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2 de dezembro de 2017

A UTILIZAÇÃO DO S&OP – PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES COMO FERRAMENTA DE GESTÃO ESTRATÉGICA PARA AS EMPRESAS DE MANUFATURA

Atualmente vivemos em um mundo altamente globalizado e muito competitivo, com isso a utilização de ferramentas de controle e planejamento se tornou essencial para uma empresa se manter em funcionamento. Uma dessas técnicas é a chamada S&OP (Planejamento de vendas e operações), na qual se desenvolve modelos matemáticos alinhados com o plano estratégico e operacional da empresa, unindo departamentos e antecipando as necessidades para alcançar soluções tentam encontrar o equilíbrio entre a oferta e demanda.
A implementação do S&OP se baseia no recolhimento de informações dos diversos setores da empresa, tais como a previsão de demanda e o planejamento de operações. Dando continuidade com a realização de um esboço dos respectivos cenários, e assim chegando a um resultado final com a interpretação dos dados e a melhor tomada de decisão possível.


Palavras chave:Planejamento de vendas e operações.Previsão de demanda.Tomada de decisão.

1. Introdução
O termo Planejamento de Vendas e Operações, oriundo do inglês Sales and Operation Planning (S&OP), é um processo que une as organizações ao que o mercado necessita, isso por meio de uma visão global do ambiente fabril. Dentre os inputs do processo destaca-se a situação do mercado e as metas das empresas, e como outputs, os planos de vendas, os planos de produções e financeiros e as pesquisas e análises de criação de novos produtos e planos de entrega. (STAHL, 2000)
Uma importante ferramenta do S&OP, é o estudo da capacidade total da empresa, indo além da análise tradicional de cada posto de trabalho, mas sim de uma visão estratégica global, possibilitando realizar tomada decisões sobre quais e quantos produtos serão produzidos de acordo com o plano de produção aprovado. (WALLACE, 1999).
Segundo Kotler (2005) um ponto fundamental para a sobrevivência e crescimento das organizações é como as empresas moldam suas ações no cenário do mercado que está em constante mudança, o que se torna de grande importância a administração para prever corretamente acontecimentos futuros. As empresas que se destacam no mercado possuem planos estratégicos que interagem diversos departamentos.
Sendo assim, para Wallace (1999), o Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) é uma ferramenta que une e alinha o plano estratégico da empresa ao plano operacional, atribuindo valor ao negócio, promovendo a união de diferentes ideias advindas de diferentes departamentos, podendo antecipar necessidades de materiais, maquinários, mão de obra e buscando soluções integradas visando equilibrar a oferta e demanda.

2. Desenvolvimento
Para Domingos, Politano e Pereira (2015) o avanço dos recursos computacionais e o aprofundamento dos estudos na área de PCP (Planejamento e Controle da Produção), torna indispensável a utilização dos modelos matemáticos.
Modelos matemáticos se tornaram a base para a formulação de modelo lineares e de programação inteira que auxiliam na otimização da produção tendo como objetivo reduzir o custo e conseguir atender a demanda definida pela previsão de vendas. (VOLLMANN ET. AL, 2008 apud DOMINGOS; POLITANO; PEREIRA, 2015)
Maximiano (2006) apud Silva (2015) divide o planejamento estratégico em:
-        Analisar a situação atual: Análise dos recursos disponíveis internamente e as possíveis disponibilidades no mercado;
-        Analisar o ambiente externo: Pode se tornar complexo dependendo da quantidade de variáveis que o compõem, depois de definidos deve se analisar os fatores que influenciam o desempenho;
-        Analisar o ambiente interno: Momento em que identificamos os pontos fortes e fracos a organização;
-        Definir os objetivos estratégicos da organização;
-        Implementar a estratégia escolhida;
-        Monitorar e controlar o planejamento: Onde se avalia a estratégia escolhida e o como está sendo a sua execução, sempre se baseando nos indicadores que formaram a base do planejamento.
Batman (1998), relaciona o nível estratégico com a alta direção, as pessoas que ocupam estes cargos estão diretamente ligadas a elaboração do plano estratégico da empresa e das tomadas de decisões.
O nível tático envolve as decisões relacionadas aos prazos mais curtos, áreas menos amplas e baixos níveis da hierarquia. (CHIAVENATO, 1994).
O planejamento tático tem a função de transformar a estratégia definida pela alta diretoria em objetivos mais claros, promovendo assim uma comunicação eficiente e eficaz entre as áreas de nível estratégico e nível operacional. (BATMAN, 1998).
Santos (2008) objetiva o nível operacional como sendo quem vai executar as atividades internas da organização. Neste nível o planejamento é de curto prazo.
O planejamento operacional tem como foco trabalhar com os funcionários que não estão na área administrativa para que eles se alinhem com o planejamento traçado pelos cargos de alta direção. (BATMAN, 1998).
O processo de S&OP consegue promover um melhor alinhamento entre a demanda e os recursos que estão disponíveis na empresa, englobando todos os departamentos chegando assim ao objetivo traçado. (PEDROSO; SILVA, 2015).
Segundo Domingos (2015), um exemplo de um processo de implantação do S&OP ocorre de modo mais funcional e simples, sendo dividido em duas partes, sendo que uma parte ocorre mais no âmbitooperacional, onde os impactos das decisões ocorreram em curto prazo, chamado de S&OE (Sales and Operation Execution), Execução de Vendas e Operações, e a outra parte sendo o próprio S&OP (Sales and Operation Planning), Planejamento de Vendas e Operações, onde ocorreu um foco maior na estratégia, visando resultados em longo prazo.
Para Domingos (2015), as áreas importantes do negócio, como por exemplo, o financeiro, o marketing, o comercial, a produção, o supply chain e o compras devem imprescindivelmente participar do processo, tanto no S&OP, quanto no S&OE, as ações tomadas resultariam em impactos que envolvem todas as áreas, estando elas, portanto interligadas, obteremos como uma vantagem extra, a tomada de decisãoconjunta, minimizando assim possíveis surpresas e desalinhamento entre elas.
Na implementação do S&OP / S&OE, transforma se as informações obtidas na previsão de demanda em informações para o planejamento de operações (supply), desenhando seus respectivos cenários, com as respectivas variáveis e assim chegou a um resultado final gerando informação para a tomada de decisão conjunta entre as áreas estratégicas da indústria/empresa, obtendo resultados como a otimização do maquinário, o impulsionamento dos planos de marketing e vendas, a redução de custos com logística e mão de obra, o melhor aproveitando do seu espaço físico e um maior valor do estoque. (DOMINGOS, 2015)
Porém conclui-se, que para alcançar a maturidade neste tipo de processo as empresas não devem enxergar ele como uma ferramenta de baixa importância, e sim entender que é algo que vai se incorporando a empresa, levando em média um ano e meio a até três anos para sua maturação, com reuniões nos períodos de 15 ou 20 dias, com o objetivo de se comparar o que foi feito com o que foi traçado pela organização e fazer os ajustes pontuais onde for preciso, tendo planos cada vez mais assertivos e estudos mais detalhadosao longo do tempo. Sendo assim o processo se tornará uma força dentro da empresa e mostrará seu verdadeiro valor. (DOMINGOS, 2015).

3. Conclusão
Em virtude das informações, a utilização do S&OP como uma ferramenta de uso estratégico para as organizações não é apenas um diferencial no mercado, ela é de extrema necessidade, pois dispõe de recursos que facilitam de forma mais clara as tomadas de decisões entre os departamentos da empresa.
A integração do S&OP utilizada de forma eficaz faz com que a empresa tenha um melhor controle da sua capacidade e também uma visão sistêmica do que pode ser melhorado e/ou aprimorado. Uma vez que associado com os modelos matemáticos pode-se obter análises conclusivas da situação atual, do ambiente externo, do ambiente interno, definição dos objetivos estratégicos da empresa e como implantá-los e também do monitoramento e controle daquilo planejado.
Este método de análise de vendas e operações também beneficia a organização de maneira a minimizar os imprevistos que poderiam causar um grande impacto nos resultados de curto e longo prazo que afetariam todo o planejamento traçado.
Em síntese, para ter um excelente aproveitamento é necessário não enxergar o S&OP apenas como mais uma ferramenta de apoiona gestão,mas sim como indispensável no dia-a-dia das organizações, possibilitando assim obter uma maturidade na aplicação e utilização desta ferramenta para uso estratégico dentro das empresas auxiliando na redução de erros nas previsões e maximizando os retornos financeiros.

 FONTE: Trabalho apresentado pelos alunos do 4º Ano do curso de Engenharia da Produção do Centro Universitário Eurípedes de Marília - UNIVEM.  
 AUTORES:
  • Leonardo Paulino Persiani
  • Paulo Amaro Moreira Junior
  • Rafael Alves Lourenço
  • Rafael Messias Rodella
  • Raul Felipe Viana dos Santos
  • Victor Teófilo da Costa
  • Vitor José Cirino Luduwig
  • Yago Raul Portes Borges


REFERÊNCIAS
BATMAN, T.S. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1998.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1994.

DOMINGOS, Alexandre. O processo de S&OP (Sales and Operation Planning). Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/o-processo-de-sop-sales-and-operation-planning/90809/>. Acesso em: 23 out. 2017.

DOMINGOS, Jean Carlos; POLITANO, Paulo Rogério; PEREIRA, Néocles Alves. Modelo de dinâmica de sistemas para o processo de S&OP ampliado. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/gp/v22n4/0104-530X-gp-0104-530X1702-14.pdf>. Acesso em: 22 out. 2017.

KOTLER, P. Administração de Marketing. São Paulo: Editora Pearson Education do Brasil Ltda, 2005.
NAVARRO, J. Planejamento de vendas e operações (S&OP): um estudo de caso em uma empresa da indústria de telecomunicações. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2006_TR530354_7746.pdf>. Acesso em 22 out. 2017.

PEDROSO, Carolina Belotti; SILVA, Andrea Lago da. Dinâmica de implantação do Sales andOperations Planning: principais desafios. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/gp/v22n3/0104-530X-gp-0104-530X1754-14.pdf>. Acesso em: 19 out. 2017.

SANTOS, J. L. S. Processo de aprendizagem organizacional durante a implementação do Planejamento Estratégico na Universidade Federal de Alagoas. 2008. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento). Universidade Federal de Santa Catarina. UFSC, Florianópolis. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/92319/264739.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em 20 out 2017.

SILVA, Marcelo Gonçalves. Planejamento de Vendas: O Processo S&OP - Sales and Operation Planning. Disponível em:
<https://cepein.femanet.com.br/BDigital/arqTccs/1111391054.pdf>. Acessoem: 20 out. 2017.

WALLACE, T. F. Sales & Operations Planning. Cincinnati, Ohio: T.F.Wallace& Company, 1999.

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