estoque, dos Recursos Humanos são necessários os programas de treinamento, Finanças fornecem o plano de investimento e o fluxo de caixa, entre outros relacionamentos existentes.

PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO

A Programação da Produção é uma das atividades mais importantes realizadas pela área de PPCP em uma organização de manufatura, o principal objetivo de se programar a produção é para atender aos prazos de entrega num período mais curto possível e as quantidades dos produtos vendidos, analisando os custos planejados buscando a melhor otimização dos mesmos.
Segundo Slack (2002), o “planejamento e controle da produção é o gerenciamento das atividades envolvidas na operação produtiva, de modo a realizar de forma contínua e sem atrasos à demanda dos consumidores”. Logo, enfatiza também que a função do Planejamento Programação e Controle da Produção não se resume em emitir documentos formalizados para dar o start a produção, mas sim realizar o gerenciamento dos recursos da organização para que seja possível o cumprimento dos prazos e quantidades prometidas aos seus clientes.
Segundo Zaccarelli (1998), podemos definir o Planejamento Programação e Controle da Produção como um sistema de transformação de informações sobre estoques existentes, previsão de vendas, componentes, matérias-primas, processos, tempos, capacidade disponível, a partir do que se determinam os dados das ordens de produção, desta forma, fica evidente a fundamental importância do PPCP para qualquer estrutura organizacional, pois tornou-se elemento chave para as tomadas de decisões além de se atentar sempre as suas limitações de recursos existentes que podem impactar negativamente em seu gerenciamento.

NÍVEIS HIERÁRQUICOS DO PPCP

Segundo Tubino (1997), as atividades do PPCP são exercidas nos três níveis hierárquicos de planejamento e controle das atividades produtivas de um sistema de produção. No nível estratégico, onde são definidas as políticas estratégicas de longo prazo da empresa, o PPCP participa da formulação do planejamento estratégico da produção, gerando um plano de produção. No nível tático, onde são estabelecidos os planos de médio prazo para a produção, o PPCP desenvolve e implanta o planejamento mestre da produção (PMP). No nível operacional são preparados os programas de produção de curto prazo, o PPCP prepara a programação da produção administrando estoques, sequenciando, emitindo e liberando as ordens de compras, fabricação e montagem, bem como executa o acompanhamento e controle da produção. Portanto, em termos simples, o PPCP determina o que vai ser produzido, o quanto vai ser, como vai ser, onde vai ser, quem vai produzir e quando vai ser produzido.

FATORES QUE IMPACTAM NEGATIVAMENTE O PPCP

Existem alguns fatores que prejudicam o bom desempenho do PPCP enfraquecendo-o como diferencial competitivo dentro de uma organização, estes fatores estão diretamente ligados a qualidade da informação recebida pelo departamento. Pode-se então classificar estes fatores em dois principais subsistemas que são classificados a seguir:
Subsistema Pessoal
Refere-se aos fatores relacionados as pessoas, sendo estes; motivação/interesse: considera-se a falta de motivação dos funcionários para o compartilhamento das informações, isso ocorre devido ao não envolvimento das pessoas com relação aos objetivos estratégicos da organização, acarretando em um indevido tratamento das informações relevantes para o PPCP. Além de outros fatores como: competências técnicas, comportamento colaborativo, comunicação, registros formais.
Subsistema Tecnológico
Refere-se as tecnologias utilizadas na empresa para apoio as informações que devem chegar até o PPCP, sendo estes; Abrangência do Sistema: sistemas de armazenamento, tratamento de dados e informações, são as informações perdidas e o surgimento de controles paralelos que favorecem ao surgimento de ambiguidade, o que gera ineficiência do PPCP e prejudica a tomada de decisão. Estando presente também nesse subsistema:


