Pesquisar este blog

9 de novembro de 2011

SUGESTÕES PARA SE ELABORAR UM BOM LAYOUT NA ÁREA DE ARMAZENAGEM DE MATERIAIS


Centro de Distribuição - Local de armazenagem
de produtos acabados

A realização de uma operação eficiente e efetiva de armazenagem depende muito da existência de um bom layout do armazém, que determina, tipicamente, o grau de acessibilidade ao material, os modelos de fluxo de material, os locais de áreas obstruídas, a eficiência da mão-de-obra, a segurança do pessoal e do armazém.

Objetivos do layout de um armazém

Ø   Assegurar a utilização máxima do espaço;

Ø   Propiciar a mais eficiente movimentação de materiais;

Ø   Propiciar a estocagem mais econômica, em relação às despesas de equipamento, espaço, danos de material e mão-de-obra do armazém;

Ø   Fazer do armazém um modelo de boa organização.

Metodologia geral para projetar o layout de um armazém

Ø   Definir a localização de todos os obstáculos.
Ex.: Colunas de apoio, saídas de emergência, escadas, elevadores e equipamentos de proteção contra incêndios.

Ø   Localizar as áreas de recebimento e expedição.
Ex.: Entrada e saída de veículos, vias de acesso ao armazém e estradas próximas ao CD. Importante evitar o contra fluxo de veículos nos locais de recebimento e expedição de materiais.

Ø   Localizar as áreas recebimento, de estocagem e de separação de pedidos.
Fornecer espaço máximo para a ótima movimentação de materiais e eficiência da mão-de-obra. Evite o contra fluxo de equipamentos de movimentação.

Ø   Definir o sistema de localização do estoque. Dimensionar espaço para armazenagem de todos os itens. Lembre-se que os produtos de menor giro devem ficar nos locais mais afastados e os de maior giro nos locais mais próximos da saída, evitando, desta forma, movimentações desnecessárias e agilizando o processo de estocagem e separação dos materiais.

Ø   Avaliar as alternativas de layout do armazém.
Se atingem os objetivos desejados.
Exemplo de Layout de armazenagem de materiais
É importante destacar que se o Layout da área de armazenagem não for bem planejado, haverá aumento nos custos da operação, desgaste excessivo dos equipamentos, fadiga dos funcionários, perca de produtividade e de espaço de estocagem além de outros inconvenientes para os gestores e para a empresa.

Portanto, ao projetar um armazém contrate um profissional de Logística que tenha uma visão holística dos processos de armazenagem e distribuição. Convoque uma equipe multifuncional para participar das reuniões do projeto, gerencie a reunião incentivando os participantes a opinar sobre o tema e procure capturar todas as informações relevantes que surgirem, respeitando sempre a visão e a experiência de todos os envolvidos. Desta forma você conseguirá reduzir as falhas de elaboração do Layout.


Prof. Geraldo Cesar Meneghello

Nenhum comentário:

Postar um comentário