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17 de janeiro de 2017

O QUE SIGNIFICA GERENCIAR?

Você sabe o que é Gerenciar? Segundo a definição do dicionário, gerenciar compreende: organizar, planejar e executar atividades que facilitem o processo de trabalho. Este gerenciamento é realizado por um administrador, gerente ou líder e consiste na gestão de processos e de pessoas.

Na prática, é do gerente a responsabilidade de fazer os planejamentos de ações, tomar as decisões mais importantes, delegar as tarefas, acompanhá-las e cuidar para que seus colaboradores atendam as demandas de modo correto. Também é sua função liderar as pessoas e os resultados e proporcionar aos seus liderados o desenvolvimento de habilidades e competências que ajudem em seu crescimento profissional.

8 DICAS PARA SER UM GERENTE DE SUCESSO

Além das responsabilidades já mencionadas, em sua própria carreira é importante que o gerente saiba o que gerenciar para conquistar alta performance em sua atuação, tanto no que tange à gestão de processos quanto a de pessoas. Continue lendo e conheça algumas das competências necessárias para conquistar o sucesso na gerência:

1. Comunicação Assertiva – Para que um gerente possa realmente atuar de maneira estratégica, ele precisa ter uma comunicação clara e aberta; que lhe permita explicar as demandas e delegar as tarefas com assertividade, motivar sua equipe, tomar decisões congruentes e que impactem positivamente.

2. Relacionamento Interpessoal – Construir bons relacionamentos, ter atitudes positivas e coibir comportamentos negativos no que tange a sua relação e a relação entre os colaboradores é essencial. Esta proximidade traz maior confiança à equipe que, tendo o líder mais aberto e próximo, sabe que pode contar com ele sempre que precisa.

3. Estude Sempre – Invista sempre em sua evolução contínua. Faça treinamentos, cursos, especializações, workshops, livros, palestras e tudo mais que colabore para sua atuação profissional como gerente e que lhe ajude a desenvolver as competências técnicas e comportamentais que precisa para evoluir.

4. Identifique e Elimine seus Gaps – Conheça seus pontos de melhoria e os aspectos técnicos e emocionais que precisa melhorar para ser um gerente ainda melhor. Desenvolva uma autocrítica que lhe permita compreender suas limitações e oriente suas ações no sentido de eliminá-las.

5. Peça Feedbacks – A cada seis meses ou sempre que considerar necessário, faça uma avaliação 360 graus e peça que seus liderados, pares e superiores avaliem sua gestão. Não tenha medo de feedbacks, todos, os bons e os de melhoria, servem para o seu crescimento profissional e lhe darão uma visão exata de como as pessoas lhe enxergam no ambiente de trabalho.

6. Tenha Metas e Objetivos Claros – Isso é importante para continuar crescendo e para manter sua motivação no trabalho. Defina suas metas pessoais na empresa e também o que objetiva para sua equipe, porém, seja exato, específico e realista. Trabalhe com o tangível e não com o impossível.

7. Bons Exemplos – Como líder você sempre será uma referência para os liderados. Por isso, esteja atento aos seus comportamentos e seja um bom exemplo para a equipe, respeite os horários, as pessoas, os prazos, os processos e demonstre, na prática, como agir de modo correto e exemplar.

8. Comprometimento– Tenha compromisso com os resultados, evite desviar-se de suas metas, mantenha o foco e comprometa-se com seu desenvolvimento e também com o crescimento dos seus colaboradores. Cada passo que der adiante leve junto sua equipe. Gerente que é gerente cresce junto, nunca sozinho.

Por fim, procure desenvolver uma visão sistêmica, das pessoas e dos processos, e esteja sempre presente. Lembre-se ainda que também é muito importante investir no desenvolvimento de sua inteligência emocional, em sua resiliência, na habilidade de lidar com momentos de crise e de resolver conflitos. Ah, e mantenha sempre seu bom humor e cordialidade.

FONTE: http://www.jrmcoaching.com.br/ José Roberto Marques


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