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pode-se concluir o quão importante é o PPCP para todos os passos de uma organização, desde o planejamento de vendas até a análise da capacidade de produção e entrega dos produtos acabados, este planejar, programar e controlar são algumas das principais atividades do departamento e que favorecem plenamente para a empresa se tornar competitiva e diferenciada diante do mercado.
Deve-se ter em mente que proporcionar a capacidade de produção de maneira a satisfazer a demanda atual e futura está no escopo do trabalho da área de Planejamento e Controle de Produção de todas as empresas, buscando sempre este equilíbrio entre demanda e capacidade para que possa contribuir para o crescimento da empresa, maior lucratividade e satisfação dos acionistas.
A partir do trabalho apresentado, é possível perceber que a opção pelo uso de um sistema de gerenciamento da produção, em especial do PPCP, requer planejamento prévio, estratégico, tático e operacional, e por que não dizer também, financeiro por parte das empresas. Isso, sem dúvida, garantirá que todo o trabalho e esforços aplicados sejam recompensados, portanto, mais do que apenas determinar o modelo adequado dos processos de produção, o PPCP é um grande responsável na função estratégica dentro da organização, não se tratando de uma tarefa exclusivamente operacional, indo muito além disso, o gestor deste setor deve manter o contato direto com gestores de outros departamentos para que juntos a área do PPCP possa traçar as melhores estratégias e direcionamentos de investimentos, tornando a empresa ainda mais competitiva no mercado.

FONTE: Trabalho apresentado pelos alunos do 4º Ano do curso de Engenharia da Produção do Centro Universitário Eurípedes de Marília - UNIVEM. 

AUTORES:
  • Bruno Heiji Hamamura
  • Fabrina Barbieri Peres
  • Felipe Guilherme Bertoni Silva
  • Guilherme Martins de Souza
  • João Victor Valenciano Rocha
  • Larissa Caliani Uemura
  • Larissa Zanghettin
  • Paulo Custódio Nascimento

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CASA da Consultoria (2013). Planejamento e Controle da Produção: O Que é,  Vantagens e Como Fazer. Disponível em: http://casadaconsultoria.com.br/planejamento-e-controle-da-producao-o-que-e-vantagens-e-como-fazer/> Acesso em: 03 de Out de 2017.
MARQUES, Marcus (2017). PPCP – Planejamento, Programação, Controle e Produção. Disponível em: <http://marcusmarques.com.br/estrategias-de-negocio/ppcp-planejamento-programacao-controle-e-producao/> Acesso em: 03 de Out de 2017.
MELO, Marco Antonio (2014). Gestão Por Processo, Diferencial Competitivo nos Dias de Hoje. Disponível em: <http://www.gestaoporprocessos.com.br/gestao-por-processo-diferencial-competitivo-nos-dias-de-hoje/> Acesso em: 04 de Out de 2017.
MOLLER, Eduardo Belmonte; SCHATTSCHNEIDER, Guilherme de Oliveira; FRANK, Alejandro Germán; RIBEIRO, José Luis Duarte. Qualidade da informação no pcp: análise dos fatores de influência e proposta de um método de diagnóstico. Revista Produção Online, Florianópolis, SC, v.13, n. 1, p. 37-60, jan./mar. 2013.
NUNES, Deivid Marques; DE MELO, Paulo André Campos; NIGRO, Idamar Sidnei Cobianchi. Planejamento, programação e controle da produção: o uso da simulação do preactor em uma indústria de alimentos. XXIX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. A Engenharia de Produção e o Desenvolvimento Sustentável: Integrando Tecnologia e Gestão. Salvador, BA, Brasil, 06 a 09 de outubro de 2009. 
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. Tradução de Mara Teresa Corrêa de Oliveira; Fábio Alher; revisão técnica Henrique Luiz Corrêa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 747 p.
SPRAKEL, Eurico; FILHO, Cosmo. A Evolução dos Sistemas de PCP Sob a Ótica da Engenharia de Produção. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep1999_a0654.pdf> Acesso em: 04 de Out de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário