Pesquisar este blog

8 de julho de 2011

EQUIPAMENTOS DE MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS MAIS UTILIZADOS NAS INDÚSTRIAS.

Em um ambiente industrial, para cada operação, existe um equipamento adequado de movimentação de materiais e  deverá ser disponibilizado conforme necessidade, visando sempre maior produtividade e segurança para seus usuários.

Empilhadeira a Combustão
Um dos equipamentos de movimentação mais usual e versátil é a empilhadeira a combustão que é ideal para movimentação de cargas em pátios e armazéns, locais abertos ou fechados, podendo trabalhar na chuva. Este equipamento possui diversas apresentações variando, principalmente, em sua capacidade de carga e torre de elevação.
Empilhadeira Elétrica
Esta máquina é Ideal para movimentação de palete ou similar, em curta ou longa distância, em armazéns fechados, minimiza a largura de corredores por girar 360 graus parado, fácil de operar sendo uma opção no transporte de palete entre área de separação e expedição de produtos. Por ser um equipamento elétrico, seu uso é recomendado para empresas alimenticeas ou farmaceuticas onde a emissão de gases é restrito.

Transpaleteira Elétrica                       
Este Modelo agiliza o processo de movimentação de materiais dentro do armazém aumentando de forma significativa a produtividade, pois evita a fadiga dos funcionários. Normalmente utilizado para fazer separações de materiais, em ambiente fechado, movimentando pequenas cargas de até dois paletes com pouco peso.



Paleteira Manual
É o equipamento mais comum encontrado nas indústrias. Por exigir esforço físico dos usuários é utilizado para  movimentações de curta distância, em ambientes fechados e com pouco peso. Recomenda-se que o piso seja regular para evitar acidentes.

Antes de adquirir qualquer equipamento de movimentação de materiais recomenda-se realizar um estudo para saber qual a real necessidade operacional da Empresa. Deverá ser considerado: o ambiente onde será utilizada, ou seja, interno ou externo, peso que será movimentado, distância a ser percorrida, tipo de layout, condições do piso, características da empresa, etc. A partir desta análise se faz a indicação de compra do equipamento mais adequado para atender a necessidade da operação.

Prof. Geraldo Cesar Meneghello

Nenhum comentário:

Postar um comentário