Está
na moda medir o pedido perfeito. Provavelmente seja o indicador mais amplo e
completo, pois engloba aspectos relacionados à pontualidade na entrega,
quantidade e diversidade dos itens solicitados, condição de entrega e
documentação fiscal e bancária.
Dentro
do total de pedidos atendidos, o pedido perfeito mede o % de pedidos atendidos
no prazo combinado com o Cliente, com a quantidade e diversidade solicitada,
sem avaria alguma no produto ou na embalagem, sem problemas na documentação
fiscal e bancária. Dá para melhorar?
Um
novo componente passa a ser incorporado ao pedido perfeito. Além de cumprir
todos os requisitos anteriores, ainda é necessário causar uma boa impressão ao cliente.
Já
pensou se ao final de um pedido perfeito, o motorista do caminhão, ao manobrar
o veículo, arranca e destrói o toldo do cliente. Ou durante a entrega, mexe com
as moças dentro do estabelecimento comercial, provocando uma confusão
generalizada?
Pois
é, ao causar boa impressão ao Cliente, o pedido perfeito é concluído com chave
de ouro!
E
como medir mais esse requisito de qualidade do serviço prestado?
É
simples. Através da própria reclamação do Cliente, que deve ser facilitada por
um canal exclusivo junto à logística ou ao Serviço de Atendimento ao Cliente
(SAC). Pesquisas qualitativas e quantitativas também podem se realizadas em
paralelo para atestar o indicador apurado.
E
isso pode não parar por aí. Daqui a pouco vão dizer que o pedido apenas será
considerado perfeito se o Cliente voltar a comprar, dentro da freqüência
normal, isto é, dentro do seu intervalo histórico.
Dá
para incorporar mais alguma coisa? Com certeza ainda dá. Na linha da logística
verde, poderemos vir a considerar pedido perfeito aquele no qual a equipe de
distribuição, por exemplo, recolhe embalagens retornáveis ou material
reciclado, gerado pela sua empresa. Já pensou?
Ufa,
acabou! É melhor encerrar por aqui, antes que alguém diga que o componente
humano também deva ser adicionado ao conceito, estabelecendo por exemplo, que a
equipe de entrega precisa estar motivada ao cumprir seu dever operacional.
Portanto,
pedido perfeito pode vir a ser aquele entregue por uma equipe operacional
motivada, no prazo requerido pelo Cliente, atendendo à quantidade e diversidade
de itens solicitados, viabilizando a logística reversa, sem apresentar alguma
avaria nos produtos e embalagens, com a documentação fiscal e bancária correta,
causando boa impressão ao Cliente, estimulando-o a comprar mais e com maior
freqüência. Chega!
Por Marco Antonio Oliveira Neves
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