Pesquisar este blog

2 de setembro de 2011

9ª SEMANA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS - UNESP DE MARÍLIA


No dia 31 de agosto de 2011, o Prof. Geraldo Cesar Meneghello do curso de Engenharia de Produção da UNIVEM – Universidade Eurípides de Marília e Gerente de PPCP na Dori Alimentos Ltda, palestrou na 9ª Semana das Relações Internacionais. O tema abordado foi "O Processo de Internacionalização" como uma visão estratégica para as empresas.

O evento foi promovido pelos Conselhos dos Cursos de Relações Internacionais da UNESP (Campus de Marília e de Franca) e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, com apoio dos departamentos de Sociologia e Antropologia (DSA) e de Ciências Políticas e Econômicas (DCPE) da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, Campus de Marília-SP.

A Semana de Relações Internacionais se consolidou por sua periodicidade e projeção acadêmica, contribuindo para reflexões conceituais relevantes na área e para o fortalecimento do estudo das relações internacionais nos níveis de graduação e pós-graduação.

Desde a primeira edição em 2003, a Semana contou com a participação de profissionais e acadêmicos do Brasil e do exterior, abordando temas como “A Crise do Sistema Internacional”, “Integração e Fragmentação do Cenário Internacional”, “Idéias e Valores nas Relações Internacionais”, “Conflitos Políticos e Culturais”, “Novos Atores e Relações Internacionais”, “Política Externa na América Latina”, “Estadocentrismo e Desglobalização” e “Regionalismos e as Relações Internacionais” com resultados concretos consubstanciados na publicação de livros relacionados com o evento, o que permitiu sua transformação, a partir da edição de 2011, em um seminário de nível internacional.

Sua nona edição teve como tema “Relações Internacionais: Pesquisa, Práticas e Perspectivas” que foi abordado em conferências, mesas redondas, mini cursos, sessões de cinema, oficinas, servindo também de inspiração, no âmbito dos seminários temáticos, para a maioria dos trabalhos apresentados.

A 9ª Semana de Relações Internacionais se apresentou como uma oportunidade para reunir professores, pesquisadores e alunos, promovendo o intercâmbio de idéias e experiências sobre o tema. As diversas atividades que compuseram o evento pretenderam apresentar e discutir a pesquisa que se desenvolve no Brasil e no mundo, as práticas mais importantes das Relações Internacionais e as perspectivas da área, tanto do ponto de vista teórico como das relações interestatais no âmbito do sistema internacional.

A amplitude do tema teve relação com a própria abrangência das Relações Internacionais permitindo a exposição de diferentes tendências teóricas e metodológicas e a busca de respostas para problemas complexos e plurais freqüentemente submetidos nos vários ambientes de atuação do internacionalista.

Dessa forma, a 9ª Semana de Relações Internacionais buscou explicitar todo o panorama internacional contemporâneo, envolvendo o processo amplo de globalização, os vários pólos de poder, o questionamento do papel do Estado-Nação e as perspectivas de suas relações no sistema internacional, bem como refletir e compreender o cenário atual, onde couberam discussões sobre as tendências teóricas, metodológicas e práticas, tarefa de central importância para a formação intelectual dos atuais estudantes de Relações Internacionais.

Participaram também da 9ª Semana das Relações Internacionais o Sr. João Clemente Baena Soares, importante diplomata brasileiro no cenário político internacional, ex ministro do Supremo Tribunal Federal Francisco Rezek, o Prof. Andrea de GUTTRY (Scuola Superore Sant’Anna, Pisa, Itália), a Profa. Teresa Isenburg (Universidade de Milão), Profa. Stephanie Blair (Universidade de Cranfield – Reino Unido), Gustavo de Carvalho (ACCORD – África do Sul), SU Yimei (Universidade de Hubei – China), Embaixador Fernando Reyes Matta (MRE Chile), o Prof. Gustavo Santillán (Universidade de Córdoba, Argentina), Prof. José Luiz Valenzuela (Universidade de Santiago, Chile), Lucas Ribeiro Mesquita – UNICAMP, Henrique Paiva Nascimento da Silva – UFRJ, Prof. José Augusto Guilhon Albuquerque (USP), além de outros profissionais, professores, comunidade e alunos do campus da UNESP de Marília e Franca SP. 
Prof. Geraldo apresentando a palestra "O processo de Internacionalização" na UNESP de Marília SP.
Prof. Geraldo Cesar Meneghello e o Prof. Rodrigo Hajjar  Secretário Municipal de Cooperação Internacional da Prefeitura de Campinas - SP, recebendo os certificados de participação do evento

Um comentário:

  1. Boa tarde, Sr. Geraldo
    Primeiramente, em nome da Sage e da Comissão Organizadora da 9ª Semana de Relações Internacionais, gostaria de lhe agradecer novamente pela presença no evento. A oficina da qual participou e que eu tive o prazer de acompanhar foi muito proveitosa e muito importante para nos elucidar sobre nossa possível futura atividade profissional. A visão de alguém tão ligado à área, que ocupa uma posição tão importante em uma empresa do porte da Dori e com seu histórico profissional foi, sem dúvida, apreciada por todos que ali estavam.
    Nossa parceria não começou com esse evento - eu mesmo acompanhei sua fala no ano passado no curso Apendendo a Exportar, oferecido pela Sage - e, desde já, nós, da Sage, colocamo-nos a disposição para que possamos manter esses laços, possibilitando o surgimento de outras oportunidades como a que tivemos na semana passada.
    Att,

    --
    Caio Pauzer Guedes
    Departamento de Marketing
    Phone: +55 (14) 78110989
    E-mail: caiopauzer@gmail.com
    www.ejsage.com.br

    ResponderExcluir