Você sabe o que é Gerenciar?
Segundo a definição do dicionário, gerenciar compreende: organizar, planejar e
executar atividades que facilitem o processo de trabalho. Este gerenciamento é
realizado por um administrador, gerente ou líder e consiste na gestão de
processos e de pessoas.
Na prática, é do gerente a
responsabilidade de fazer os planejamentos de ações, tomar as decisões mais
importantes, delegar as tarefas, acompanhá-las e cuidar para que seus
colaboradores atendam as demandas de modo correto. Também é sua função liderar
as pessoas e os resultados e proporcionar aos seus liderados o desenvolvimento
de habilidades e competências que ajudem em seu crescimento profissional.
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DICAS PARA SER UM GERENTE DE SUCESSO
Além das responsabilidades
já mencionadas, em sua própria carreira é importante que o gerente saiba o que
gerenciar para conquistar alta performance em sua atuação, tanto no que tange à
gestão de processos quanto a de pessoas. Continue lendo e conheça algumas das
competências necessárias para conquistar o sucesso na gerência:
1. Comunicação Assertiva –
Para que um gerente possa realmente atuar de maneira estratégica, ele precisa
ter uma comunicação clara e aberta; que lhe permita explicar as demandas e
delegar as tarefas com assertividade, motivar sua equipe, tomar decisões
congruentes e que impactem positivamente.
2. Relacionamento
Interpessoal – Construir bons relacionamentos, ter atitudes positivas e coibir
comportamentos negativos no que tange a sua relação e a relação entre os
colaboradores é essencial. Esta proximidade traz maior confiança à equipe que,
tendo o líder mais aberto e próximo, sabe que pode contar com ele sempre que
precisa.
3. Estude Sempre – Invista
sempre em sua evolução contínua. Faça treinamentos, cursos, especializações,
workshops, livros, palestras e tudo mais que colabore para sua atuação
profissional como gerente e que lhe ajude a desenvolver as competências técnicas
e comportamentais que precisa para evoluir.
4. Identifique e Elimine
seus Gaps – Conheça seus pontos de melhoria e os aspectos técnicos e emocionais
que precisa melhorar para ser um gerente ainda melhor. Desenvolva uma
autocrítica que lhe permita compreender suas limitações e oriente suas ações no
sentido de eliminá-las.
5. Peça Feedbacks – A cada
seis meses ou sempre que considerar necessário, faça uma avaliação 360 graus e
peça que seus liderados, pares e superiores avaliem sua gestão. Não tenha medo
de feedbacks, todos, os bons e os de melhoria, servem para o seu crescimento
profissional e lhe darão uma visão exata de como as pessoas lhe enxergam no
ambiente de trabalho.
6. Tenha Metas e Objetivos
Claros – Isso é importante para continuar crescendo e para manter sua motivação
no trabalho. Defina suas metas pessoais na empresa e também o que objetiva para
sua equipe, porém, seja exato, específico e realista. Trabalhe com o tangível e
não com o impossível.
7. Bons Exemplos – Como
líder você sempre será uma referência para os liderados. Por isso, esteja
atento aos seus comportamentos e seja um bom exemplo para a equipe, respeite os
horários, as pessoas, os prazos, os processos e demonstre, na prática, como
agir de modo correto e exemplar.
8. Comprometimento– Tenha
compromisso com os resultados, evite desviar-se de suas metas, mantenha o foco
e comprometa-se com seu desenvolvimento e também com o crescimento dos seus
colaboradores. Cada passo que der adiante leve junto sua equipe. Gerente que é
gerente cresce junto, nunca sozinho.
Por fim, procure desenvolver
uma visão sistêmica, das pessoas e dos processos, e esteja sempre presente.
Lembre-se ainda que também é muito importante investir no desenvolvimento de
sua inteligência emocional, em sua resiliência, na habilidade de lidar com
momentos de crise e de resolver conflitos. Ah, e mantenha sempre seu bom humor
e cordialidade.
FONTE:
http://www.jrmcoaching.com.br/
José Roberto Marques
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