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14 de janeiro de 2017

A LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS E O FATOR CRÍTICO DA PERECIBILIDADE - ESTUDO DE CASO EM FAZENDAS DO NORDESTE BRASILEIRO

Segundo a ABRAFRUTAS - Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados, as vendas brasileiras para o mercado externo de frutas pretendem atingir, até 2018, um crescimento médio anual de 3,5%. De acordo com relatório elaborado em 2013 pela ONU, o mundo desperdiça cerca de U$ 750 bilhões de dólares anuais, atingindo diretamente o valor final do produto em razão da redução da oferta. A maneira incorreta de carregar e descarregar, a falta de cuidado ao colher e ao embalar os frutos, a distribuição com desrespeito às normas de regulamentação, são fatores que influem em perdas para a economia. Este artigo tem como objetivo entender o processo logístico e como ocorrem os desperdícios nas exportações de frutas brasileiras.

INTRODUÇÃO

Ao longo deste trabalho, desenvolve-se o tema da logística de distribuição, assunto de grande interesse dentro de um ciclo de compras e vendas, encontrando-se muitos fatores críticos que influenciam no processo, tanto de forma favorável como desfavoravelmente. Outro ponto importante abordado neste artigo é o fator da perecibilidade, que no caso das frutas, tem que ser bem analisado, com vistas a evitar desperdícios e contaminações e a eminente necessidade de mantê-las com a qualidade com que foram colhidas, bem como agradar aos consumidores. Destaca-se a situação envolvendo exportações, cujo custo do frete somado às perdas destes produtos perecíveis, poderia tornar inviável ou menos competitiva as exportações.

A LOGÍSTICA

De acordo com a definição do Council of Supply Chain Management Professionals, "Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes" (Carvalho, 2002, p. 31).

Já segundo Christopher (1997, p.2), a logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informação correlata) através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presentes e futuras através do atendimento de pedidos a baixo custo.

Há diversos desafios no gerenciamento logístico, muitos deles relacionados à área de transporte (modais) e distribuição, porém a falta de softwares competentes ou mais acessíveis, além do mau treinamento de funcionários acabam por influenciar diretamente no cenário atual.

O gerenciamento da rede logística de alimentos é abrangente e extremamente complexo devido aos seus obstáculos de distribuição e armazenagem. A qualidade dos produtos é indiscutível e assegurar esta sem aumentar os custos é uma tarefa de difícil realização principalmente em um país de dimensões territoriais tão grandes e de infra-estrutura tão diversa como o Brasil.

A logística de produtos perecíveis no Brasil está interligada com questões de segurança, e cabe à Diretoria Técnica do Centro de Vigilância Sanitária a fiscalização de veículos que transportam alimentos, sendo a maioria desses para consumo humano.

Cabe também alertar aos produtores sobre maneiras de melhor embalar as mercadorias para que cheguem ao consumidor final na qualidade desejada. Salienta-se que, muitas vezes, as perdas de produtos por falta de embalagens adequadas e por ausência de cuidados básicos elevam os custos, que devem ser minorados em busca da maior eficiência, qualidade e lucro.

RASTREABILIDADE E BARREIRAS TARIFÁRIAS E NÃO TARIFÁRIAS

Segundo Fabiana Cunha Viana Leonelli e José Carlos de Toledo (2006, p. 1 apud Meuwissen et al, 2003) escândalos envolvendo contaminação de alimentos tem um aspecto comum: a causa e o foco das contaminações não foram detectados em curto prazo, como  no caso da dioxina na Holanda e a BSE no Reino Unido e posteriormente em diversos países da União Européia. A conseqüência destes episódios, segundo os autores, gerou certo receio quanto à segurança dos alimentos, no que diz aspectos de produção e armazenagem destes.

Segundo a Norma ISO 8402, a definição de identificação e rastreabilidade incidem na capacidade de traçar todo o histórico, a aplicação ou a localização de um item por meio de informações previamente registradas, disponibilizando assim todas as informações essenciais sobre o produto (matérias-primas, local, transporte) até a chegada deste no consumidor.

Já as barreiras comerciais impostas pelos países importadores são uma forma de proteger seu comércio local e assim sua circulação de mercadorias. Segundo Azúa (1986, p. 85), existem diversas formas para esse protecionismo se manifestar sem que haja um fundamento filosófico a respeito.

Para Krugman e Obstfeld (1999, p. 191), tarifas são simples políticas de comércio, um imposto cobrado pelo bem importado. Porém, os governos tendem a impor barreiras não-tarifárias para proteger suas indústrias sem que os consumidores tenham de pagar a mais por isso.
Pode-se afirmar que as principais barreiras não-tarifárias são então cotas, as restrições voluntárias às exportações e as certificações que as empresas e o país que exportam têm de seguir para adentrar o mercado externo.

CONCLUSÃO

De acordo com as fazendas visitadas, no processo logístico ocorre muita perda de frutas. Na distribuição, no caso das frutas serem transportadas em caixas inapropriadas ou embaladas indevidamente, os produtos serão machucados, arranhados ou batidos, causando assim um prejuízo para o comprador e conseqüentemente a devolução do produto. Sendo assim, é necessária uma proteção, embalagens individuais, para os frutos mais sensíveis.

No transporte também encontramos o problema da refrigeração da carga. Quando a temperatura fica muito baixa no contêiner/carreta, ocorre o congelamento do fruto, porém se fica mais quente que o necessário, o fruto se deteriora mais rapidamente. Sendo assim, o uso do termógrafo é essencial para o transporte das frutas.

Amassados decorrentes de caixas jogadas são comuns, e as perdas desse tipo atingem diretamente o varejista e o consumidor, pois este problema pode vir a aparecer depois que o cliente compra o produto. Esses amassados geralmente são ocasionados pelo carregamento e descarregamento descuidado, conhecido por “bater caixa”. Atualmente, o uso de empilhadeiras contribui muito para que a perda seja menor.

Já nos atacadistas e locais de venda onde têm que se armazenar os frutos em câmaras frias, há de se ter um cuidado especial para que os frutos climatéricos (aqueles que liberam etileno) sejam armazenados de maneira a não estragarem outros frutos.

Os custos aliados a este processo são decorrentes do valor que as transportadoras cobram pela distribuição refrigerada, ou seja, tanto nos caminhões e conteiners quanto nos navios para a exportação.

Como pode ser visto, a logística tem de ser analisada. Os frutos são demasiadamente sensíveis e precisam de cuidados especiais. Ferramentas, certificações e estudos desta área são essenciais para que a perda não seja significativa nos custos do processo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CARVALHO, José Meixa Crespo de - Logística. 3ª ed. Lisboa: Edições Silabo, 2002.

CHRISTOPHER, Martin. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratégias para a redução de custos e melhoria dos serviços. São Paulo: Pioneira, 1997.

Economia e Agronegócio; Disponível em: http://g1.globo.com/economia/agronegócios/noticia/2016/03/exportacao-brasileira-de-frutas-pode-alcancar-us-1-bi-ate-2018.html; acesso em 22 ago. 2016;

NOVAES, Antonio Galvão N. Logística Aplicada: suprimento e distribuição física / Antonio Galvão N. Novaes, Antonio Carlos Alvarenga. –2. Ed.—São Paulo : Pioneira, 1994;

Antonio Carlos da Silva Rezende. IMAM Logistica: Movimentação. Disponível em <http://www.imam.com.br/logistica/noticias/movimentacao/107-logistica-de-distribuicao-de-alimentos-pereciveis> Acesso em 24 out. 2016.

LEONELLI, F. C. V., TOLEDO, J. C. Rastreabilidade em cadeias Agroindustriais- conceitos e aplicações. São Carlos, São Paulo. 2006.

KRUGMAM, Paul R.; OBSTEFELD, Maurice. Economia internacional - Teoria e Política. São Paulo. Makron Books. 1999.

AUTOR

KARINA PERALTA (kaperalta@hotmail.com): Formada em Engenharia de Produção em 2016 pelo Centro Universitário Eurípedes Soares da Rocha – UNIVEM.

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