Pesquisar este blog

18 de setembro de 2011

IMPORTÂNCIA DA ÁREA DE PCP - PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO PARA AS EMPRESAS

“Os profissionais de logística, devem estar sempre atentos ao que ocorre no cenário nacional e internacional que podem, de alguma forma, afetar a competitividade da empresa e usar o planejamento como ferramenta para antever o futuro e tomar, antecipadamente, as melhores decisões”
                                Prof. Geraldo Cesar Meneghello

"O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes”.
Peter Drucker

“Qualquer atividade humana realizada sem qualquer tipo de preparo, é uma atividade aleatória que conduz, em geral, o indivíduo e as organizações a destinos não esperados, altamente emocionantes e via de regra a situações piores que aquelas anteriormente existentes”.
Autor desconhecido

Este artigo tem por objetivo apresentar aos leitores a abrangência e importância da área de PCP – Planejamento e controle da produção na organização de uma empresa. Área que tem como missão o atendimento ao cliente, otimização dos recursos disponíveis e redução de custos. As frases que abrem este artigo visam levar os leitores à reflexão!

Conceitos

O básico da atividade do PCP é o atendimento ao cliente. Para melhor atender o cliente o PCP precisa saber:

Ø      O que o cliente quer?
Ø      Quanto o cliente quer?
Ø      Quando o cliente quer?
Ø      Como será produzido?
Ø      Onde será Produzido?         
Ø      Quem vai produzir?

O PCP – Planejamento e Controle da Produção é responsável em planejar, programar e controlar a produção, como também  o fluxo de mercadorias e informações, desde o cliente até o fornecedor.

O PCP determina as necessidades de matérias-primas, componentes e outros materiais, informando o departamento de compras sobre o que, quanto e quando comprar.  Calcula também as necessidades de horas-máquina e horas-homem para quaisquer volumes de produção. Prepara, emite e guarda todas as informações sobre a produção, tais como:

Ø      Ordens de produção;
Ø      Ordens de montagem;
Ø      Ferramental;
Ø      Mão-de-obra;
Ø      Roteiros de fabricação;
Ø      Documentações técnicas (desenhos, especificações, fórmulas, etc.)

O PCP mantém registros sobre estoques e colabora na definição da política de estoques da empresa. Fornece informações a todos os setores da empresa, através de: relatórios, gráficos, dados estatísticos, rendimento e andamento da produção entre outras informações que venham colaborar com a alta gerência e direção da companhia no processo de tomada de decisão.


Objetivos do PPCP

Eficácia: atender em quantidades e prazos a demanda de:

Ø      Produtos solicitados pelo departamento de vendas e/ ou almoxarifados de produtos acabados (CD);
Ø      Peças e componentes solicitados pelo departamento de montagem e/ ou almoxarifados de peças.

Eficiência: reduzir os custos de produção através de:

Ø      Utilização racional de máquinas e de homens, eliminando-se capacidades ociosas;
Ø      Redução de trabalho extraordinário (horas extras) provocado por inadequado fluxo de materiais;
Ø      Controles de rendimento de máquinas e de eficiência dos operários e das decorrentes medidas para incrementá-los, em colaboração com a engenharia industrial;
Ø      Dimensionamento econômico de todos os estoques.

O PCP é um “centro transformador de informações”




O tamanho da empresa influencia a organização e funcionamento do PCP. Na pequena indústria, as funções do PCP são pouco formalizadas, as rotinas de trabalho reduzidas e poucos funcionários desempenham todo o serviço.

Na grande indústria, as funções do PCP são subdivididas em setores, as rotinas de trabalho são formalizadas e os funcionários desempenham uma pequena parte do serviço global.

A estrutura administrativa e produtiva da empresa influencia o PCP uma vez que determina onde e como se encontram as informações para comando e controle da produção e quais órgãos e/ou funções requerem dados de produção e com que níveis de detalhes.

Além disso, há que se considerar os casos de “anomalias organizacionais” da empresa industrial que dificultam a organização e o funcionamento do PCP. Por exemplo:

Ø      Departamento de compras que decide “o que”, “quando” e “quanto” comprar;
Ø      Vendedores que interferem, veladamente, no seqüenciamento das ordens de fabricação junto aos supervisores de fábrica, para que as encomendas de seus clientes tenham prioridade de execução;
Ø      Gerentes, diretores e até o presidente da companhia interferem no planejamento e programação da produção, ocasionando inúmeros “efeitos colaterais” nocivos a empresa, tais como: aumento de custos, desbalanceamento dos estoques, prejuízo no atendimento a clientes gerando atrasos de entrega, desconfiança dos funcionários e lideres de fábrica com relação a credibilidade do PCP entre outros.

A linha de produtos da empresa (número de peças fabricadas e compradas, número de conjuntos e produtos acabados) indica o volume de trabalho de programação e controle.

Uma linha de produtos muito diversificada exige um grande volume de ordens de fabricação, de montagem e de compras, maior detalhamento da programação e maior divisão de trabalho de controles.

Um a linha de produtos simplificada (ensejando padronização de itens, maiores quantidades produzidas de cada produto, etc.), acarreta maior facilidade nos serviços do PCP.

Controle

Controlar significa comparar o previsto com o realizado, o programado e o produzido.

O objetivo fundamental do controle é, verificando-se diferenças entre previsão e realização, ensejar adoção de medidas corretivas com o propósito de se atingir determinados objetivos. Exemplos de controles:

Ø      Número de horas aplicadas na produção sobre o número de horas previstas;
Ø      Controle por datas prevista de término versus data real de término;
Ø      Número de peças produzidas e percentagem de refugos;
Ø      Número de horas de trabalho produtivo e número de horas de paralisação e seus motivos;
Ø      Eficiência de funcionários e rendimento de máquinas.

Em algumas empresas, muitas atividades de controle que até então eram realizadas pelo PCP, foram repassadas a área de engenharia de produção que além de realizar os controles  busca formas de melhorar a produtividade da fábrica além de reduzir custos.

Bibliografia

Ø      Programação da Produção, Prof. Táras Laurentiff.

Prof. Geraldo Cesar Meneghelo


Nenhum comentário:

Postar um comentário