ORIGEM
O kanban nasceu da necessidade de desenvolver um sistema de fabricação de automóveis de muitos tipos diferentes, em pequenos números, em uma mesma linha de montagem, isso ocorreu em 1953 no Japão. Foi criado por Taiichi Ohno, considerado o criador do Sistema Toyota de Produção.
FUNCIONALIDADE
A dinâmica do sistema é muito simples e funciona baseado no uso de cartões que tem o propósito de mostrar um fluxo reduzido de materiais na fábrica. A figura a seguir apresenta o fluxo de cartões em um sistema kanban:
O sistema kanban pela sua simplicidade de operação e autocontrole, permite o controle visual do que ocorre no piso da fábrica. Elimina a emissão e o controle de documentos e o seu gerenciamento não é burocrático, por ser um sistema manual de trabalho.
Implementar o sistema kanban em empresas de pequeno e médio porte é, sem dúvida, uma alternativa eficiente e eficaz para controlar seus processos de produção e os inventários além do baixo custo operacional.
Importante destacar o fator motivacional do kanban entre os funcionários que participam do processo. O envolvimento das pessoas permite que se tornem mais dedicadas e compromissadas com o progresso da empresa. Os próprios funcionários participam de grupos de melhorias para criar alternativas de melhorias para as mais variadas situações do dia a dia e isso forma uma concepção ascendente de idéias, eles se sentirão mais valorizados e entenderão a importância de sua contribuição para o sucesso do sistema.
Com o kanban, os processos serão controlados pela produção e haverá uma redução drástica dos estoques com aumento do giro de capital. Haverá também, redução máxima das perdas através da revisão das áreas de produção, movimentação de materiais, mão-de-obra, espaço de fabricação e almoxarifados. Com a redução dos estoques, os inventários se tornarão mais fáceis de controlar, aumentando a flexibilidade da produção e redução do tempo de espera e do processamento.
Todas as vantagens citadas tornarão a empresa mais ágil e flexível às necessidades do mercado, atenderá as prioridades de seus clientes em um tempo de resposta mais curto, cumprindo integralmente os programas estabelecidos. Por conseqüência, haverá melhora na qualidade do produto, aumento da produtividade e reduzido custo de fabricação.
Prof. Geraldo Cesar Meneghello
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