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7 de junho de 2012

IMPORTÂNCIA DA ÁREA DE COMPRAS E SUPRIMENTOS

 A gestão de compras e suprimentos é importante, pois quando é eficiente está inter-relacionada à qualidade de produtos, minimização dos custos de produção e maior agilidade nas aquisições, o que se manifesta de maneira positiva nas organizações, além de melhorar sua lucratividade. Assim uma gestão de compras eficiente pode aumentar a produtividade, a qualidade dos produtos e, conseqüentemente, a satisfação dos clientes.

Na área de compras e suprimentos não basta apenas comprar, é preciso comprar bem, procurando obter o maior número de vantagens possível.  A função compras  é considerada de importância estratégica para as organizações.

PALAVRAS-CHAVE para a área de compras e suprimentos é: competitividade, compras, gestão, lucro, produção.

SISTEMAS UTILIZADOS NO SETOR DE COMPRAS

Introdução
Para garantir o gerenciamento da cadeia de suprimentos é preciso que os membros da cadeia trabalhem em conjunto para atingir a mesma meta e coordenar melhor os processos de negocio. As empresas estão recorrendo ao o uso de tecnologias digitais como Internet, Intranet e extranet para capacitar as organizações a desenvolver, montar e gerenciar os produtos durante seu ciclo de vida.

Os Sistemas Integrados  oferecem a empresa uma plataforma de tecnologia de Sistemas de Informação – SI única contendo dados de todos os processos de negócio. Os SI Aumentam a capacidade das empresas em interagir com todos os níveis da cadeia de suprimento ainda mais se usarem os mesmos softwares para integração, pois assim trocarão dados sem intervenção manual.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISTRIBUÍDOS - EDI

Conceito:
É um conjunto de padrões de estruturas de dados para uso em comunicações eletrônica entre organizações como empresas e governos. Os dados estruturados, chamados documentos, seguem modelos de documentos de papel trocados entre essas organizações.

Objetivo:
O foco do EDI é a troca de informações comerciais entre duas empresas e entre empresas e governos, como ordens de compra, ordens de serviço e requisição de preços.

Vantagens
Ø      Eficiência em relação a papel
Ø      Comunicação com outras empresas

Desvantagens
Ø      Mudança do processo de negócio
Ø      Interpretação de dados

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO (ENTERPRISE RESOURCE PLANNING – ERP)

Conceito
São sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema

Objetivo
Os sistemas ERP  são um conjunto de programas (software) de computador para maximizar ganhos produtivos e financeiros, minimizando retrabalhos e custos. São também conhecidos como PGI (Programas de Gestão Integrada) que fornecem aos gestores e executivos informações precisas para tomada de decisão melhorando os negócios da empresa.

Vantagens
Ø      Eliminação de onerosos e inflexíveis sistemas legados;
Ø      Facilitação na adoção de processos de trabalho mais eficientes;
Ø      Melhoria do acesso aos dados para tomada de decisão operacional;
Ø      Redução de atividades que não agregam valor à empresa;
Ø      Eliminação de operações manuais;
Ø      Oportunidade para atualizar a infra-estrutura tecnológica. 

Desvantagens
Ø      Implementação que demanda muito tempo, é difícil e bastante cara;
Ø      Dependência de um único fornecedor;
Ø      Excesso de controles;
Ø      Não atendimento as necessidades específicas dos negócios e visão superficial dos processos.

COMÉRCIO ELETRÔNICO DE EMPRESA PARA EMPRESA (BUSINESS TO BUSINESS - B2B)

Atualmente a maioria das grandes empresas está transferindo as suas compras para a Web.
O B2B utiliza diferentes tecnologias da informação, a maioria das quais pode ser implementada na Internet ou em um sistema próprio de comunicação.

Conceito:
São portais em que se promovem as relações entre empresas (B2B) ou entre uma dada empresa e as empresas com quem ela pretendem manter relações. São, portanto, redes que unem a empresa e os seus parceiros de negócio, com o objectivo de promover a colaboração e a partilha de informação.

Vantagens
Ø      Redução de custos na realização de pedidos e no preço de matéria-prima
Ø      Maior agilidade nos procedimentos de escolha de fornecedores ou compradores
Ø      Maior controle dos processos licitatórios
Ø      Diminuição de erros nesses processos

Desvantagens
Ø      Dificuldade de integração entre os sistemas heterogêneos
Ø      Tempo para baixar informações.
Ø      Limitações da interface.
Ø      Problemas de pesquisa.
Ø      Inadequada mensuração do sucesso de aplicações Web.
Ø      Fraca segurança.
Ø      A falta de um padrão na Internet

COMPRAS - PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO

Os princípios do processo de negociação:
Ø      Separar as pessoas dos problemas;
Ø      Concentrar-se nos interesses e não nas posições;
Ø      Criar opções de mútuos ganhos;
Ø      Insistir em critérios objetivos (e não-subjetivos);
Ø      Desenvolver alternativas para se chegar a um acordo.

Contratos de Fornecimento – O que são?
São acordos firmados entre fornecedores e clientes com o objetivo de garantir o suprimento de produtos e/ou serviços por um determinado período de tempo.

VANTAGENS
Ø      Maior garantia de retorno em investimentos de ativos fixos;
Ø      Maior estabilidade entre as partes;
Ø      Economia de escala;
Ø      Melhoria da qualidade;
Ø      Maior confidencialidade nos projetos.

DESVANTAGENS
Ø      Maior dependência dos fornecedores;
Ø      Multas (atraso, qualidade, falta de visitas ao cliente)

DOCUMENTAÇÃO UTILIZADA NO PROCESSO DE COMPRAS

Requisições / solicitações de compra: Utilizado para fornecer notificações de necessidades de materiais e/ou atividades externas e manter controle de tais necessidades.

Lista de fornecedores homologados: Lista contendo a aprovação ou confirmação de que uma organização atende aos critérios estabelecidos e que visam gerar segurança e confiança para o processo de fornecimento

Certificações: Na busca pela qualidade as empresas colocam como pré-requisito que seus fornecedores possuam certas cerificações, como por exemplo, ISO 9000 e ISO 14000.

QAF – Questionário de Avaliação do fornecedor: Caso não possuam as certificações solicitadas pela empresa contratante o fornecedor deverá preencher um documento chamado QAF – Questionário de Avaliação do Fornecedor.

Contrato de fornecimento: O contrato de fornecimento é emitido e enviado no inicio do fornecimento (desenvolvimento) e tem vigência durante todo o período em que o fornecedor pertencer a base de fornecimento.

Cotações: Uma cotação é uma oferta do fornecedor para uma organização de compras com relação ao fornecimento de materiais ou prestação de serviços sujeitos a condições especificadas.

Desenhos ou Especificações Técnicas: Normas, especificações de produto e desenhos são padrões que servem de referência para comparação.

Pedidos de compras: Um pedido é uma solicitação formal ou instrução de uma organização de compra para que um fornecedor ou um centro forneçam ou coloquem à disposição uma certa quantidade de mercadorias ou serviços em um determinado prazo.

Follow up: É um termo em inglês, e significa acompanhar; acompanhamento. Significa ir atrás de uma resposta para algo que foi solicitado.

Relatório de PPM de entrega: Acompanhamento do desempenho do fornecedor. Fórmula de cálculo:
PPM = (Total de peças entregues fora do prazo / Total de Peças Entregues) x 1.000.000

SELEÇÃO DE FORNECEDORES

A escolha dos fornecedores tem grande importância no planejamento da empresa. É preciso descobrir quem são, onde se localizam os fornecedores e quais são os mais adequados para o seu negócio. Por outro lado, obter boas condições de compras depende de negociação permanentemente com os fornecedores e ter atenção às oportunidades.

Antes de contratar um fornecedor, são analisados os seguintes aspectos:
Ø      Será pontual na entrega?
Ø      O seu fornecedor tem qualidade naquilo que me vende?
Ø    E o preço do meu fornecedor vai ajudar-me em minha negociação com o consumidor final? Como ficará minha margem de lucro?
Ø      Como esse fornecedor se comporta no mercado?
Ø      O fornecedor tem algo mais a oferecer às empresas que o compram?
Ø  O seu fornecedor é transparente ao dá informações sobre a matéria-prima que lhe repassa?
Ø  Saber escolher bem os fornecedores de sua empresa tem resultados impactantes no negócio.
Ø      O bom fornecedor é aquele que atende a todas as suas necessidades.

OUTROS ASSUNTOS RELACIONADOS

Compras especulativas: As compras nem sempre são motivadas por procedimentos de controle de estoque ou pela programação de produção.

Ø      O que são?
Ø      Quais as vantagens e desvantagens?

Ética em compras: O principal objetivo de condutas éticas relacionadas as compras é servir como orientação aos profissionais no exercício de sua competência, de modo a garantir a franqueza e integridade nos processos de aquisição de bens e serviços, e no relacionamento com os fornecedores, devendo ser válido tanto para vendas quanto para compras.

Alguns outros problemas que interferem na ética em compras:

Ø      Especificações técnicas muito detalhadas;
Ø      Brindes ou presentes que são oferecidos pelos fornecedores;
Ø      Comissões oferecidas por fornecedores ;
Ø      Subornos;
Ø      Manipulação de informações .

REFERÊNCIAS

Ø     Relacionamento com fornecedores através de contratos. A experiencia da glaxosmithkline. MARANHÃO, Sheila da Rosa – Consultora de materiais, Revista P&D em Engenharia de Produção V.07 N.01 (2009) p. 01-19.
Ø MAYER, Veronica Feder; MARIANO, Sandra R.H. Disponível em:    http://pt.scribd.com/doc/13460481/Aula-15-O-processo-de-negociacao    http://help.sap.com/saphelp_40b/helpdata/pt/75/ee0b5555c811d189900000e8322d00/content.htm   
Ø      http://www.makro.com.br/guiadoempreendedor/index.php/como-escolher-um-fornecedor/
Ø    http://180graus.com/consultoria-empresarial/escolher-o-fornecedor-da-sua-empresa-e-coisa-seria-336226.html
Ø    ALT, Paulo Renato Campos; MARTINS, Petrônio Garcia. Administração de materiais e recursos patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
Ø   BALLOU, Ronald H. Logística Empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Ø      ÉTICA EMPRESARIAL. Disponível em < http://www.eticaempresarial.com.br> Acesso em: 5 de maio de 2012.

Este trabalho foi apresentado pelos alunos do 3º ano de Engenharia da Produção da Universidade Eurípedes de Marília – UNIVEM, disciplina: Logística e Cadeia de Suprimentos - 2012.

AUTORES

Alex Vieira da Guarda                                           
Ana Laura Gazoto Contrera                                  
Ana Paula Bonacina Padilha                                
Ariel Donizetti da Silva                                          
João Hugo Gomes Barnabé                                 
Nívia Togni Cega dos Santos                               
Nathália Fernanda Porsebon        

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