Qual é o melhor caminho para uma empresa
fazer seus produtos chegarem aos consumidores certos, no local e no momento
exato?
Canal de Distribuição é o caminho escolhido por uma empresa para
fazer seus produtos chegarem aos consumidores certos, no local e no momento
exato. Ou seja, canal de distribuição é a área do Marketing encarregada de
colocar o produto adequado no momento e no local em que ele for necessitado
pelos consumidores.
Essas atividades começam
quando a organização opta pelo tipo de canal que será usado para distribuir
fisicamente seus produtos. Trata-se de uma importante etapa do Marketing, pois
sem uma estrutura de distribuição eficaz uma empresa terá dificuldades de
atingir seu público-alvo, mesmo comercializando bons produtos.
As pessoas têm cada vez
menos tempo e apesar de o ato da compra ser algumas vezes interessante, os
consumidores racionalizam o tempo gasto nessa atividade. Dessa forma, pode-se
dizer que a principal função de um Canal de Distribuição é fazer com que o
produto chegue rapidamente ao local em que os consumidores esperam encontrá-lo.
Mas, colocar os produtos no
lugar certo quando os consumidores se dispuserem adquiri-los varia conforme o
público-alvo e o tipo de produto comercializado. Em função disso, veremos
abaixo alguns tipos de estratégias de distribuição muito utilizadas pelas
organizações:
Sistema
de Distribuição Direta
Nesse
tipo de distribuição a empresa não usa intermediários, pois ela vende seus
produtos diretamente aos consumidores finais. Ou seja, o produtor tem o
controle total das atividades mercadológicas até o recebimento dos produtos
pelos consumidores finais. Os principais sistemas de distribuição direta são o
sistema de venda porta-a-porta e a venda através de catálogo.
No Brasil algumas
organizações utilizam o sistema porta-a-porta com algum sucesso como Avon,
Natura e Pierre Alexander. Para comercializarem produtos essas empresas
utilizam promotoras autônomas como revendedoras e não vendedores contratados
como funcionários. A vantagem desse sistema é que o fabricante exerce maior
controle no processo de comercialização e a principal desvantagem é o alto
custo de estruturar o sistema logístico de distribuição.
A
principal característica do sistema de venda por catálogo é que a empresa envia
seu portfólio aos consumidores pelo correio. Mas, para isso é fundamental a
existência de um cadastro de clientes potenciais para os tipos de produtos
comercializados. O pedido é feito pelo consumidor diretamente à empresa via
telefone ou caixa postal, o qual deverá ser processado com agilidade.
As principais vantagens da
venda por catálogo é que o sistema possibilita à empresa cobrir o mercado
consumidor sem criar estrutura de filiais ou escritórios de vendas e, ao
eliminar os varejistas intermediários, os preços dos produtos comercializados poderão
ser mais baixos. Como não utiliza intermediário, o sistema está isento do custo
das atividades de merchandising e, além disso, os custos de propaganda também
são menores – em relação ao uso de varejistas.
Por outro lado, existem
consumidores que gostam de manusear o produto antes da compra e, para eles, a
venda por catálogo talvez não seja adequada. Outra desvantagem desse sistema é
que, apesar da qualidade, o catálogo não provoca o efeito da compra por impulso
na mesma intensidade que ocorre ao se visitar um Shopping Center – por exemplo.
No Brasil, a experiência
mais tradicional de venda por catálogo é a Hermes – uma empresa familiar do Rio
de Janeiro que atua nesse segmento a 50 anos, distribuindo seu catálogo a mais
de um milhão de pessoas. Envolvem bijuterias, cosméticos, lingerie, artigos
para o lar, calçados e vestuário.
Sistema
de Distribuição Exclusiva
Nesse
sistema a empresa utiliza um ou poucos intermediários exclusivos a fim de
atender a segmentos específicos do mercado consumidor. Os intermediários podem
ser representantes comerciais – que levam o produto aos pontos do varejo – ou
redes de lojas, as quais tenham a exclusividade na distribuição do produto.
Uma das principais
vantagens desse sistema é que ele permite uma parceria com a rede de
distribuição que trabalha apenas com a marca do fabricante. Além disso,
possibilita uma rápida expansão dos fabricantes, pois eles não precisam
investir na formação dos pontos de venda e concentram seus recursos financeiros
na produção.
Após garantir grande fluxo
de consumidores as lojas se tornam atrativas para outros produtos que sejam
vantajosos para aqueles consumidores. Eventualmente o McDonald’s promove
eventos voltados para seu público alvo, realizados em conjunto com fabricantes
diversos. Isso só é possível devido ao fluxo garantido que a rede de lojas
assegura a seus parceiros nessas promoções.
Sistema
de Distribuição Intensiva
Visa
colocar o produto no maior número possível de pontos de venda e é adequado para
produtos de alto consumo, de compra freqüente e preços unitários relativamente
baixos. Disponibilizar o produto onde os consumidores esperam encontrá-lo é
fundamental para bens de conveniência, pois é muito comum o consumidor trocar
de marca caso não encontre aquela marca desejada.
Os
pontos de venda podem ser atingidos por equipes de venda dos próprios
fabricantes, por representantes comerciais ou atacadistas distribuidores.
Muitas organizações utilizam equipes próprias para atender grandes varejistas
como hipermercados e redes de supermercados. Por outro lado, o restante do
varejo pode ser coberto via atacadistas e/ou representantes comerciais sem
vínculo empregatício. A BIC, a Coca-Cola, a Pepsico, a Unilever e a Gillette –
por exemplo – utilizam esse sistema de distribuição.
Por
Julio
Cesar Santos
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