O processo S&OP tem como objetivo manter a
demanda e a oferta de produtos em equilíbrio, através de decisões integradas. O
time decisório deve conter membros das áreas de Vendas, Marketing, Operações e
Finanças envolvendo a gerência e diretoria.
Os benefícios de um bom planejamento podem ser
observados na melhora de serviço ao cliente e diminuição dos custos operacionais
e inventário ao mesmo tempo. Os volumes de produção planejados e realizados terão
melhor visibilidade e poderão ser comparados e questionados pelas áreas
envolvidas no processo.
Para manter a demanda e a oferta de produtos em equilíbrio
será necessário conhecer os quatro fundamentos básicos para se elaborar um bom
planejamento:
OS QUATRO FUNDAMENTOS
Uma das coisas mais importantes que uma empresa de
manufatura pode fazer é balancear a demanda e a oferta. O balanceamento da
demanda e da oferta é essencial para uma boa operação da empresa, e deve
ocorrer tanto a nível agregado de volume como a nível detalhado de variedade
(mix).
ü
Demanda;
ü
Abastecimento;
ü
Volume;
ü
Mix.
DEMANDA E OFERTA
A demanda se refere aos produtos que a
organização fornece, expressa em pedidos de clientes, previsões de venda,
reabastecimento de centros de distribuição, transferência entre fábricas e
assim por diante.
A oferta se refere aos recursos disponíveis
para suprir aquela demanda: materiais, mão de obra, maquinário, outras
capacidades de produção, fornecedores e suas capacidades, testes, espaço de
armazenagem e dinheiro.
Ter a demanda e a oferta
balanceadas é uma coisa boa?
Sem dúvida! Porque é uma
situação favorável e equilibrada para a empresa.
E quando a demanda e a
oferta não estão em equilíbrio?
Acontecem muitas coisas
desagradáveis, tais como:
ü Atendimento ao
cliente é prejudicado, os prazos de entrega aumentam, pedidos se acumulam e
perdem-se negócios;
ü Os custos
aumentam: horas extras, fretes com ágio para agilizar as entregas e a variação
dos preços de compras se tornam desfavoráveis, pois a empresa precisa pagar
mais para ter os materiais de que precisa.
ü Perda de
qualidade devido a “correria” para despachar os produtos. As especificações
ficam comprometidas ou são abandonadas. Materiais de fornecedores alternativos
muitas vezes não tem um desempenho tão bom.
ü Portanto, toda
vez que a demanda excede a oferta o desempenho se deteriora em três aspectos
fundamentais: custo, qualidade e prazo.
ü E quando a
oferta excede substancialmente a demanda, também ocorrem coisas desagradáveis,
tais como:
ü Quando os preços
são reduzidos e os descontos aumentam, as margens de lucro diminuem e os
acordos e promoções tornam-se mais freqüentes;
ü
Os estoques
aumentam, os custos de estoque sobem e o fluxo de caixa pode se tornar um
problema;
ü
Os índices de
produção diminuem. As variações de volume se tornam desfavoráveis;
ü
As demissões são
iminentes e o moral de trabalho sofrem. O pessoal da fábrica reduz seu ritmo e
os níveis de eficiência começam a cair.
ü A situação
também não é boa quando a oferta excede a demanda, pois a empresa encontra-se
amarrada com margens de lucro menores, custos mais altos, dificuldades no fluxo
de caixa e a possibilidade de demissões.
O mais importante para a empresa é balancear a
demanda e a oferta e mantê-la assim.
VOLUME E MIX
Os outros dois fundamentos são volume e variedade
(mix). As diferenças entre eles podem ser resumidas da seguinte forma:
O volume se refere a agrupamentos, como
família de produtos, recursos de produção, etc. A questão do volume é: “Quanto?”.
O volume trata de índices. agregados – de vendas, produção, e assim por diante.
Volume é o quadro geral.
O mix se refere a produtos, itens ou pedidos
de clientes específicos. A questão do mix é: “Quais?”. O mix trata da seqüência
e do tempo. O mix são os detalhes.
Enviar
produtos a clientes com confiabilidade e velocidade entre as melhores do
mundo exige que todos estes quatro elementos sejam bem administrados e
controlados.
A demanda e a oferta devem ser balanceadas tanto a
nível de volume como a nível de mix – ou o resultado serão clientes
insatisfeitos, demissões, estoque excessivo e assim por diante.
Fonte: Autor: Thomas Wallace - Planejamento Moderno
da Produção – Ed. IMAM
Por Geraldo Cesar Meneghello.
Nenhum comentário:
Postar um comentário