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13 de julho de 2013

PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES - OS QUATRO PRINCIPAIS FUNDAMENTOS DO PROCESSO.

O processo S&OP tem como objetivo manter a demanda e a oferta de produtos em equilíbrio, através de decisões integradas. O time decisório deve conter membros das áreas de Vendas, Marketing, Operações e Finanças envolvendo a gerência e diretoria.

Os benefícios de um bom planejamento podem ser observados na melhora de serviço ao cliente e diminuição dos custos operacionais e inventário ao mesmo tempo. Os volumes de produção planejados e realizados terão melhor visibilidade e poderão ser comparados e questionados pelas áreas envolvidas no processo.

Para manter a demanda e a oferta de produtos em equilíbrio será necessário conhecer os quatro fundamentos básicos para se elaborar um bom planejamento:

OS QUATRO FUNDAMENTOS

Uma das coisas mais importantes que uma empresa de manufatura pode fazer é balancear a demanda e a oferta. O balanceamento da demanda e da oferta é essencial para uma boa operação da empresa, e deve ocorrer tanto a nível agregado de volume como a nível detalhado de variedade (mix).
ü       Demanda;
ü       Abastecimento;
ü       Volume;
ü       Mix.

DEMANDA E OFERTA

A demanda se refere aos produtos que a organização fornece, expressa em pedidos de clientes, previsões de venda, reabastecimento de centros de distribuição, transferência entre fábricas e assim por diante.

A oferta se refere aos recursos disponíveis para suprir aquela demanda: materiais, mão de obra, maquinário, outras capacidades de produção, fornecedores e suas capacidades, testes, espaço de armazenagem e dinheiro.

Ter a demanda e a oferta balanceadas é uma coisa boa?
Sem dúvida! Porque é uma situação favorável e equilibrada para a empresa.

E quando a demanda e a oferta não estão em equilíbrio?
Acontecem muitas coisas desagradáveis, tais como:
ü  Atendimento ao cliente é prejudicado, os prazos de entrega aumentam, pedidos se acumulam e perdem-se negócios;
ü     Os custos aumentam: horas extras, fretes com ágio para agilizar as entregas e a variação dos preços de compras se tornam desfavoráveis, pois a empresa precisa pagar mais para ter os materiais de que precisa.
ü   Perda de qualidade devido a “correria” para despachar os produtos. As especificações ficam comprometidas ou são abandonadas. Materiais de fornecedores alternativos muitas vezes não tem um desempenho tão bom.
ü   Portanto, toda vez que a demanda excede a oferta o desempenho se deteriora em três aspectos fundamentais: custo, qualidade e prazo.
ü  E quando a oferta excede substancialmente a demanda, também ocorrem coisas desagradáveis, tais como:
ü  Quando os preços são reduzidos e os descontos aumentam, as margens de lucro diminuem e os acordos e promoções tornam-se mais freqüentes;
ü      Os estoques aumentam, os custos de estoque sobem e o fluxo de caixa pode se tornar um problema;
ü      Os índices de produção diminuem. As variações de volume se tornam desfavoráveis;
ü      As demissões são iminentes e o moral de trabalho sofrem. O pessoal da fábrica reduz seu ritmo e os níveis de eficiência começam a cair.
ü  A situação também não é boa quando a oferta excede a demanda, pois a empresa encontra-se amarrada com margens de lucro menores, custos mais altos, dificuldades no fluxo de caixa e a possibilidade de demissões.

O mais importante para a empresa é balancear a demanda e a oferta e mantê-la assim.

VOLUME E MIX

Os outros dois fundamentos são volume e variedade (mix). As diferenças entre eles podem ser resumidas da seguinte forma:

O volume se refere a agrupamentos, como família de produtos, recursos de produção, etc. A questão do volume é: “Quanto?”. O volume trata de índices. agregados – de vendas, produção, e assim por diante. Volume é o quadro geral.

O mix se refere a produtos, itens ou pedidos de clientes específicos. A questão do mix é: “Quais?”. O mix trata da seqüência e do tempo. O mix são os detalhes.

Enviar  produtos a clientes com confiabilidade e velocidade entre as melhores do mundo exige que todos estes quatro elementos sejam bem administrados e controlados.

A demanda e a oferta devem ser balanceadas tanto a nível de volume como a nível de mix – ou o resultado serão clientes insatisfeitos, demissões, estoque excessivo e assim por diante.

Fonte: Autor: Thomas Wallace - Planejamento Moderno da Produção – Ed. IMAM


Por Geraldo Cesar Meneghello.

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