O traçado inicial da Ferrovia Norte-Sul previa a
construção de 1550
quilômetros de trilhos, cortando os estados do Maranhão,
Tocantins e Goiás. Com Medida Provisória Nº , de 09 de maio de 2008, da
Presidência da República, que incorporou o trecho Açailândia-Belém e Anápolis
–Panorama ao traçado inicialmente projetado, a Ferrovia Norte-Sul terá, quando
concluída, 3.100
quilômetros de extensão.
No destaque o trecho da ferrovia Norte Sul |
A Ferrovia Norte-Sul foi projetada para promover a
integração nacional, minimizando custos de transporte de longa distância e
interligando as regiões Norte e Nordeste às Sul e Sudeste, através das suas
conexões com 5 mil quilômetros de ferrovias privadas.
A integração ferroviária das regiões brasileiras será
o grande agente uniformizador do crescimento auto-sustentável do país, na
medida em que possibilitará a ocupação econômica e social do cerrado brasileiro
- com uma área de aproximadamente 1,8 milhão de km 2 , correspondendo a 21,84%
da área territorial do país, onde vivem 15,51% da população brasileira - ao
oferecer uma logística adequada à concretização do potencial de desenvolvimento
dessa região, fortalecendo a infra-estrutura de transporte necessária ao
escoamento da sua produção agropecuária e agro-industrial.
Inúmeros benefícios sociais estão surgindo com a
Ferrovia Norte-Sul. A articulação de diferentes ramos de negócios proporcionada
por sua implantação está contribuindo para o aumento da renda interna e para o
aproveitamento e melhor distribuição da riqueza nacional, a geração de divisas
e abertura de novas frentes de trabalho, permitindo a diminuição de
desequilíbrios econômicos entre regiões e pessoas, resultando na melhoria
significativa da qualidade de vida da população da região.
Fonte: VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.
”Alternativa tecnicamente melhor para Tocantins, Goiás, Minas e São Paulo de expansão e trajeto da ferrovia Norte Sul”
ResponderExcluirProposta de extensão do trajeto para linha ferroviária Norte Sul, que além de mais vantajosa com relação à proposta original, que está planejada para passar pelos extremos oeste mineiro, Limeira do Oeste e Iturama, e paulista em Santa Fé do Sul e Fernandópolis em locais de baixas demandas e fluxo de cargas, além de um custo e tempo muito maior para a implantação e operação a se somar aos vários anos paralisadas, ela é extremamente benéfica, econômica, de mais rápida utilização e tecnicamente mais conveniente principalmente para uma região importantíssima em Minas, o Triângulo Mineiro, que de sua divisa com Goiás no município de Itumbiara como Monte Alegre de Minas, Prata e Frutal, até adentrar ao centro norte de São Paulo na cidade de Colômbia, se irá restaurar, reaproveitar e revitalizar praticamente 100% das malhas paulistas e mineiras existentes rumo ao interior que hoje se encontram ociosas ou subutilizadas, além do fato de terminar exatamente no mesmo local, o município de Panorama, podendo eventualmente ser utilizada para os futuros trens regionais de passageiros, algo que se torna inviabilizado se for mantida a atual proposta original política, ou ainda por Araguari, Uberlândia, Uberaba e Campinas atualmente servidas por uma ferrovia particular, que poderá ser revigorada, uma vez que hoje funciona de forma precária a F C A antiga Mogiana que recentemente devolveu centenas de km de linhas e utiliza a bitola métrica e poderá instalar a mista e que finalmente poderá ter sua ligação consistente com São Paulo rumo ao porto, que é logisticamente mais conveniente, evitando que haja um trajeto inútil “passeio” pelo interior, e mais centenas de km de ferrovias paulistas tenham o mesmo destino das devolvidas pela FCA, ou seja o sucateamento.
O texto complementar completo referente ao estado de SP pode ser visto em “Abrir os gargalos” na Revista Ferroviária, ou em São Paulo TREM jeito, onde consta um mapa ilustrativo.
“Como conseguir 700 km de ferrovias a custo mínimo” de Paulo Roberto Filomeno
Olá Leoni,
ExcluirObrigado por postar seu comentário!
Discutindo e apresentando idéias colaboramos com os interesses de nosso pais.
Sds.
Geraldo