A negociação é uma constante em nossas vidas, tanto em casa como
no trabalho, ou mesmo nos momentos de lazer e é o meio pelo qual as pessoas
lidam com suas diferenças.
Uma negociação é qualquer comunicação na qual
você tenta alcançar aprovação, consentimento ou uma ação de alguém. A maioria
das pessoas pensa em negociação no contexto empresarial ou com relação a
grandes compras. Mas você provavelmente se dedica mais a negociações casuais,
do tipo Pai, me empresta o carro ou Mãe, aumenta minha mesada.
Em negociação quase nunca você conquista o que
você merece, mas o que você negocia.
Diversos profissionais que atuam na área de
compras já exercem seu papel com bases em conhecimentos acadêmicos e teóricos
e, em muitos casos, fortalecem seus conceitos nas atividades do dia a dia.
No entanto, existe uma tendência em se acomodar
nas práticas mais corriqueiras no segmento em que se atua, esquecendo, ou
deixando de praticar outras técnicas igualmente importantes e, por vezes,
comprometendo os resultados das negociações, ou ainda, se distanciando do
mercado de trabalho que atuam em segmentos diferentes.
Restabelecer contato com técnicas novas, ou
mesmo técnicas esquecidas, certamente permitirá ao profissional aumentar seu
campo de oportunidades, avaliando as novas expectativas tanto no segmento
atuante como em novos segmentos de trabalho. Além disso, enfatizaremos um
comportamento bastante afetado em momentos de crises econômicas, a
credibilidade e a confiança entre as pessoas. Afinal, negociar é buscar o
acordo por meio do diálogo.
Um profissional hábil na arte da negociação por
vezes utiliza técnicas simples, porém, eficazes. E, no contraponto,
profissionais pouco hábeis conseguem obter resultados inesperados utilizando
técnicas mais sofisticadas, rendendo-lhe credibilidade e, com o tempo,
confiança.
Em função da importância das negociações em
nossas vidas pessoal e profissional, é muito importante melhorar nossas
habilidades como negociadores.
Em tempos de globalização e reestruturação
competitiva, as empresas que se preocupam com a ética e conseguem converter
suas preocupações em práticas efetivas mostram-se mais capazes de competir com
sucesso e conseguem obter não apenas a satisfação e a motivação de seus
profissionais, mas também resultados compensadores em seus negócios
Por fim, o papel da negociação como instrumento
de conhecimento certamente irá auxiliar no encaminhamento e resolução de
conflitos.
Artigo escrito por Pedro Alexandre S. Lara, Palestrante da
Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda.
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