Pesquisar este blog

22 de julho de 2012

DISTRIBUIÇÃO INTELIGENTE


Neste artigo vamos apresentar as soluções relacionadas com o processo de distribuição de produtos na cadeia de abastecimento.

Introdução

Se isolamos o custo logístico relacionado com o processo de distribuição, podemos constatar que se trata de uma das parcelas mais representativas no Custo Logístico Total.

Essa característica financeira, aliada ao fato do processo de distribuição ter uma participação fundamental na qualidade do atendimento ao cliente, faz com que o mesmo tenha que ser adequadamente gerenciado.

Nesse contexto, a tecnologia da informação não poderia deixar de dar sua contribuição, visto que a mesma pode colaborar significativamente na redução dos custos de distribuição, bem como na melhoria do nível de serviço aos clientes.

Com a possibilidade das empresas monitorarem em tempo real o seu produto, em todo o ciclo de distribuição, até os mesmos chegarem às mãos de seus clientes, inúmeras possibilidades de serviços adicionais são sugeridas por conta do cenário atual, o que poderá ser traduzido em vantagens competitivas se as empresas souberem explorar adequadamente estas soluções.

Sistemas de Gerenciamento de Transporte (TMS)
TMS - Sistemas de Gerenciamento de Transportes

A gestão integrada nas organizações chegou também aos sistemas de gestão de transportes, onde soluções específicas para coletar, processar e fornecer informações gerenciais foram desenvolvidas e hoje já são integradas aos ERP (sistemas corporativos).

Denominados TMS, sigla que significa Transportation Management Systems, os Sistemas de Gerenciamento de Transporte são uma categoria de produto que vem incrementando a qualidade e produtividade de todo o processo de distribuição.

As soluções TMS, como são relacionadas com a distribuição, possuem módulos específicos para apoiar o gerenciamento do processo em questão.
Podemos citar como módulos específicos de um TMS, as seguintes soluções: Gestão de frotas; Gestão de fretes; Roteirizadores; Programação de cargas; Controle de tráfego/rastreamento; Atendimento ao cliente, entre outros.

Funcionalidades

As funcionalidades das soluções TMS são muitas e desenvolvidas em função das necessidades específicas de cada negócio, porém é claro que podemos fazer um descritivo básico de algumas funções que integram uma solução voltada à distribuição.

Gestão de frotas

As funcionalidades que uma solução TMS possui no que diz respeito à gestão de frotas compreendem: 

* Controle do cadastro do veículo: considera todas as informações necessárias relacionadas a cada veículo da frota (seguros, leasing, etc.);

* Controle de documentação: licenciamento, impostos, taxas, boletins de ocorrência, pagamentos (à vista parcelado);

* Controle de manutenção: controla as atividades relacionadas à manutenção (garantias, manutenção preventiva, corretiva, etc.);

* Controle de estoque de peças: envolve o cadastro de componentes, localização de componentes, etc.;

* Controle de funcionários agregados: controla o cadastro de funcionários agregados;

* Controle de combustíveis e lubrificantes: controla todas as informações de atividades relacionadas com abastecimento de combustíveis e lubrificantes (frota, data, veículo, custo, local, etc.);

* Controle de tacógrafos: monitora o comportamento do motorista durante toda a viagem;

* Controle de pneus e câmaras: por meio do número gravado a fogo do pneu e etiquetas nas câmaras, pode-se gerenciar a manutenção de pneus, quilometragem rodada por pneu, e algumas empresas controlam até o protetor de câmara, se necessário;

* Controle de engates e desengates de carretas, entre outros.

Cada funcionalidade do módulo de gestão de frotas de uma solução TMS, que não pode ser explorado em sua íntegra nesta série, pode chegar a detalhes como:

* Identificar que pneu está em que posição e quantos quilômetros rodou nesta posição;

* Gerenciar o rodízio por quilômetro rodado ou por sulco, que pode ser medido na portaria da empresa a cada chegada de veículo, por exemplo;

* Liberar o abastecimento de combustível para o veículo por meio de uma tecnologia que permite a troca de informações eletrônicas entre o veículo, dotado de uma antena, e a bomba de combustível (posto);

* Gerenciar o consumo de combustível e pneus de tal forma que qualquer roubo desses itens no veículo é rapidamente identificado pelo sistema;

* Emitir relatórios gerenciais dos mais diversos tipos, personalizados em função da necessidade.

