A logística vem superando barreiras no cenário
mundial. O que antes era visto como uma área sem expressão é hoje considerado
elemento de fundamental importância para a sobrevivência das empresas.
Um fenômeno semelhante vem acontecendo com a
capacitação nas empresas. Não obstante o fato das mesmas terem o conhecimento
do valor de se capacitar, muito ainda há de ser feito para otimizar o
desenvolvimento técnico de seus funcionários.
Devido ao avanço dos processos tecnológicos e à
aceleração do fluxo de informação, a necessidade de atualizar-se é cada vez
maior, uma vez que, como se podem perceber novas descobertas ocorrem em um
menor espaço de tempo. Tais eventos implicam na ramificação da teoria, ou seja,
em uma maior especificidade do conhecimento.
O conhecimento em logística pode ajudar e muito na
melhoria de processos operacionais e estratégicos das empresas. Em parte, a
grande ajuda que a logística recebe provém da tecnologia, que nas últimas décadas
teve seu auge, passando a crescer exponencialmente. Na logística ela atua na
integração da cadeia, nos controles e na automação das atividades, e quanto
mais avança, mais mudanças acontecem, surgindo assim uma maior necessidade de
capacitação.
Quem não quer melhorar a satisfação do cliente ou
parceiro e ganhar benefícios com seu negócio melhor estruturado? Capacitar-se
em logística implica em utilizar melhor os recursos de infra-estrutura, no qual
as empresas se sustentam. Significa melhorar o desempenho global dentro da
cadeia, pensando não só em aprimorar o fluxo de bens e de informação, bem como
na redução do capital de giro ou mesmo no retorno sobre o ativo.
O aumento da demanda dos clientes em razão de níveis
de serviços cada vez mais elevados leva as organizações a necessitarem efetuar
suas operações com mais eficiência e eficácia. O nível de serviço logístico é o
fator-chave do conjunto de valores logísticos que as empresas oferecem a seus
clientes para assegurar sua fidelidade.
Por outro caminho, estratégias de redução de custos
logísticos, sejam eles tributários, custos de estoque ou custos de transporte, são
“um bom chamariz” para os grandes empresários, já que reduzindo custos torna-os
mais competitivos, podendo aumentar a margem de lucro, bem como o retorno sobre
o capital do acionista.
O profissional de logística, com a integração dos
processos ao longo da cadeia de suprimento, passou a enxergá-la em toda sua
plenitude, de forma estratégica, buscando os melhores resultados possível em
termos de redução de custos, de diminuição de desperdícios e de agregação de
valor para o consumidor final.
O crescimento da população mundial, o comprometimento
com a melhoria do padrão de vida e o aumento constante das exigências por parte
do consumidor tendem a ser os maiores direcionadores de uma demanda mundial por
serviços logísticos. A capacidade de administrar informações será, assim, a
chave para ajudar as empresas a desenvolver soluções complexas e econômicas
para prover novos serviços aos clientes.
Como a tecnologia avança a uma taxa acelerada, será
grande e importante o impacto do desenvolvimento nos processos logísticos. Assim,
a velocidade nas tomadas de decisão será cada vez mais realçada, uma vez que a
informação é desenvolvida, processada, formatada, e movida a taxas cada vez
maiores e a custos menores.
Neste cenário, a competência em logística será cada
vez mais valorizada como um recurso estratégico. A concorrência acirrada irá
forçar as empresas a procurar novos caminhos para se manterem competitivas. As
empresas cada vez mais irão perceber que a diferenciação por longo tempo
através dos produtos e serviços nem sempre será possível, porque na maioria das
situações este esforço será rapidamente copiado pelos concorrentes.
Contudo, nos casos em que um produto se torna uma
commodities o fator decisório entre as alternativas de fornecedores poderá ser o
nível de suporte logístico, uma vez que um número crescente de empresas tem
percebido o potencial de ganhar vantagem competitiva através de um serviço
logístico superior. Assim sendo, a competência em logística será cada vez mais
requerida, sendo o seu aprofundamento através de capacitação adequada, a melhor
forma de se alcançar com sucesso os novos mercados e de atender as exigências
cada vez maiores dos clientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário