Declaração foi feita por José Eduardo Sabóia Castello
Branco, diretor-presidente da Valec, estatal responsável pela construção e
exploração da infraestrutura ferroviária no país
O
governo brasileiro estuda o modelo de concessão australiano de ferrovias, que
"blinda" as mineradoras donas de concessões, como a Vale, de
compartilhar as rotas mais produtivas de sua malha de trilhos. Pelo modelo, o
restante dela é compartilhado com clientes de carga geral.
A declaração
foi feita nesta quarta-feira pelo diretor-presidente da Valec, José
Eduardo Sabóia Castello Branco, durante o 7º Encontro de Logística e
Transportes, em São Paulo ,
e publicada pela Revista Ferroviária, em seu site de notícias.
De
acordo com a publicação, a modelagem pode ser a mais adequada a realidade
brasileira. "Não adianta se criar um open access (acesso livre) em uma
ferrovia de altíssima densidade de tráfego. Isso iria causar mais problemas do
que solução”, disse o executivo.
Como
exemplo de trecho hoje pouco utilizado, que poderia ser submetido ao acesso
livre, citou o tramo sul da malha da ALL, que liga São Paulo ao Rio Grande do
Sul. "É absolutamente inexplicável por que esse corredor não está sendo
franqueado”, afirma o diretor-presidente da Valec.
De
acordo com a Revista Ferroviária, Rodrigo Vilaça, presidente-executivo da
Agência Nacional de Transporte Ferroviário (ANTF), ainda que imperfeito, o
modelo australiano talvez seja mais “oportuno” que o europeu, que prevê o uso
compatilhado da malha ferroviária, por várias empresas, mediante o pagamento de
edágio à concessionária da estrada de ferro.
A implantação de
um novo marco regulatório para o setor ferroviário no país se estende desde
2010. O objetivo de uma alteração no marco regulatório é o melhor
aproveitamento de parte da antiga malha ferroviária nacional, em parte já
licitada mas hoje inativa. É comum as grandes concessionárias de ferrovias
renovarem trechos com grande demanda por carga e deixarem de lado, sem
manutenção, trechos que não fazem parte de corredores de exportação.
Fonte: IG São Paulo
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