Gestão de fretes

No que diz respeito à gestão de fretes, as soluções TMS podem:

* Controlar por meio de um cadastro geral: transportadoras, rotas e taxas, entre outras informações;

* Controlar tabelas de fretes diferentes, ou seja, a tabela de uma transportadora e a tabela de um dos clientes da transportadora;

* Analisar e calcular o custo do frete por transportadora para subsidiar a escolha da melhor transportadora;

* Possibilitar cálculos e simulações de frete, para que uma transportadora possa avaliar diferentes alternativas de custo e prazo de entrega, oferecendo um melhor serviço ao cliente;

* Calcular fretes considerando os diferentes modais, por trecho percorrido, bem como todos os custos atrelados;

* Controlar conhecimentos de carga voltados à multimodalidade (rodoviário, ferroviário, aéreo, aquaviário);

* Apontar as rotas mais adequadas;

* Controlar o fluxo de informações por EDI - Intercâmbio Eletrônico de Dados, ou via Internet;

* Liberar pagamentos e recebimentos;

* Conferir documentação.

Roteirizadores

No universo dos Sistemas de Gerenciamento de Transporte, os roteirizadores podem ser adaptados como módulos específicos, tornando a solução ainda mais completa, já que os mesmos podem incorporar funcionalidades específicas ao TMS:

* Determinação das melhores rotas a serem utilizadas;

* Integração da sequência de entrega proposta com o sistema de gerenciamento de armazéns (WMS) que direcionará a separação de pedidos respeitando-se a sequência de carregamento;

* Análise da distribuição a partir de mais de um centro de distribuição, consolidando o melhor cenário;

* Gerenciamento do tempo de entrega por cliente, a fim de identificar as dificuldades específicas de carga e descarga em cada empresa;

* Reprogramações de entrega em função de imprevistos ocorridos (problemas de quebras, acidentes, congestionamentos, etc.).

Controle de carga

Módulos de controle de carga são responsáveis por funções específicas de planejamento e controle, tais como:

* Planejamento de equipes de carregamento;

* Controle de funcionários por equipe;

* Gerenciamento de equipes específicas (ex.: transportes internacionais);

* Planejamento da acomodação de cargas no veículo em função de peso, volume, fragilidade, etc.;

* Planeja e controla as autorizações de serviço entre a empresa e fornecedores, a fim de que o motorista não tenha que levar dinheiro na viagem.

Outras tecnologias

Além das funcionalidades de um TMS, muitas outras tecnologias podem fornecer informações precisas e rápidas para uma adequada gestão da distribuição. Nesse contexto podem-se citar tecnologias específicas, tais como:

* Rastreamento de veículos: o sistema de comunicação móvel de dados, monitoramento e rastreamento de frotas, que utiliza recursos de comunicação do satélite BrasilSAT e de posicionamento da constelação de satélites GPS (Global Positioning System) - Autotrac. A tecnologia permite a troca instantânea de mensagens entre os veículos e suas bases de operação, possibilitando uma comunicação eficiente e sigilosa entre as partes e a automação das atividades de campo;

* Etiquetas de radiofreqüência/transponders: a partir da identificação de uma carga (ou de um veículo) com essa tecnologia, a mesma, quando chega ao seu ponto de destino, é identificada automaticamente pelo sistema, visto que a transmissão de dados é baseada em um sistema automático de identificação por sinal de rádio. Isso possibilita um direcionamento automático do veículo para a carga ou descarga, tornando mais ágil a operação.

Conclusão

Investir em tecnologia da informação permite que se tenha uma maior eficácia no processo de distribuição, pode ser mais fácil de se viabilizar economicamente, pois é nesta atividade do processo logístico onde estão mais intensamente localizadas as "variáveis de serviço"* que podem decretar o sucesso de um produto: tempo de atendimento e custo.

* Variáveis de Serviço: As variáveis de serviço são tudo aquilo que se agrega a um produto ou serviço de tal forma que o valor percebido pelo cliente seja alterado.

Por Eduardo Banzato – Diretor e instrutor da IMAM Consultoria Ltda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário