Pesquisar este blog

14 de julho de 2011

SISTEMA DE GESTÃO DE ARMAZÉNS - WMS

Com a utilização do sistema WMS - Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazéns é possível ter o controle total do estoque de um armazém ou CD - Centro de Distribuição.
A função global mais importante de um WMS é coordenar, controlar e registrar os movimentos físicos de todo o estoque, de acordo com os quatro processos mais importantes que são: o recebimento, a armazenagem, separação e a expedição de materiais ou produtos.

Funcionalidades de um sistema WMS
O sistema permite otimizar o trabalho das pessoas, a movimentação do inventário e o fluxo de informação dentro do armazém e por toda a cadeia de distribuição, sendo os principais benefícios do sistema:
Ø      Informação de qualidade
Ø      Lead times reduzidos
Ø      Erros reduzidos
Ø      Minimizar mão-de-obra não produtiva.

Recebimento e Armazenagem 
Ao atualizar a nota fiscal de entrada no recebimento, é gerado o documento de entrada no sistema. Neste momento o WMS determina a melhor localização para estocagem dos materiais ou produtos no Armazém, considerando os parâmetros pré-estabelecidos, são eles:
Ø      Layout
Ø      Espaço disponível
Ø      Regras de armazenagem
Ø      Endereço
Ø      Disponibilidade

Separação e Expedição
A partir da rotina de faturamento é gerado o documento de saída no sistema WMS, que sugere a retirada do produto considerando: o PEPS – Primeiro que entra primeiro que sai ou o UEPS – Último que entra primeiro que sai. A retirada dos materiais ou produtos poderá ocorrer também por local de armazenagem. A partir daí gera-se o relatório de separação e emite-se a nota fiscal de saída.
Coletor de dados


Para o bom desempenho do sistema WMS, o processo de identificação de materiais e produtos deverá ser realizado utilizando-se etiqueta com código de barras, contendo as seguintes informações: o código do produto, a quantidade, descrição, data, lote de fabricação etc (estas informações poderão variar de Empresa para Empresa). Para maior rapidez e confiabilidade da operação, a utilização de coletores de dados conectados ao sistema WMS é fundamental que apontam, em tempo real, todas as movimentações realizadas. O equipamento torna a gestão dos estoques mais simples e eficiente, facilita o trabalho dos funcionários e gestores, otimiza todos os recursos envolvidos e trás ganho expressivo em produtividade.

Prof. Geraldo Cesar Meneghello



2 comentários:

  1. E isso mesmo prof trabalho com um sistema que faz exatamente o que descreve no artigo escrito

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, ótimo trabalho e muito bem estruturado. Att www.Empilhashop.com.br (empilhadeiras usadas)

    ResponderExcluir