Pesquisar este blog

6 de maio de 2012

PLANEJAMENTO COLABORATIVO DA DEMANDA


Planejamento colaborativo da demanda

O processo de planejamento de demanda consiste na análise estatística de dados históricos (vendas passadas, eventos específicos) e da interpretação gerencial das informações de mercado (conjuntura econômica, informações sobre níveis de estoques dos clientes, informações dos concorrentes, decisões sobre promoções), que dão então origem a uma previsão de demanda futura.

Este processo é determinante para o sucesso de uma organização, pois dela são geradas informações essenciais para atender as necessidades dos consumidores, que desejam que haja uma pronta entrega, e dos acionistas, que desejam menores investimentos em estoques. Planejar a demanda nem sempre é fácil, pois as incertezas em relação a demanda vem aumentando sensivelmente pois, atualmente temos:

Ø    Menor ciclo de vida dos produtos – isto faz com que os dados históricos em relação a demanda dos mesmos passem a contemplar períodos cada vez menores;

Ø      Proliferação de produtos concorrentes – a grande quantidade de produtos faz com que os consumidores tenham uma gama maior de alternativas e minimiza o conceito de fidelidade a um determinado produto. A estes fatos, acrescentamos ainda que o desafio no tratamento estatístico dos dados históricos (técnicas estatísticas e software utilizado) e na interpretação das informações de mercado (julgamentos pessoais, integração entre as áreas funcionais e integração entre os elos da cadeia de suprimentos).

No que se refere à interpretação de informações de mercado, Julianelli (2006) ressalta a importância da colaboração interdepartamental e entre empresas que compõe a cadeia de suprimentos, pois segundo o autor a colaboração tem fator determinante nas reduções de custos de estoques e na melhoria do nível de serviço aos clientes. O autor destaca a tendência de buscarmos o Planejamento Colaborativo de Demanda que pode proporcionar os seguintes benefícios:

Ø  Melhoria no julgamento e tomada de decisão no que se refere a interpretação das informações de mercado, pois várias áreas discutem e possuem visões diferenciadas sobre o mercado.

Ø    Integração entre as áreas funcionais devido a troca e ao compartilhamento de informações e cooperação entre as mesmas;

Ø      Diminuição do efeito “chicote” que ocasiona excesso de estoques em alguns momentos e rupturas de fornecimento em outros.

Ø   Redução da marginalização dupla que consiste na incidência de uma margem de lucro sobre a margem de lucro do elo anterior da cadeia de suprimentos.

Para Julianelli (2006), o planejamento colaborativo da demanda depende da troca intensiva de informações e de mudanças organizacionais, estruturais e tecnológicas. Segundo ele, as iniciativas de planejamento colaborativo da demanda podem ser divididas em duas modalidades, a saber:

Iniciativas Internas – quando ocorre entre as áreas funcionais da empresa, como por exemplo: as reuniões de Sales and Operations Planning (S&OP);

Iniciativas externas – quando envolve diferentes empresas, destacando-se a filosofia de Collaborative Planning, Forecasting and Replenishment (CPFR). O autor ressalta que o grande objetivo das iniciativas de colaboração neste processo é a de garantir que as informações (internas e externas) fluam livremente e possibilitem assim um melhor processo de planejamento de demanda

Fonte: JULIANELLI, L. Motivadores para implementação de iniciativas de colaboração no processo de planejamento da demanda.  Revista Tecnologística. Ano 11, n. 124. p.82-84. Março, 2006.

Por Hélio Meirim 

Nenhum comentário:

Postar um comentário