Há duas maneiras de contar a
história do surgimento do código de barras. A primeira delas descreve um
momento clássico de brilho criativo. Em 1948, Joseph Woodland, um estudante de
pós-graduação do Instituto Drexal, nos Estados Unidos, estava às voltas com uma
questão apresentada por um comerciante local.
Havia alguma maneira de
agilizar o pagamento em lojas ao automatizar o tedioso processo de registro
manual de cada produto vendido?
Woodland era um jovem
inteligente. Durante a Segunda Guerra, havia trabalhado no Projeto Manhattan,
que criou a bomba atômica. Também tinha desenvolvido um sistema melhor de tocar
música no elevador.
Mas o novo enigma o deixara
perplexo. Em sua visita aos pais em Miami Beach, ele sentou na praia para
pensar, enquanto mexia na areia deixando os grãos caírem por entre os dedos.
Quando ele percebeu os
sulcos e cristas na areia criados por ele, algo lhe ocorreu: assim como o
código Morse usa pontos e linhas para transmitir uma mensagem, seria possível
usar linhas grossas e finas para codificar uma informação.
Uma série de círculos
concêntricos pretos e brancos, como um alvo, poderia descrever um produto e seu
preço em um código capaz de ser lido por máquinas.
A tecnologia da época
permitia concretizar a ideia, mas era algo caro. No entanto, com o avanço dos
computadores e a invenção das máquinas de raios laser, ela se tornou mais
factível.
O sistema de círculos foi
redesenvolvido e refinado diversas vezes ao longo dos anos. Na década de 1950,
o engenheiro David Collins estampou linhas grossas e finas nos vagões de um
trem para que pudessem ser identificados automaticamente por meio de um
scanner.
No início dos anos 1970, o
engenheiro da IBM George Laurer pensou que um retângulo seria mais compacto do
que o círculo de Woodland e desenvolveu um sistema tão rápido com base em laser
e computadores que bastava passar os produtos no leitor para processá-los.
Os rabiscos de Woodland
finalmente haviam se tornado realidade.
A
OUTRA NARRATIVA
Mas há uma outra forma de
contar essa história, tão importante quanto a primeira - mas muito menos
elaborada ou charmosa.
Em setembro de 1969,
técnicos de sistemas administrativos da Associação de Fabricantes de Produtos
Alimentícios (GMA, na sigla em inglês) se reuniram com seus equivalentes da
Associação Nacional de Cadeias de Alimentação dos Estados Unidos (NAFC, na
sigla em inglês).
O objetivo era chegar a um
acordo sobre um código único para os produtos. A GMA queria um de 11 dígitos
que englobasse vários tipos de etiquetas já em uso. Já a NAFC queria um de 7
dígitos, que pudesse ser lido pelos sistemas mais simples e baratos utilizados
no caixa.
A reunião terminou em
frustração. Foram necessários anos de uma delicada diplomacia - e incontáveis
comitês e subcomitês - até que finalmente a indústria americana chegasse ao
Código Universal de Produto.
Ambas as versões da história
viraram realidade em julho de 1974 em uma loja da rede de supermercados Marsh
em Troy, no Estado de Ohio, quando a caixa Sharon Buchan passou um pacote de
chiclete da marca Wringley's pelo leitor, registrando automaticamente seu preço
de US$ 0,67.
A venda apresentou o código
de barras para o mundo. Tendemos a pensar nesse retângulo com linhas como uma
mera ferramenta tecnológica de economizar dinheiro para supermercados, ao
tornar seu negócio mais eficiente, e nós mesmos, com a subsequente redução dos
preços.
Mas ele fez muito mais, e
essa é a razão pela qual a segunda versão da história é tão importante quanto a
primeira: o código de barras mudou o equilíbrio de poder na indústria
alimentícia.
É por isso que todas aquelas
reuniões de comitês foram necessárias e só se chegou a uma decisão quando os
técnicos foram substituídos pelos chefes de seus chefes, os
diretores-executivos. Havia muito em jogo.
À medida que passava o
tempo, foi ficando evidente que o código de barras desequilibraria a balança a
favor de um certo tipo de comerciante.
Para os negócios familiares
pequenos, adotar o sistema era uma solução cara para um problema que não
tinham. Por sua vez, os grandes supermercados podiam compensar o custo dos
leitores, porque vendiam muito mais.
Havia muitas vantagens. As
filas dos caixas encurtaram. Ficou mais fácil controlar o estoque. Evitou-se
roubos antes facilitados pelo caixa manual (o funcionário podia não registrar
um produto e embolsar parte do pagamento, mas não conseguia fazer isso se os
produtos fossem escaneados).
E, em uma década de inflação
alta nos Estados Unidos, o código de barras permitia mudar os preços de
produtos sem ter de etiquetá-los um a um.
A marca branca e preta
invadiu a indústria de varejo e, com ela, os grandes comerciantes se expandiram
nos anos 1970 e 1980.
A
CHEGADA DE UMA GIGANTE
Com a possibilidade de
automatizar e controlar o estoque, o custo de oferecer uma ampla gama de
produtos caiu. As lojas em geral e os supermercados em especial começaram a
vender desde flores a aparelhos eletrônicos.
Gerenciar uma operação em
larga escala tão diversificada e complexa logisticamente havia se tornado bem
mais simples. Talvez o maior reflexo da mudança tenha ocorrido em 1988, quando
a loja de departamentos Walmart decidiu começar a vender comida.
Isso fez da empresa a maior
rede de venda de alimentos dos Estados Unidos e a maior varejista do mundo,
quase tão grande quanto seus cinco principais rivais juntos.
A Walmart foi um dos
primeiros negócios a adotar o código de barras - e segue investindo em
logística e administração de estoque computadorizados de ponta.
Assim, tornou-se uma
importante ponte entre os fabricantes chineses e consumidores americanos.
Ao adotar a tecnologia,
conseguiu atingir uma escala que permitiu mandar compradores à China e
encomendar produtos baratos em volumes tão grandes que os fabricantes chineses
estabeleceram linhas de produção para um único cliente: a Walmart.
UMA
OBRA GENIAL
Os fãs de tecnologia
celebram com razão o momento de inspiração de Woodland enquanto mexia na areia.
Mas o código de barras não é
só uma maneira de vender mais eficientemente. Também estabeleceu que tipo de
comércio pode ser eficiente.
Por isso, tornou-se um
símbolo de forças do capitalismo impessoal global tão forte que acabou sendo
usado para protestar contra o que simboliza.
Desde os anos 1980, pessoas
registram sua oposição a esse sistema tatuando um código de barras em si
mesmas.
Então, sim, essas linhas
pretas e brancas são uma pequena e genial obra de engenharia. No entanto, vale
a pena se lembrar que essa obra mudou a forma como funciona a economia mundial.
FONTE: http://economia.uol.com.br/
AUTORES: Tim
Harford e Ben Crighton
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