Gigantes de todas as áreas precisarão se reinventar
porque a concorrência nunca foi tão acirrada como está acontecendo atualmente. Preço
e qualidade já não são mais um diferencial para os consumidores que esperam
algo novo das empresas, eles querem de fato é serem surpreendidos.
As empresas estão empenhando muito dinheiro e esforço
na qualidade de seu serviço e inovação que começarão a moldar o futuro próximo.
Um grande exemplo de que a criatividade aliada à tecnologia pode proporcionar na
logística de distribuição é a entrega a jato.
Mas afinal, o que é a entrega a jato? Como esta
novidade poderá mudar conceitos de distribuição em um mercado tão competitivo?
Poderá a entrega a jato ser incorporada ao serviço esperado pelos consumidores
e clientes nos próximos anos?
Bom, para responder estas e outras perguntas convido
meus seguidores, alunos e amigos a fazer uma reflexão sobre o assunto, lendo
parte do texto publicado na INFO Online.
Boa leitura!
Prof. Geraldo Cesar Meneghello
Entrega a jato - Gigantes do comércio eletrônico, Amazon,
eBay e Walmart disputaram uma corrida nos Estados Unidos, em 2012, para
encontrar a melhor fórmula de entregar produtos em poucas horas. O resultado da
competição deve aparecer com a popularização do conceito de entrega no mesmo
dia em todo o mundo. Entre as experimentações, a mais ousada é a do eBay Now, em
fase de testes nas cidades de São Francisco e Nova York. Por 5 dólares
adicionais, o serviço garante que em até uma hora o usuário receba em casa
qualquer produto disponível nos estoques das lojas físicas Target, Best Buy, Macy?s
e Home Depot. O eBay contratou entregadores independentes e coordena a
logística com a ajuda de um aplicativo.A rede Walmart usa a força de suas lojas
físicas para acelerar a chegada dos produtos comprados pela internet. O Walmart
To Go funciona em cinco cidades e cobra 10 dólares para entregar qualquer
produto na hora marcada pelo cliente.
Nenhuma loja virtual, no entanto, investiu tanto
quanto a Amazon na busca pela entrega super-rápida. Foram mais de 965 milhões
de dólares em armazéns mais próximos das áreas populosas das grandes cidades e
outros 775 milhões na aquisição da Kiva Systems, empresa que cria robôs capazes
de manipular estoques com rapidez. A meta da empresa de Jef Bezos é tornar a
opção do same day delivery disponível para todos os produtos oferecidos pelo
site. O comércio eletrônico brasileiro terá muito a aprender com essas
iniciativas.
Por Juliano Barreto – INFO Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário