Pesquisar este blog

20 de julho de 2012

ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DA UNESP DE TUPÃ PROMOVEM PALESTRA SOBRE “OS DESAFIOS DA LOGÍSTICA NO BRASIL”


Prof. Geraldo Cesar Meneghello com professores
e alunos do curso de Administração de Empresas
da UNESP de Tupã - SP
O Programa de Educação Tutorial (PET) é desenvolvido em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do País, tem como princípio unir as três vertentes: ensino, pesquisa e extensão.


 A UNESP, Campus experimental de Tupã, possui o PET/Empreendedorismo para atender o curso de Administração de Empresas. Seu objetivo é consolidar o compromisso com a formação acadêmica de qualidade, ética e cidadã, bem como desenvolver e estimular as competências e habilidades para o desenvolvimento de ações empreendedoras e/ou no fomento ao empreendedorismo. 


O grupo PET/Empreendedorismo é composto pelos tutores Profº Timóteo Ramos Queiroz e Profº Renato Dias Baptista e, pelo alunos: Amanda Rodrigues, Cíntia Patelli de Carvalho Silva, Dimitria Fernanda Destassi, Fábio Mosso Moreira, Felipe Rodrigues, Fernanda Giovanini, Juliana Priscila Faria de Carvalho, Lucas Fialho, Maria Eduarda Protis, Maria Eduarda Oliveira Fernandes, Mariana Fresarin e Rúbia Guimarães Rosa.


Prof. Geraldo recebe os cumprimentos de Mariana
Fresarin representando os membros do PET.

Um dos eventos que o grupo realiza é “A Sociedade em Questão” que tem como propósito impulsionar debates entre os alunos a cerca de um fato em pauta na sociedade, que esteja causando repercussão nacionalmente, ou até mesmo internacionalmente, que envolvam importantes mercados e setores da economia com a participação de estudiosos da área para compartilharem suas experiências, dificuldades, tendências e demandas do mercado.

Prof. Geraldo  ministra palestra sobre
"Os Desafios da Logística no Brasil" 

No mês de Junho, o tema abordado foi “Os Desafios da Logística no Brasil” e contou com a participação do Profº Geraldo Cesar Meneghello, o qual apresentou a situação dos principais modos de transporte de carga e expôs suas limitações para o crescimento da economia brasileira. Além disso, tratou de assuntos relacionados à infraestrutura brasileira e o atendimento dos próximos grandes eventos: Copa do Mundo e Olimpíadas.

Um comentário:

  1. Boa tarde Sr. Geraldo, tudo bem?

    Assisti mais cedo sua ótima palestra na Unesp de Tupã, a qual foi muito didática e esclarecedora.
    Porém, fiquei com algumas dúvidas como: 1) Como o senhor entrou no ramo da logística? Foi algo proposital desde o começo da sua carreira? 2) O que o senhor acha importante para alguém que tem interesse em seguir na área? Quais habilidades e/ou competências? 3) Quando citam profissionais da área, é sempre dito que é uma carreira em que se ganha uma remuneração um pouco acima do normal, mas que não há muito visibilidade e ascensão mais lenta que outras áreas como finanças ou marketing. Qual a sua opinião? 4) Possuo interesse na área, mas estou meio perdido ainda sobre o que fazer após a minha graduação. O que o senhor sugere? 5) Na sua palestra, o senhor cita o super porto de Açu, porém, visto que as empresas de Eike Batista não estão tão sólidas no mercado, o senhor acha que pode acontecer o mesmo com esse projeto?

    Agradeço desde já a colaboração e o canal aberto.

    Att,

    Estevam Horie Ruiz

    Olá Estevam, tudo bem?
    Que bom que gostou de minha palestra e melhor ainda se interessou em seguir carreira na logística.
    Esclarecendo suas dúvidas:
    Ingressei na área ainda garoto em uma multinacional do ramo de autopeças em São Caetano do Sul - SP. Na Época a Logística não tinha a abrangência de hoje. Porém, com a abertura do mercado no início dos anos 90 a concorrência entre as empresas se acirrou exigindo também dos profissionais uma melhor qualificação. Na época não foi uma escolha foi uma oportunidade!
    O mercado é carente de profissionais qualificados, recomendo a você que conclua seu curso em Administração de Empresas e busque fluência em inglês. Um MBA em Gestão de Logística Empresarial será muito bom para dar consistência e conhecimento. Se tiver condições de buscar uma chancela em seu curriculum em uma universidade do exterior melhor ainda! As habilidades e competências serão desenvolvidas nos cursos recomendados. Todas as carreiras tem suas dificuldades, pois não basta ter tudo que comentamos até aqui e você não saber trabalhar em equipe ou tenha dificuldade de se relacionar com as outras pessoas. Em minha opinião tornar-se executivo em qualquer das áreas citadas trará retorno financeiro a velocidade dos acontecimentos dependerá muito de oportunidades, dedicação e esforço de sua parte. Procure fazer o que você gosta e o reconhecimento financeiro será uma consequência. O super porto do Açú não está apenas no papel, já é uma realidade! Independente de ser uma empresa do Eike Batista ou não, com o crescimento econômico do país haverá oportunidades profissionais e com certeza você estará entre eles!
    PREPARE-SE!

    Um forte abraço,

    Prof. Geraldo Cesar Meneghello

    ResponderExcluir