Ferroanel - Solução para o transporte ferroviário de cargas. |
A construção de um Ferroanel
Metropolitano em São Paulo
(SP) é uma ideia antiga. Em 2000,
a Secretaria de Transportes do estado realizou o
primeiro estudo para viabilizar a obra, que naquela ocasião acabou não se
concretizando. Em setembro do ano passado, os governos paulista e federal
anunciaram um novo acordo e os estudos preliminares do empreendimento foram
iniciados novamente. Essa fase deve ser finalizada em julho. O passo seguinte será
o início do processo de licitação.
“Faltava vontade política. Dessa vez o projeto só está sendo feito
porque os governos se entenderam” diz Vicente Abate, presidente da Abifer
(Associação Brasileira da Indústria Ferroviária).
O Ferroanel permitirá que os trens de carga atravessem a Região
Metropolitana de São Paulo (RMSP) sem interferir no transporte de passageiros,
além de agilizar o setor de logística, diminuir o tempo e os custos do
transporte e melhorar as condições de tráfego na malha rodoviária, já que o
fluxo de caminhões nas estradas e centros urbanos diminuirá.
“O Ferroanel vai desafogar a região metropolitana de São Paulo,
fazer a ligação com os portos do Sudeste, além de aumentar a capacidade de
produção”, afirma Francisco Ferreira da Silva, representante da ANTT (Agência
Nacional de Transportes Terrestres). Ele destacou, ainda, que com o Ferroanel
os trens da CPTM poderão ser utilizados exclusivamente para passageiros.
Atualmente, eles são usados para o transporte de cargas nos horários ociosos.
A obra será implantada em duas etapas: Ferroanel Norte e Ferroanel
Sul. O tramo Sul articulará os movimentos das ferrovias que chegam à região
metropolitana, permitindo a transposição da cidade tanto para os deslocamentos
Leste-Oeste como aqueles que se estabelecem a partir dos estados de Minas
Gerais, Rio de Janeiro e região do Vale do Paraíba, em São Paulo , para os
estados da região Sul e vice-versa.
Já o tramo Norte permitirá a movimentação de cargas,
principalmente contêineres, da região de Campinas e Grande São Paulo para o
Porto de Santos via cremalheira, além da transposição de comboios entre o
interior e o Vale do Paraíba.
De acordo com a ANTT, a intenção é implantar o trecho norte do
Ferroanel até 2016. O custo da obra deverá ficar entre R$ 2,6 bilhões e R$ 5,2
bilhões.
Fonte: Webtranspo
Por André Dayan
Foto:Divulgação
Percebo que neste país tudo é muito complicado, acompanho as notícias do FERROANEL e vi que os estudos ficariam prontos em junho de 2012, já estamos no meio de julho e nada de notícias, o que será que acontece ?
ResponderExcluirO mesmo acontece com o RODOANEL.
Caro leitor, obrigado pelo contato!
ResponderExcluirVocê tem razão quando afirma que as coisas são complicadas neste país. Portanto, convido você a assistir o comentário do jornalista Joelmir Beting no endereço abaixo que ilustra em poucas palavras o que de fato ocorre.
Um forte abraço,
Prof. Geraldo Cesar Meneghello
http://www.youtube.com/watch?v=IK-eqp4mS3w