Atuar no mercado de cargas fracionadas deixará de ser
uma opção, e se transformará em uma necessidade para a maioria das
Transportadoras de cargas no Brasil
Atuar em cargas fracionadas exigirá não apenas altos
investimentos em infraestrutura operacional, mas também na organização e
qualificação das áreas de apoio à operação, como Vendas, Financeiro que inclui
custeio e formação de preços, faturamento e contas a receber, Recursos Humanos,
Tecnologia, Qualidade Total, Segurança e Meio Ambiente. Nas
transportadoras de carga lotação, as despesas com as áreas de apoio representam
de 5 por cento a 12 por cento da ROL - Receita Operacional Líquida, mas na
carga fracionada poderão atingir até 30 por cento
Em termos de infraestrutura operacional, tratamos
especialmente da malha logística, constituída dos veículos de coleta e entrega,
terminais de carga, linhas de transferências e os respectivos veículos de
médio e longo curso.
Para que essa complexa engrenagem funcione
adequadamente, é necessário atentar-se a alguns fatores críticos de sucesso,
que poderão viabilizar ou não o negócio
Primeiro, tenha cuidado ao definir o perfil da carga
transportada. Aqui vivemos um dilema, amplamente questionado pela área de
Vendas. Se restringir demais, dificultará a operação em escala e inviabilizará
as rotas de retorno, se deixar em aberto, cargas de diversos tipos serão
misturadas, podendo comprometer o nível de serviço, custos e produtividade
Segundo, controle as avarias, furtos e extravios. Se
relaxar no controle e gestão das perdas, essa conta consumirá 2 por cento a 3
por cento da sua receita líquida, além de contribuir para tornar a relação com
seus Clientes cada vez mais difícil
Terceiro, tenha atenção especial à cubagem das cargas,
obedecendo ao padrão de 300
kg por m³. Se puder invista em sistemas automatizados de
cubagem das cargas, mas se não for possível, adote mecanismos de controle
manuais, mesmo que por amostragem
Quarto, ao prospectar um novo Cliente, avalie-o sob
diferentes aspectos, levando em consideração volume transportado, origem e
destino das cargas cuidado com a distribuição entre cargas entregues no
Interior e na Capital, tipos de veículos, canais de distribuição utilizados,
prazo de pagamento, densidade da carga, sazonalidade, plano de gerenciamento de
risco PGR e outros requerimentos especiais como a necessidade de devolução
dos canhotos ou a digitalização dos mesmos e disponibilização via WEB
Quinto, controle os valores a serem faturados e evite
perda de receita decorrente de fraudes de Clientes ou falhas internas no seu
processo de faturamento. Fraudes de Clientes normalmente estão relacionadas à
informação incorreta de pesos e volumes destinados a entrega. Clientes também
atrasam pagamentos, aplicam multas financeiras relacionadas ao desempenho contratado, deixam
de recolher taxas acessórias generalidades e praticam descontos de faturas de
forma unilateral. Você tem controle sobre isso. Porém, uma parcela
representativa das perdas de receitas em Transportadoras e Operadores
Logísticos é decorrente de falhas de procedimentos internos ou erros existentes
em todo o fluxo de faturamento
Sexto, estabeleça valores de fretes mínimos, evitando
operações economicamente inviáveis
Sétimo, tenha cuidado ao elaborar a tabela de fretes,
e definir as faixas de peso e distância. Não deixe de incluir as taxas ou
generalidades, bem como o por cento de ad-valorem e GRIS
Oitavo, estabeleça contratos com seus Clientes,
definindo claramente o escopo do serviço prestado e o direitos e deveres de
cada parte
Nono, invista em tecnologia da informação. A
informação é tão importante quanto o fluxo físico de materiais e ela deverá
estar disponível a todo tempo, e em tempo real. A informação permitirá uma
melhor gestão da infraestrutura existente e dos recursos financeiros
envolvidos, bem como se tornará um importante diferencial para seus Clientes
Por fim, ao expandir o raio de atuação geográfica,
seguramente você precisará contar com o apoio de parcerias operacionais locais.
Tenha cuidado ao escolhê-las e ao negociar o frete pago, que poderia variar de
20 por cento a 40 por cento do frete total, apenas para a coleta ou a entrega
Trabalhando sobre esses pontos você, com certeza,
minimizará diversos efeitos indesejáveis decorrentes da má gestão do transporte
de cargas fracionadas. E assim evitará custos adicionais e aumentará suas
possibilidades de sucesso nesse complexo negócio
Artigo escrito
por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento
em Logística Ltda.
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