Pesquisar este blog

10 de março de 2013

ENTREGA A JATO UMA GRANDE INOVAÇÃO PARA A LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO


Gigantes de todas as áreas precisarão se reinventar porque a concorrência nunca foi tão acirrada como está acontecendo atualmente. Preço e qualidade já não são mais um diferencial para os consumidores que esperam algo novo das empresas, eles querem de fato é serem surpreendidos.
 
As empresas estão empenhando muito dinheiro e esforço na qualidade de seu serviço e inovação que começarão a moldar o futuro próximo. Um grande exemplo de que a criatividade aliada à tecnologia pode proporcionar na logística de distribuição é a entrega a jato.

Mas afinal, o que é a entrega a jato? Como esta novidade poderá mudar conceitos de distribuição em um mercado tão competitivo? Poderá a entrega a jato ser incorporada ao serviço esperado pelos consumidores e clientes nos próximos anos?

Bom, para responder estas e outras perguntas convido meus seguidores, alunos e amigos a fazer uma reflexão sobre o assunto, lendo parte do texto publicado na INFO Online.

Boa leitura!

Prof. Geraldo Cesar Meneghello

Entrega a jato - Gigantes do comércio eletrônico, Amazon, eBay e Walmart disputaram uma corrida nos Estados Unidos, em 2012, para encontrar a melhor fórmula de entregar produtos em poucas horas. O resultado da competição deve aparecer com a popularização do conceito de entrega no mesmo dia em todo o mundo. Entre as experimentações, a mais ousada é a do eBay Now, em fase de testes nas cidades de São Francisco e Nova York. Por 5 dólares adicionais, o serviço garante que em até uma hora o usuário receba em casa qualquer produto disponível nos estoques das lojas físicas Target, Best Buy, Macy?s e Home Depot. O eBay contratou entregadores independentes e coordena a logística com a ajuda de um aplicativo.A rede Walmart usa a força de suas lojas físicas para acelerar a chegada dos produtos comprados pela internet. O Walmart To Go funciona em cinco cidades e cobra 10 dólares para entregar qualquer produto na hora marcada pelo cliente.

Nenhuma loja virtual, no entanto, investiu tanto quanto a Amazon na busca pela entrega super-rápida. Foram mais de 965 milhões de dólares em armazéns mais próximos das áreas populosas das grandes cidades e outros 775 milhões na aquisição da Kiva Systems, empresa que cria robôs capazes de manipular estoques com rapidez. A meta da empresa de Jef Bezos é tornar a opção do same day delivery disponível para todos os produtos oferecidos pelo site. O comércio eletrônico brasileiro terá muito a aprender com essas iniciativas.

Por Juliano Barreto – INFO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário