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9 de setembro de 2011

MODAL FERROVIÁRIO

Transporte Ferroviário de Cargas
Composição da Antiga Ferronorte
O transporte ferroviário é mais apropriado para grandes massas, e torna-se pouco eficiente e muito oneroso para o deslocamento de pequenas quantidades. Normalmente, é utilizado para itens de baixo valor agregado, mas com grandes volumes de movimentação (granéis, minérios, produtos agrícolas etc.) e para longas e pequenas distâncias, com baixa velocidade.
As principais desvantagens do modo ferroviário em relação ao modo rodoviário são:

Ø      Falta versatilidade e flexibilidade, porque está limitado a instalações fixas de trilhos;
Ø     Horários previamente determinados dificulta a rapidez na entrega e compromete a satisfação do cliente;
Ø      Vagões não estão disponíveis na hora e lugar necessário;
Ø     Apresenta autos custos fixos provenientes da manutenção e depreciação de  terminais, equipamentos, estradas de ferro etc.

Concessões Ferroviárias
Os atuais contratos de concessão ferroviária têm caráter de exclusividade da exploração e do desenvolvimento do transporte ferroviário de carga pelo concessionário na sua faixa de domínio. Por outro lado, este se obriga a garantir tráfego mútuo ou, no caso de sua impossibilidade, permitir o direito de passagem a outros operadores ferroviários, mediante contrato. Sugestões para melhorar a situação no curto prazo:

Ø      Retirar as favelas das margens das linhas férreas;
Ø     Construir o Ferroanel, para desafogar o transporte de cargas da área urbana de São Paulo;
Ø     Aumentar a interconexão da malha ferroviária;
Ø     Abrir licitação para a construção de novas ferrovias.

Projeto do Ferroanel

Situação do sistema de transporte ferroviário
A velocidade média de tráfego das composições de carga brasileiras está entre as mais baixas do mundo. Isso torna mais lento o escoamento da produção. Exemplos:

Ø      EUA – 64 km/h;
Ø      Rússia – entre 39 km/h e 46 km/h;
Ø      Brasil – 25 km/h (velocidade equivalente à de uma maria-fumaça)

Máquinas e linhas obsoletas limitam o total de carga transportada pelas ferrovias existentes. No Brasil, o índice é semelhante ao dos EUA – na década de 30.

Ø       EUA hoje – 2,7 trilhões de toneladas por quilometro de ferrovia, ao ano.
Ø       EUA década 30 – 230 bilhões.
Ø       Brasil – 221 bilhões

Prof. Geraldo Cesar Meneghello

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